Investimento público em Portugal

Portugal destaca-se na UE pela dependência financeira externa

Entre 2014 e 2020, Portugal foi o país da União Europeia mais dependente dos fundos de coesão para financiar o investimento público, com 90% desse investimento sustentado por esses apoios. Este valor coloca Portugal muito acima da média europeia, que se ficou pelos 14%, segundo o relatório do Tribunal de Contas Europeu.
PIB de Portugal

PIB cresce 1,6% em termos homólogos e cai 0,5% em cadeia

O Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 1,6% em termos homólogos e recuou 0,5% em cadeia no primeiro trimestre, informou esta sexta-feira (30 de maio de 2025) o Instituto Nacional de Estatística (INE), confirmando a estimativa rápida de 2 de maio passado.
Investimento Direto do Exterior em Portugal

Investimento direto estrangeiro em Portugal em queda

O Investimento Direto do Exterior em Portugal (IDE) caiu 1.063 milhões de euros no primeiro trimestre do ano, especialmente impactado pela redução de dívida. É, de resto, a primeira vez que o IDE recua no país desde o segundo trimestre de 2020, ou seja, em plena pandemia. Já o Investimento Direto de Portugal no Exterior (IPE) aumentou 1.321 milhões de euros. Em causa estão dados divulgados esta terça-feira (27 de maio de 2025) pelo Banco de Portugal (BdP).
Investimento Direto Estrangeiro em Portugal através do imobiliário

Investimento Direto Estrangeiro cresce com "empurrão" do imobiliário

Em 2024, as transações de Investimento Direto Estrangeiro (IDE) em Portugal totalizaram 13,2 mil milhões de euros, um valor superior ao registado no ano anterior (11,1 mil milhões em 2023), segundo dados divulgados pelo Banco de Portugal (BdP). O setor imobiliário contribuiu com 3.500 milhões de euros, o equivalente a 27% do valor total.
Crescimento da economia portuguesa

Economia portuguesa acelera crescimento para 1,9% no verão de 2024

A economia portuguesa continua a crescer mês após mês, tendo mesmo acelerado no verão de 2024. Os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) revelam que o Produto Interno Bruto (PIB) português aumentou 1,9% no terceiro trimestre deste ano face ao mesmo período de 2023, tendo acelerado face ao trimestre precedente. E este crescimento muito se deve ao consumo privado.
PIB a crescer em Portugal

PIB cresce 1,9% em termos homólogos e 0,2% em cadeia

A economia portuguesa cresceu 1,9% no terceiro trimestre de 2024 em termos homólogos e 0,2% em cadeia, ou seja, face ao trimestre anterior. Em causa estão dados provisórios divulgados recentemente pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
Evolução do PIB de Portugal

PIB cresce 1,5% em termos homólogos e 0,1% em cadeia no 2º trimestre

A economia portuguesa – o Produto Interno Bruto (PIB) de Portugal – cresceu 1,5% no segundo trimestre deste ano, em termos homólogos, e 0,1% face ao trimestre anterior, segundo a estimativa divulgada pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). Relativamente ao PIB da Zona Euro, cresceu no 0,6% na comparação homóloga e 0,3% face ao período anterior, estima o Eurostat.
Inflação a descer em Portugal

Inflação desce em Portugal para 2,2%

Depois de ter subido em janeiro para 2,3%, de ter descido em fevereiro para 2,1% e de ter aumentado em março para 2,3%, a taxa de inflação homóloga em Portugal terá voltado a recuar em abril, para 2,2%. Em causa estão dados provisórios divulgados esta terça-feira (30 de abril de 2024) pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) – os finais serão conhecidos a 13 de maio.
Evolução da carga fiscal e do PIB em Portugal

Carga fiscal representou 35,8% do PIB em 2023

Em 2023, a carga fiscal aumentou 8,8% em termos nominais, atingindo 95 mil milhões de euros, o que correspondeu a 35,8% do Produto Interno Bruto (PIB), um valor ligeiramente inferior ao verificado no ano anterior (36,0%), segundo dados divulgados esta terça-feira (16 de abril de 2024) pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
euribor

"É prematuro" falar de uma descida das taxas do BCE, diz Guindos

O vice-presidente do Banco Central Europeu (BCE), Luis de Guindos, sublinhou o abrandamento da taxa de inflação na zona euro, refletido nos últimos dados "positivos", embora estes não sejam suficientes para alterar o rumo da política monetária, pelo que "é prematuro falar de uma redução das taxas".
Poder de compra sobe em Portugal

Poder de compra em Portugal sobe para 78,7% da média europeia em 2022

Em 2022, o Produto Interno Bruto (PIB) per capita de Portugal, expresso em Paridades de Poder de Compra (PPC), situou-se em 78,7% da média da União Europeia (UE), segunda dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) esta quinta-feira (14 de dezembro de 2024). Trata-se de um valor superior em 3,4 pontos percentuais (p.p.) face ao registado em 2021 (75,3%).
Crescimento do PIB de Portugal

PIB de Portugal a subir até 2028 – é 11º entre 20 países da Zona Euro

O PIB de Portugal deverá crescer 16% entre 2019, ano imediatamente anterior ao aparecimento da pandemia, e 2028, o que coloca o país no 11º lugar do ranking da Zona Euro, ou seja, entre 20 países. Alargando o espetro, a economia nacional ocupa a posição 138, entre 190 países analisados a nível mundial. Em causa estão projeções recentes do Fundo Monetário Internacional (FMI).
Evolução trimestral do PIB

PIB português foi o segundo que mais cresceu na UE face a 2022

No segundo trimestre, a economia portuguesa foi uma das que mais cresceu na União Europeia (UE) face ao período homólogo, sendo apenas destronada pela economia irlandesa. Na variação em cadeia, ou seja, no segundo trimestre em relação ao primeiro, o Produto Interno Bruto (PIB) de Portugal estagnou, colocando o país na sétima posição entre os 12 Estados-membros da UE com dados já disponíveis. Em causa estão dados divulgados recentemente pelo Eurostat.