O segmento da remodelação de imóveis ganhou ímpeto durante a pandemia, que desencadeou um ‘boom’ no setor, refletindo uma mudança paradigmática na forma como se vive a habitação.
Existem várias opções para quem está a pensar em mudar o chão, e uma delas é escolher revestimentos de chão sem juntas. Podes escolher revestimentos modernos, como o grés porcelânico e o efeito madeira. Descobre todas as ideias inovadoras para avançar com a tua obra, avaliando as vantagens, desvantagens e preços.
O início da primavera é o melhor momento para iniciar pequenas remodelações em casa. Isso porque, por um lado, os dias tornam-se mais longos, o que facilita a realização dos trabalhos ao ar livre; por outro lado, as temperaturas sobem e os materiais secam mais rapidamente. Além disso, não há problema em deixar as janelas abertas para ventilar e, assim, evitar odores fortes.
O estúdio de design de interiores e arquitetura Clap Design transformou uma antiga instalação, que antes era uma agência bancária, em dois apartamentos de 50 metros quadrados (m2) cada na zona da Puerta de Hierro, em Madrid. Esta conversão foi realizada para a empresa especialista em recuperação de imóveis em desuso, a Re-aviva Smart Rebuilding. E o resultado é incrível.
Dar nova vida ao velho, transformando completamente os espaços. É esta a grande vantagem da remodelação de interiores. Mas para isso é preciso saber rentabilizar os metros quadrados (m2) e potenciá-los.
Mudaram-se da cidade para o campo à procura de uma vida melhor. E foi numa aldeia, em Leiria, que Maiara Vicente e José Luiz Kiefer Damasceno encontraram aquele que viria a ser o seu maior projeto de vida: a remodelação de uma casa com 80 anos e apenas 34 metros quadrados (m2), a precisar de muitas (muitas) obras. Para poupar, este casal está a fazer toda a remodelação com as próprias mãos. Vivem e trabalham na obra há vários meses, mas não têm dúvidas de que encontraram o lugar perfeito para criar as duas filhas com tranquilidade e segurança.
Fazer obras de remodelação da cozinha, sala ou até da casa de banho é, para muitos, uma lufada de ar fresco, que traz nova vida à casa. E muitas vezes ajuda a melhorar o conforto térmico da habitação. Mas para avançar com obras em casa há muitos aspetos a ter em conta, desde a contratação do empreiteiro até à conclusão dos trabalhos. Se pretendes renovar a tua casa ou fazer pequenas obras de conservação, fica a saber todos os cuidados que deves ter.
É verdade que qualquer melhoria na nossa casa é bem recebida por todos, uma vez que elementos como o conforto ou a funcionalidade não compreendem o género e as tarefas domésticas são cada vez mais partilhadas. Mas também é verdade que, quando se trata de pensar em como deve ser a casa perfeita, pode haver algumas diferenças. Ou, pelo menos, as prioridades quando se trata de obras de remodelação podem ter algumas variações.
Muitos imóveis são colocados no mercado imobiliário sem qualquer tipo de melhoria ou remodelação, o que por vezes pode dificultar o seu arrendamento ou até reduzir o lucro esperado. A empresa Masteos reuniu seis aspetos a ter em conta para renovar uma casa para arrendar.
Podemos ter a certeza de que já conhecemos uma casa de outra vida? Podemos ver uma imensidão de luz num espaço enorme com janelas fechadas com tijolos? Bárbara Morais teve a certeza de que a casa Beija Flor era sua quando entrou naquele hall. E só conseguiu ver beleza em quilos e quilos de cocó de pombo e pó acumulado durante anos. Foi nessa beleza que encontrou rumo para começar a reabilitar a casa com as suas próprias mãos. Hoje, a história inspira os milhares de portugueses que a seguem.
Estúdio de arquitetura Davies Toews Architecture renovou uma antiga fábrica de tecelagem em Ridgewood, Queens, para transformá-la num novo espaço comercial e artístico.
O edifício Trindade Domus, situado no centro histórico do Porto, junto à Camara Municipal e ao metro da Trindade, está a ser requalificado e vai mudar de nome, passado a chamar-se Trinity Porto. As obras de reabilitação do edifício representam um investimento de aproximadamente cinco milhões de euros, sendo que abrangerão cerca 4.000 metros quadrados (m2) dos 20.000 m2 totais do imóvel.
A rede de franchising MELOM e Querido Mudei a Casa Obras (QMACO) registou um aumento significativo de mulheres no setor. Atualmente são já 14% as unidades geridas por mulheres, na faixa etária entre os 35 e os 50 anos. Os dois maiores centros urbanos, Lisboa e Porto, concentram a totalidade das franchisadas da rede.
Comprar uma casa que precisa de algumas obras de remodelação é uma solução que pode ter várias vantagens. Em primeiro lugar porque existem ofertas interessantes no mercado quando se trata de imóveis que necessitam de reabilitação.
O Governo aprovou o acordo com a Associação Nacional dos Municípios Portugueses (ANMP) para a transferência de competências da administração central para as autarquias, anunciou a ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, esta terça-feira, dia 19 de julho. A esta mudança estão associadas obras de manutenção das escolas e construção de novos centros de saúde no país.
No espaço de um ano – entre o segundo trimestre de 2016 e o segundo trimestre de 2017 –, o volume de obras de habitação que entrou em licenciamento em Portugal Continental cresceu 42,7%. O crescimento homólogo das obras em carteira foi sobretudo dinâmico no segmento de reabilitação.
O Big Ben vai sofrer obras de restauro, tendo os trabalhos arrancado na semana passada. Durante quatro anos, até 2021, as badaladas do sino do famoso relógio de Londres (Reino Unido) vão deixar de soar, mas o relógio – uma das suas quatro faces – continuará a marcar as horas: será de forma silenciosa, graças a um moderno motor elétrico.
A Câmara Municipal do Porto (CMP) quer transferir para a empresa municipal Domus Social (DS) cerca de 60 casas e 17 edifícios no centro histórico, para os destinar a habitação social.
As misericórdias de Vale de Cambra, Lamego e Vila Nova de Gaia juntaram-se ao programa Reabilitar para Arrendar da Santa Casa da Misericórdia do Porto (SCMP), que até final do ano terá dois prédios recuperados.
O Governo anunciou que vai dar prioridade à retirada do amianto dos edifícios públicos que apresentem projetos com garantia de aumento da eficiência energética. “Existem 2.000 edifícios públicos ainda com amianto” e sem alocação de fundos para os trabalhos para a sua retirada, disse o ministro do Ambiente João Matos Fernandes.
Em março, o nível de atividade da reabilitação urbana aumentou 3,3% face ao mesmo mês do ano passado, o que traduz um significativo abrandamento relativamente ao acréscimo homólogo de 23,5% registado no mês anterior.
Estás a pensar em renovar a tua casa de banho e gostavas que tivesse "aquele" toque que te faz vibrar quando vês uma imagem de um hotel de luxo? Cada casa merece uma magnífica casa de banho, porque cada pessoa merece preparar-se para começar e terminar o dia em grande estilo. Ajudamos-te a concretizar este "sonho" com o terceiro tema da nova rubrica semanal do idealista/news, dedicada à arquitetura e decoração e assegurada pela Architect Your Home.
Podem ainda não estar a construir casas novas ou reabilitar por fora os edifícios onde vivem, mas os portugueses estão a aproveitar a retoma da economia para remodelar os seus interiores. Prova disso mesmo é que a transformação de interiores é o serviço de remodelação/construção mais solicitado pelos clientes, sendo a grande tendência do momento no setor em Portugal.
Em Portugal há quase 150 tribunais a precisar de obras, segundo um levantamento do estado dos edifícios judiciais, realizado pelo Ministério da Justiça. Mas a maioria das intervenções não vai arrancar para já, tendo sido selecionados os vinte casos mais críticos e urgentes, cujas obras começam nas próximas semanas. O objetivo é que os trabalhos de recuperação estejam concluídos a tempo do inverno e não afetem o novo ano judicial, que começa amanhã, terça-feira.
O Conservatório Nacional de Lisboa vai ser alvo de um projeto de requalificação, a partir do próximo ano. As obras de reabilitação do espaço que acolhe as escolas de música e de dança vão implicar um investimento na ordem dos sete milhões de euros, segundo uma estimativa da Parque Escolar, usada pelo Governo.
Recebe as nossas últimas notícias no teu endereço eletrónicoSubscrever