
Deco recebeu 30.100 pedidos de ajuda de famílias sobre-endividadas em 2020 – ano da pandemia
A Deco – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor recebeu 30.100 pedidos de ajuda em 2020 – ano marcado pelo surgimento da pandemia da Covid-19 – por parte de famílias sobre-endividadas, mais que no ano anterior, e maioritariamente explicados por desemprego, perda de rendimentos, precariedade laboral ou por negócio que correu mal.

Famílias sobreendividadas: Mais de 26 mil pediram ajuda à Deco
O número de famílias com problemas financeiros está a aumentar. Entre janeiro e outubro deste ano a Deco - Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor recebeu 26.180 pedidos de ajuda por parte de portugueses sobreendividados. Segundo os dados da associação já são quase metade (47%) os casos em que o pedido de ajuda vem de um agregado familiar de apenas um elemento, pessoas divorciadas ou viúvas.
Apoio a pais e negócios mal sucedidos são novas causas de sobre-endividamento
O desemprego, à semelhança dos últimos anos, foi no primeiro trimestre do ano a principal causa de endividamento das famílias portuguesas, correspondendo a 24% dos cerca de 7.400 pedidos de ajuda à Deco - Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor. Este ano há, no entanto, três novas causas de sobre-endividamento: o apoio aos pais, a passagem à reforma e os negócios mal sucedidos.

Tens dívidas e estás em incumprimento? Fica a saber tudo sobre as penhoras
Sim, o sobre-endividamento é uma realidade para muitas famílias portuguesas. No artigo de hoje da rubrica semanal Deco Alerta, destinada a todos os consumidores em Portugal e assegurada pela Deco – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor para o idealista/news, explicamos-te tudo sobre o mecanismo de penhoras. Fica a saber tudo sobre este tema.
Deco recebeu 17.300 pedidos de ajuda de famílias sobreendividadas
O Gabinete de Apoio ao Sobre-endividado (GAS) da Deco – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor recebeu, no primeiro semestre, 17.300 pedidos de ajuda, mais 70 face ao mesmo período do ano passado. O desemprego, a deterioração das condições laborais e a penhora dos rendimentos são as principais causas de sobre-endividamento.
Penhoras de reformas e pensões disparam com reformados que não conseguem pagar serviços essenciais
Depois das penhoras de salários, há um novo efeito visível da crise em Portugal. Agora são as reformas e pensões que estão a ser alvo de várias cobranças coersivas devido a um aumento dos casos de sobreendividamento e dívidas de reformados que muitas vezes não conseguem enfrentar as despesas da casa, como água e luz.

Consolidação de créditos: sabias que é uma forma de acabar com as dívidas?
Sabias que há formas de acabar com as dívidas e que até te podem trazer vantagens? Entre elas está o recurso ao crédito consolidado. Artigo escrito pela Reorganiza para o idealista/news, no âmbito da rubrica “Trocado por Miúdos”.

Sobreendividamento: "Muitos portugueses acreditaram que podiam ter um estilo de vida melhor do que na realidade podiam"
Criada no ano passado com o objetivo de ajudar os portugueses a combater as situações de sobreendividamento, a Reorganiza já prestou apoio a mais de 5.000 clientes na área da negociação e intermediação de crédito . E garante que têm "sucesso em quase 100% dos casos", segundo revela João Raposo, partner e cofundador da Reorganiza, em entrevista ao idealista/news.

Deco recebeu pedidos de ajuda de mais de 29 mil famílias em 2013
No ano passado, a Deco recebeu 29 mil pedidos de ajuda de famílias em dificuldades financeiras, o que significou um aumento de 26% face a 2012. No entanto, o número de processos de acompanhamento abertos pela associação caiu drasticamente.

deco recebeu mais de 23 mil pedidos de ajuda em 2012
a deco – associação portuguesa para a defesa do consumidor recebeu mais de 23 mil pedidos de ajuda de famílias sobreendividadas no ano passado, mais 16% face a 2011, sendo que as solicitações aumentaram 94% em dois anos.

projecto do governo para ajudar sobreendividados arranca a 1 de janeiro
a rede extrajudicial de apoio ao consumidor endividado começa a funcionar dia 1 de janeiro de 2013, a par do novo enquadramento jurídico, com oito entidades e 20 centros espalhados pelo país.

rumores
ser fiador é a terceira causa de endividamento em portugal: dos 2.648 processos de sobreendividamento que chegaram à deco nos primeiros seis meses do ano, cerca de 14% foram de pessoas que afiançaram familiares ou amigos, tomando sobre si a responsabilidade de pagar as dívidas destes em caso de incu

crédito à habitação: deco pede aos deputados soluções para combater sobreendividamento
a associação portuguesa para a defesa do consumidor (deco) é ouvida esta sexta-feira (dia 13) pelos deputados do grupo de trabalho dedicado aos contratos de crédito à habitação.

crédito à habitação: governo avança com pacote de ajuda a incumpridores
o banco de portugal (bdp) permitiu que o governo avance com o pacote inicial de medidas que visam ajudar as famílias sobreendividas.

falências das famílias triplicam em quatro anos
há cada vez mais pessoas falidas, sendo que os números estão a crescer a um ritmo mais rápido que as insolvências de empresas.

governo quer converter a prestação da casa em renda
o governo quer ajudar as famílias com dificuldade a pagar a prestação da casa, de forma a evitar que sejam despejadas na sequência de incumprimentos.

governo quer impedir alterações aos “spreads” na habitação
o governo quer travar as alterações aos “spreads”, ou seja, a margem de lucro dos bancos, nos casos em que os empréstimos à habitação são renegociados. a garantia foi dada pelo secretário de estado adjunto da economia, almeida henriques, em declarações ao público.
pais idosos endividam-se para ajudar os filhos
a crise está a fazer com que os filhos de meia-idade precisem cada vez mais da ajuda dos pais, já idosos, que acabam por ficar sobreendividados.

passos quer ir “além da troika” para salvar empresas públicas
"saibamos cerrar os dentes e resistir enquanto se fizer sentir a tempestade". pedro passos coelho resumiu numa frase o retrato que tirou, ao longo de 45 minutos, das dificuldades que o país enfrenta.