
Trabalhar até aos 69 anos: a tábua de salvação das futuras pensões? Corte é garantido
As pensões da Caixa Geral de Aposentações (CGA) e Segurança Social vão sum sofrer um corte nos próxmos anos. Aumentar a idade de reforma para os 69 anos poderá ser a única forma de garantir a sustentabilidade do sistema de pensões.

Começa hoje a funcionar o simulador de pensões da CGA para os funcionários públicos
O novo simulador de pensões da Caixa Geral de Aposentações (CGA), que permite calcular o valor da pensão, vai ser apresentado esta sexta-feira (1 de fevereiro de 2019) e já está disponível para mais de 40% dos funcionários públicos que descontam para a CGA.
Aumento extraordinário de pensões chega em agosto. Fica a saber quem está abrangido
O novo aumento extraordinário de pensões chega em agosto e abrange quem tem reformas mais baixas – pelo segundo ano consecutivo –, sendo que já foi publicado em Diário da República o decreto que explica quem pode beneficiar do aumento. Fica a saber tudo sobre este tema.
Funcionários públicos também vão poder simular o valor da reforma
Os funcionários públicos terão acesso, até final do ano, a um novo simulador que lhes permitirá conhecer o valor da pensão a que terão direito e o momento em que poderão reformar-se, à semelhança do que acontece a partir de hoje (9 de maio) na Segurança Social (SS).

Reformas acima dos mil euros levam corte de 3,5%
São cerca de 165 mil os pensionistas que até agora estavam a salvo dos cortes nas pensões e que, a partir de abril, vão receber menos 3,5%. A Contribuição Extraordinária de Solidariedade (CES) aplica-se agora a todos os reformados — da Caixa Geral de Aposentações (CGA) e da Segurança Social — que tenham rendimentos brutos de pensões acima de 1000 euros.
Contribuições para o Estado sobem 576 milhões no OE2014
A proposta de alteração ao Orçamento do Estado (OE) de 2014 que o Governo entregou na Assembleia da República aponta para um valor das contribuições feitas à Segurança Social e à Caixa Geral de Aposentações que é 576 milhões de euros mais elevado do que o previsto no OE aprovado inicialmente.Esta ve

Função pública: novos reformados arriscam cortes de 23%
Os funcionários públicos que pedirem a reforma este ano podem sofrer um corte de quase um quarto no valor da pensão a receber.
Pensões a partir de mil euros levam corte
O Governo vai alargar a base de incidência da Contribuição Extraordinária de Solidariedade (CES) e aumentar as contribuições dos funcionários públicos para a ADSE como forma de compensar o chumbo do Tribunal Constitucional (TC) aos cortes nas pensões da CGA.As duas medidas anunciadas destinam-se a r

Rumores
Reforma no Estado já não sobe para os 66 anos: O aumento da idade da reforma dos 65 para os 66 anos ainda pode entrar em vigor – já dia 1 de janeiro – para os pensionistas da Segurança Social, mas o mesmo não irá acontecer para os reformados da Caixa Geral de Aposentações (CGA).
pensões de sobrevivência com cortes entre os 12% e os 35%
os esclarecimentos sobre a polémica instalada a propósito dos cortes nas pensões foram dados este domingo por paulo portas, já perto das nove da noite.

reformas de 2011 descem para 74,24% do último salário
os reformados da caixa geral de aposentações (cga) que se reformaram em 2011 serão os que mais verão a pensão encolher se a proposta do governo para a convergência entre os sectores público e o privado sair do papel.

hospitais públicos com cortes adicionais de pelo menos 4% na despesa
o governo informou os centros de saúde e os hospitais do sector público administrativo que terão de fazer cortes adicionais de pelo menos 4% na despesa com pessoal, elevando para 14,75% a redução com estes gastossegundo o jornal de negócios, que teve acesso a uma circular que chegou às instituições

rumores
subida dos descontos levará a mais saídas na função pública: os sindicatos da função pública temem que o aumento dos descontos para a caixa geral de aposentações (cga) que os serviços públicos vão ter de suportar a partir de janeiro do próximo ano coloque ainda uma maior pressão para reduzir o númer
há funcionários públicos que podem sofrer corte de 20% na pensão
hélder rosalino tinha garantido que “o corte nunca ultrapassará os 10%”, quando se referiu à convergência dos regimes público e privado de pensões.

rumores
ps admite recorrer ao tribunal constitucional para travar corte nas pensões: o ps admite recorrer ao tribunal constitucional para travar o corte médio de 10% nas pensões da caixa geral de aposentações.

governo arranca com corte nas pensões do estado em janeiro de 2014
a convergência do regime da caixa geral de aposentações (cga) com a segurança social (ss) vai obrigar a um corte nas pensões do estado, que deve entrar em vigor em janeiro de 2014.
pedidos de reforma no estado caem 20%
o número de pedidos de reforma na administração pública caiu 20% no primeiro semestre do ano, para 9.969 requerimentos, face ao mesmo período de 2012, revelam dados do ministério das finanças.
governo prepara travão para corte nas pensões
a contribuição sobre as pensões foi reduzida a uma "possibilidade", mas o governo continua decidido a avançar com a convergência das pensões da função pública com as do privado.
governo aprova hoje mais cortes que devem afectar sobretudo a função pública
o conselho de ministros reúne-se esta manhã para aprovar o documento de estratégia orçamental, que prevê formas para reduzir a despesa do estado em 4 mil milhões de euros, e os funcionários públicos deverão ser os mais atingidos pelas novas medidasem cima da mesa deverão estar medidas como um plano

irs: mais de um milhão de reformados têm de entregar declaração
os reformados que receberam no ano passado uma pensão mensal acima dos 293 euros vão ter de entregar a declaração de irs este ano. trata-se de uma obrigação fiscal que só era exigida a reformas acima dos 428 euros brutos por mês, mas o patamar baixou.
número de pedidos de reforma triplicou em novembro
em novembro, a caixa geral de aposentações (cga) recebeu mais de seis mil pedidos de reforma de funcionários públicos que querem aposentar-se até ao final do ano, com o intuito de escaparem às novas regras que entrarão em vigor em 2013.
pensões superiores a 1.350 euros dão 421 milhões ao estado
a contribuição extraordinária de solidariedade (ces) que vai ser aplicada a partir de janeiro a todas as reformas de valor superior a 1.350 euros – e que até agora afectava apenas as reformas acima de cinco mil euros – irá fazer com que cada reformado atingido entregue ao estado cerca de 1.550 euros

imi: receita adicional das câmaras ajuda a cumprir défice
no final do próximo ano, as câmaras vão ter de registar um excedente de 714 milhões de euros para que a meta do défice estipulada para 2013, 4,5% do produto interno bruto (pib), seja cumprida.

mais de dez mil pedidos de reforma antecipada aguardam aprovação
há cerca de 15 mil pedidos de reforma de funcionários públicos a aguardar aprovação na caixa geral de aposentações (cga) e que vão escapar assim à nova regra que aumentará a idade legal de aposentação para os 65 anos em janeiro de 2013.

estado reduziu mais de 54 mil empregos na função pública
dados do ministério das finanças concluem que o estado está a conseguir reduzir o número total de funcionários e ex-empregados que passaram à reforma, embora ainda tenha de pagar salários e pensões a mais de um milhão de pessoas: aos que estão no sector público e aos que já estiveram.