Construção de casas na Suécia

Casas novas na Suécia: construção cai 55% no início de 2023

Os efeitos da alta inflação e da subida de juros continuam a fazer-se sentir por todo o mundo. E não é só na carteira das famílias. As empresas de construção também estão em dificuldades. É isso mesmo que se está a assistir na Suécia: as construtoras abrandaram de tal forma a sua atividade que os níveis de construção de casas caíram para metade no início de 2023.
Simplificar licenciamentos na construção

Simplificação dos licenciamentos aprovada em CM: o que muda?

Foram aprovados em Conselho de Ministros esta quinta-feira, dia 27 de abril, dois diplomas que vêm simplificar os licenciamentos na construção (e não só), que estão relacionados com o Mais Habitação. Este projeto pretende ainda uniformizar os licenciamentos nos 308 municípios do país, criando para o efeito uma plataforma digital de procedimentos urbanísticos.
Construção da sede da Amazon

Amazon interrompe construção da sua 2ª sede na Virgínia

A gigante do retalho online Amazon está a passar por um processo de transformação interno impulsionado pelas novas formas de trabalho e pelo seu rápido crescimento durante a pandemia. Entre as principais mudanças está a demissão de mais de 18 mil trabalhadores confirmada no início deste ano. Mas não só. A administração da Amazon também decidiu parar com vários projetos de construção, incluindo o da sua segunda sede na Virgínia (EUA), para reavaliar as necessidades dos escritórios, tendo em conta que o teletrabalho veio para ficar.
construção

Todas as leis da construção e urbanismo neste novo site

O Governo acaba de lançar a primeira plataforma eletrónica em Portugal que reúne todos os diplomas (mais de 2.200) do urbanismo e construção relevantes no país. O Sistema de Informação da Legislação de Urbanismo e Construção (SILUC), assim se chama, “vai permitir reduzir e harmonizar toda a legislação dispersa e complexa que é aplicada hoje à construção”.
Logística em Portugal

Centro logístico vai nascer em Lisboa com 17,5 milhões de euros

Há cada vez mais empresas nacionais e internacionais à procura de espaços logísticos para se instalarem no nosso país, mas existe falta de ativos deste tipo no mercado imobiliário português. Foi por isso mesmo que a Olicargo decidiu avançar com a construção de um novo centro logístico na Grande Lisboa, num investimento avaliado em 17,5 milhões de euros. O novo centro vai estar concluído no primeiro trimestre de 2024.
Construção de casas em Portugal

Construção de casas vai crescer entre 1,5% e 4,5% em 2023

A construção enfrentou uma panóplia de constrangimentos ao longo de 2022. Os preços dos materiais continuaram a subir e a mão de obra ficou mais cara. Mas, mesmo assim, o setor deu provas de resiliência: a construção de habitações aumentou 3,7% em 2022, segundo estima a Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas (AICCOPN). E para 2023 tudo indica que a produção da construção de habitações vai continuar a crescer entre 1,5% e 4,5%, prevê ainda a associação.
Casas modulares para comprar

"Jovens portugueses procuram casas modulares e ecológicas para viver"

A procura por casas modulares tem vindo a “crescer exponencialmente” e está hoje no momento mais alto de sempre. E o seu “sucesso" é explicado por vários fatores: este tipo de construção é rápido e ecológico, e garante uma elevada eficiência térmica e acústica. Quem mais procura casas modulares para viver é a "família jovem portuguesa, que se preocupa com questões de sustentabilidade e ecologia” e entende que a industrialização dos processos resulta numa “melhoria significativa da qualidade de vida”, explica em entrevista Joana Querido, gestora de negócio das Flex House Solutions (FHS).
Guerra na Ucrânia

Guerra na Ucrânia atingiu em cheio economia e imobiliário português

O ano 2022 prometia ser de recomeços e de recuperação económica depois do impacto da pandemia da Covid-19. Mas, no dia 24 de fevereiro de 2022, o mundo foi surpreendido pelo eclodir da guerra na Ucrânia. E tudo mudou. As famílias começaram a fugir da guerra – e muitas escolheram Portugal para se refugiar. A inflação começou a escalar ao longo do ano. E os bancos centrais começaram a subir os juros diretores para tentar travar o ciclo inflacionista. Todo este cenário teve impactos no imobiliário, aumentando os custos da construção, os preços das casas e os custos com o crédito habitação.
CR7 vai construir casas

CR7 e grupo Pestana vão construir casas no Funchal com 50 milhões

O craque português Cristiano Ronaldo e o grupo Pestana mantêm uma parceria há cerca de seis anos, contando com cinco hotéis da marca Pestana CR7. E, agora, ambos decidiram voltar a unir forças para lançar uma nova marca no imobiliário - a Pestana Residences CR7. O primeiro empreendimento será construído no Funchal e contará com um investimento inicial de 50 milhões de euros.
Salários na construção

Construção e imobiliário: salários aumentaram mais de 5% num ano

A fileira do imobiliário e da construção continua de pedra e cal, mesmo com os constrangimentos trazidos pela pandemia e pela guerra da Ucrânia que provocaram uma subida a pique dos preços dos materiais. O dinamismo sentido nos setores em 2022 foi tal que o número de trabalhadores contratados e os salários médios brutos subiram mais de 5% no trimestre terminado em setembro de 2022 face ao mesmo período do ano passado, revelou o Instituto Nacional de Estatística (INE) esta quinta-feira. Apesar da subida salarial, estas atividades económicas continuam a ser das menos bem remuneradas no país.
Novos escritórios em Lisboa

Oriente Green Campus vai custar 140 milhões aos ingleses da Orion

Há um centro de escritórios que está a nascer na Grande Lisboa: chama-se Oriente Green Campus e vai colocar no mercado cerca de 41.100 metros quadrados (m2) de espaços de trabalho. Este novo edifício vai ser construído onde hoje está o esqueleto de betão do Multiusos Oriente, um projeto imobiliário iniciado há cerca de 12 anos, mas que caiu por terra. Sabe-se, agora, que este imóvel terá um custo total para os ingleses da Orion, os atuais proprietários, que ronda os 140 milhões de euros.
Empreendimento turístico em Sesimbra

Projeto imobiliário Mata de Sesimbra obteve luz verde mesmo sem PDM

A polémica volta a estar instalada na margem sul do Tejo. A autarquia de Sesimbra deu luz verde a um megaempreendimento turístico a ser desenvolvido na zona sul da Mata de Sesimbra. Mas, além de este projeto ter sido travado no passado, o empreendimento foi aprovado pela Câmara de Sesimbra em vésperas de validação do novo Plano Diretor Municipal (PDM), um documento que prevê a redução do número de camas turísticas em 50%.
Teixeira Duarte ganha obra de 121,7 milhões na Argélia

Teixeira Duarte ganha obra de 121,7 milhões na Argélia

A Teixeira Duarte revelou que foi adjudicada a um consórcio, por si liderado, a obra de execução de instalações e equipamentos de exploração da autoestrada este-oeste, na Argélia. A empreitada vai render um encaixe de cerca de 121,7 milhões de euros. O consórcio em causa é liderado pela Teixeira Duarte, que detém 48% do agrupamento, pelos argelinos Etrhb Haddad (46%) e pela espanhola SICE (6%).