Segmento está a ter muita procura em Moscovo e cidade está a rivalizar com Londres, devido (também) às sanções impostas aos russos.
Comentários: 0
Imobiliário de luxo na Rússia
Getty images

Três anos após o início da guerra com a Ucrânia, as pessoas ricas da Rússia que investiam no setor imobiliário residencial no estrangeiro, nomeadamente em Londres (Reino Unido), estão a voltar a investir no país, estado o mercado imobiliário de luxo de Moscovo (Rússia) a dar sinais de forte recuperação. 

Segundo a Bloomberg, trata-se de uma “recuperação improvável” que está a dar-se devido às sanções internacionais impostas aos cidadãos russos. O que faz com que o mercado imobiliário residencial de Moscovo esteja a rivalizar com o de Londres.  

“Os parafusos estão a ser apertados para as pessoas com cidadania russa em todo o mundo”, disse Ekaterina Rumyantseva, fundadora da mediadora imobiliária de luxo Kalinka Ecosystem, sediada em Moscovo, citada pela agência de notícias. “Todos percebem agora que o lugar mais seguro para manter capital é no seu próprio país”, acrescentou.  

Setor imobiliário em Moscovo
Getty images

Os dados mais recentes mostram que o fluxo de dinheiro está a ajudar Moscovo a resistir à desaceleração que se está a verificar noutros mercados imobiliários, como por exemplo Londres e Hong Kong. As vendas de apartamentos de luxo em Moscovo por preços de 1,95 milhões de rublos (19.813 dólares/19.154 euros) por metro quadrado (m2), ou mais, aumentaram quase 40% em 2024, de acordo com o NF Group, anteriormente conhecido como Knight Frank Russia. Significa isto que os preços aumentaram 21%, colocando a capital russa na mesma faixa de preços de Paris e Londres.

Está a assistir-se, de resto, a uma onda de projetos de apartamentos e casas de luxo a surgir em Moscovo, estado os promotores imobiliários atentos ao fenómeno. Ao mesmo tempo, parece haver uma ideia de economia desigual na Rússia à medida que a guerra avança, escreve a Bloomberg, salientando que o aumento das sanções internacionais impostas aos russos está a impossibilitar a oportunidade de investirem no estrangeiro, obrigando-os a repatriar dinheiro e a procurar um refúgio seguro no seu próprio país.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta