
Guerra: evolução (e previsões) do PIB da Ucrânia e da Rússia
Desde a invasão da Rússia à Ucrânia, no dia 24 de fevereiro de 2022, os dois países já gastaram – na guerra – cerca de 760 mil milhões de dólares (710 mil milhões de euros). Trata-se de um valor superior ao PIB da Bélgica, a sétima economia da União Europeia (UE), por exemplo, sendo três vezes ao PIB português.

Mercado residencial de luxo de Moscovo em alta – e atrai russos ricos
Três anos após o início da guerra com a Ucrânia, as pessoas ricas da Rússia que investiam no setor imobiliário residencial no estrangeiro, nomeadamente em Londres (Reino Unido), estão a voltar a investir no país, estado o mercado imobiliário de luxo de Moscovo (Rússia) a dar sinais de forte recuperação.

Trump volta à presidência dos EUA: como pode afetar a economia da UE?
Donald Trump ainda não iniciou funções, mas já deixou a União Europeia (UE) em sobressalto, ameaçando com tarifas adicionais sobre importações e com declarações sobre uma possível anexação da Gronelândia, território da Dinamarca.Às ameaças do republicano de 78 anos, vencedor das eleições presidencia

Gasolina mais cara em 2022: quanto sobem os preços pela Europa?
O preço da gasolina começou a subir a pique assim que eclodiu a guerra da Ucrânia. Isto porque a Rússia, uma das principais produtoras de petróleo a nível mundial, foi alvo de duras sanções internacionais. Mas quanto subiu o preço da gasolina nos diferentes países da Europa?

Portugal deu proteção temporária a quase 24 mil ucranianos em março
Em março de 2022, Portugal acolheu 23.930 cidadãos ucranianos que fugiram do país sob o regime de proteção temporária na sequência da invasão russa. O mês em causa, os países que mais refugiados de guerra ucranianos acolheram sob o regime de proteção temporária foram a Polónia (675.085), a República Checa (244.650) e a Eslováquia (58.750). Em causa estão dados divulgados recentemente pelo Eurostat.

Guerra e pandemia: Marcelo alerta para “tempestade quase perfeita”
O Presidente da República alertou este domingo (5 de junho de 2022) para a extrema complexidade e imprevisibilidade da situação internacional e considerou que a guerra na Ucrânia fez ultrapassar os limites da razão, gerou uma enorme emoção e obriga a "equilíbrios enormes". "Não diria que é uma tempestade perfeita, mas é quase perfeita", disse.

De onde vem o trigo que é consumido em Portugal?
De aonde vem o trigo que é consumido em Portugal? Em 2021, segundo dados divulgados esta quinta-feira (26 de maio de 2022) pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), “apenas 6,3% da utilização interna de trigo (consumo humano, alimentação animal, utilização industrial, etc.) era satisfeita pela produção nacional, o que compara com 59,9% em 1990”. A França é atualmente o principal fornecedor de trigo a Portugal (49%), bem à frente da Espanha (13%).

E quem é o influencer do ano? Stepan, o gato refugiado ucraniano
O gato Stepan, da cidade ucraniana de Kharkiv, que se tornou famoso nas redes sociais pelas suas poses pensativas na mesa de jantar junto a copos de vinho e outras bebidas, ganhou o prestigiado World Influencers and Bloggers Awards (WIBA) 2022 em Cannes, França, tornando-se no melhor influencer do a

Construção: já se fazem orçamentos com validade de oito dias
A volatilidade dos preços dos materiais e equipamentos está a levar algumas construtoras portuguesas a reduzirem os prazos de validade dos orçamentos entregues aos clientes.

Guerra na Ucrânia: imóvel de Abramovich em Portugal está congelado
O nome do multimilionário Roman Abramovich integra a lista de oligarcas russos sancionados pela União Europeia (UE) na sequência da guerra na Ucrânia. E as autoridades portuguesas acabaram mesmo por congelar um imóvel do empresário russo avaliado em 10 milhões de euros. Como? A propriedade foi sinalizada depois de uma empresa detida indiretamente por Abramovich a ter tentado vender 15 dias antes do conflito eclodir.

Que países dão mais apoio financeiro à Ucrânia?
Mais de 27 mil milhões de euros. Foi este o valor que os governos do G7 e dos Estados-membros da União Europeia (UE) deram de ajuda financeira à Ucrânia na sequência do conflito armado levado a cabo pela Rússia, segundo dados publicados pelo think-tank Kiel Institute for the World Economy.

Zelensky não é milionário (diz a Forbes): que fortuna tem?
Após os rumores que circularam na internet sobre um suposto património multimilionário do presidente ucraniano Zelensky, a revista norte-americana Forbes decidiu fazer as contas à fortuna do ex-comediante.Ao contrário do que dizem as ‘fake news’, Volodymyr Zelensky não chega nem perto do ranking da

IEFP e Portugal for Ukraine: guia para contratar cidadãos ucranianos
O IEFP - Instituto do Emprego e Formação Profissional juntou-se à iniciativa Portugal for Ukraine, criada a 28 de fevereiro, a fim de ajudar os refugiados ucranianos que devido ao conflito do seu país com a Rússia, que pretendem viver e trabalhar em Portugal.

Reconstrução da Ucrânia pela mão do famoso arquiteto Norman Foster
Norman Foster, vencedor do Pritzker em 1999, vai ajudar a reconstruir a Ucrânia. O famoso arquiteto está a trabalhar num plano de reconstrução da cidade de Kharkiv, uma das mais atingidas pelos bombardeamentos russos.

Setor dos recursos minerais cria bolsa de habitações para refugiados
O setor dos recursos minerais uniu-se numa ação coletiva para criar uma bolsa solidária de habitações para acolher as famílias refugiadas vindas da Ucrânia, na sua maioria, mulheres e crianças.Para isso, foi criada uma plataforma – Recursos minerais pela Ucrânia – Bolsa de Habitação Solidária – no q

Estas são as casas dos oligarcas russos no mundo
As sanções impostas à Russia na sequência da guerra na Ucrânia afetam os altos escalões da “comitiva” do presidente russo Vladimir Putin. À espera de novas novas sanções, 10 oligarcas russos estão a ver os seus bens no estrangeiro, de iates a mansões, serem confiscados.

Sanções: oligarcas russos compram casas na Turquia e no Dubai
Os oligarcas russos estão a investir no mercado imobiliário da Turquia e do Dubai para fugirem às sanções impostas pelo Ocidente na sequência da invasão da Rússia à Ucrânia, uma guerra que já dura há mais de um mês.

Oligarcas russos com vistos portugueses? Sem registos nos últimos anos
Os 26 oligarcas russos que constam da lista inicial de sancionados pela União Europeia (UE) – na sequência da invasão da Rússia à Ucrânia – não pediram a Portugal qualquer tipo de visto nos últimos cinco anos, revelou o Ministério dos Negócios Estrangeiros.

Comprar casa em Portugal: qual o peso da Rússia e da Ucrânia?
O conflito armado entre a Rússia e a Ucrânia está nas bocas do mundo e a deixar milhões de famílias desalojadas. Muitas fogem para o Ocidente em busca de paz. E Portugal é um dos países escolhidos para recomeçarem as suas vidas. E antes da guerra?

Guerra na Ucrânia: Santarém procura casas para refugiados
A Câmara de Santarém, em articulação com a comunidade ucraniana, está a procurar casas para refugiados que chegam ao concelho e poderá enviar um autocarro à Polónia, disse o presidente do município, Ricardo Gonçalves.

Refugiados da Ucrânia: pelo menos 50 camas disponibilizadas em Évora
Pelo menos 50 camas vão ser disponibilizadas em Évora para o acolhimento de refugiados da guerra na Ucrânia, através da bolsa de habitação criada pela câmara municipal, revelou o presidente do município.

Oligarcas russos escapam a sanções europeias com paraísos fiscais
O Observatório Fiscal da União Europeia (UE) considera que as sanções económicas e individuais à Rússia, pela guerra da Ucrânia, podem “não atingir o seu objetivo” por visarem oligarcas apoiantes do regime russo que usam paraísos fiscais. Os EUA anunciaram, entretanto, que criaram uma ‘task force’ que pretende trabalhar com países aliados para “apreender e congelar” os iates, propriedades ou outros bens das elites da Rússia, em resposta à invasão russa da Ucrânia.

Estes são os 10 principais exportadores de armas do mundo
Os EUA continuam a ser o país que exporta mais armas no mundo, sendo responsável por 38,6% das vendas internacionais de armas entre 2017 e 2021. Um valor que aumentou face ao período entre 2012 e 2016 (32,2%), segundo dados do Instituto Internacional de Pesquisa para a Paz de Estocolmo.

Como empregar cidadãos ucranianos? Basta preencher este formulário
A onda de solidariedade para com os cidadãos ucranianos que fogem do conflito armado no seu país multiplicam-se por Portugal e pelo mundo.

Ucrânia: alojamento turístico pode acolher temporariamente refugiados
O setor do alojamento turístico pode ajudar a identificar oportunidades de alojamento temporário para refugiados da Ucrânia que estão a chegar a Portugal, bem como oportunidades de emprego, revelou a secretária de Estado do Turismo, Rita Marques. Portugal já concedeu mais de 10.000 pedidos de proteção temporária a pessoas vindas da Ucrânia em consequência da situação de guerra, segundo uma fonte do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF).