Viagens de férias

Milhares de hotéis europeus vão processar a Booking

Milhares de hotéis europeus preparam-se para processar a Booking, acusando a plataforma de ter causado “prejuízos financeiros substanciais” aos negócios com “práticas abusivas” ao longo de 20 anos. Práticas essas que “distorceram a concorrência no mercado online” a favor da plataforma.

Seven O Five investe 60 milhões em hotéis no Grande Porto

A Seven O Five (705), marca hoteleira do grupo Teppe, inaugurou duas unidades de alojamento turístico no Porto este verão. Mas o plano de expansão não fica por aqui, uma vez que o objetivo passa por abrir mais quatro espaços até 2026 na região, “contribuindo para o desenvolvimento da oferta turística da cidade e disponibilizando um total de 400 camas".
Hotéis à venda em Portugal

Força do turismo em Portugal reduz oferta de hotéis à venda em 27%

Portugal continua a ser um país de eleição para os turistas vindos de todo o mundo. E a elevada procura turística tem vindo a despertar cada vez mais interesse nos investidores nacionais e estrangeiros para investir em hotelaria, sendo este um dos setores que mais tem dado impulso ao mercado imobiliário português. É isso mesmo que mostram os dados do idealista/data: no final de agosto deste ano foram contabilizados 147 imóveis com licença turística à venda em Portugal, menos 27% do que no mesmo período do ano passado. A queda de estabelecimentos turísticos disponíveis para venda caiu mesmo em 12 distritos e ilhas, com Faro a liderar as quedas.
Alojamento Local com medidas revogadas

AL: nova contribuição e caducidade de licenças vão cair por terra

O novo Governo quer revogar várias medidas do Mais Habitação. E as restrições ao Alojamento Local (AL) estão em destaque. A ideia de Montenegro é acabar com a contribuição extraordinária ao AL e os limites à duração das licenças de alojamento turístico temporário. Estas medidas anunciadas no programa do Executivo esta quarta-feira, dia 10 de abril, já foram aplaudidas por Eduardo Miranda, presidente da Associação do Alojamento Local em Portugal (ALEP), que acredita que este programa permite um “equilíbrio” e garante a “estabilidade” do setor.
Turismo em Portugal

Alojamento turístico em Portugal: receitas cresceram 20% num ano

O turismo, um dos principais motores da economia portuguesa, continua a rota de recuperação depois da pandemia. Em 2023, foram registadas 77,2 milhões de dormidas, mais 10,7% do que no ano anterior, um crescimento sobretudo sustentado pela chegada de turistas estrangeiros. E, em resultado, foram gerados 6,0 mil milhões de euros de proveitos totais, mais 20,1% do que no ano anterior e mais 40,2% face a 2019, antes da pandemia.
Dormidas em AL atingem máximo

Alojamento Local gera polémica - mas dormidas atingem recorde em 2023

Ao longo de 2023, o Alojamento Local (AL) deu muito que falar. Com o Governo a alegar que este negócio de arrendamento de casas de curta duração contribui para a subida do preço da habitação no país, decidiu apertar o cerco à atividade com o Mais Habitação, pacote que entrou em vigor no dia 7 de outubro. Apesar das polémicas, os estabelecimentos de AL continuaram a atrair turistas portugueses e estrangeiros de tal forma que, a um mês de fechar o ano, já foi contabilizado um máximo histórico de 10,8 milhões de dormidas nestes alojamentos em 2023.
Turistas estrangeiros em Portugal

Turismo em Portugal: estrangeiros dormem menos noites em novembro

A atividade turística em Portugal é muito impulsionada pela chegada de estrangeiros ao país. Mas em novembro observou-se um abrandamento do número de dormidas por quem chega de fora face ao mês anterior. O que também salta à vista é que os cidadãos estrangeiros pernoitaram menos noites em Portugal em novembro. Foram mesmo os turistas britânicos, alemães e norte-americanos que registaram o maior número de dormidas nos alojamentos turísticos em Portugal.
Alojamento Local em Lisboa

Alojamento Local: procura e preços estão em alta no sul da Europa

Estamos em pleno verão 2023. E são cada vez mais as famílias que procuram Portugal para passar férias. Mas quem gosta de pernoitar em Alojamento Local (AL) vai deparar-se com uma realidade: a oferta de alojamentos em Lisboa e no Porto é insuficiente para fazer face à alta procura. Em resultado, os preços médios do AL têm vindo a subir mais de 25% até junho e as taxas de ocupação estão acima dos 80%. Esta é uma realidade também visível nos grandes destinos turísticos do Sul da Europa, como Madrid, Barcelona, Roma e Milão.
glamping

Turismo sustentável: dormir numa "tenda" de luxo pré-fabricada

Todas as quartas-feiras apresentamos um hotel com encanto. E deata vez viajamos até ao coração de Monferrato, em Piemonte (Itália), para descobrir uma experiência única de eco-glamping. Rodeado de vinhas e florestas, este alojamento rural é composto por quatro cabanas de madeira autónomas e ecológicas. Tudo foi contruído tendo em mente a sustentabilidade e eficiência energética, com foco nos materiais naturais. O projeto nasceu pela mão do estúdio de arquitetura parisiense Atelier LAVIT.
Novas regras para o Alojamento Local

Alojamento Local: novas medidas geram corrida às licenças em Lisboa

Com o objetivo de incentivar a mudança de casas do Alojamento Local (AL) para o mercado de arrendamento, o Governo de António Costa inseriu uma série de medidas no pacote “Mais Habitação”, que têm gerado polémica no setor. Uma delas prevê a suspensão de novas licenças de AL em zonas urbanas até 31 de dezembro de 2030. Estas novas regras, agora em discussão pública, estão a gerar a corrida às licenças de AL em Lisboa, que mais do que quadruplicaram nas últimas semanas.
Suspensão de Alojamento Local

Suspensão de licenças para Alojamento Local exclui zonas rurais

A suspensão de novas licenças para alojamento local exceciona as “zonas para alojamento rural”, sem detalhar quais e remetendo para “termos a definir” por responsáveis pelas áreas da economia, habitação e coesão territorial, segundo legislação publicada na sexta-feira pelo Governo. A legislação do
Alojamento local no Porto

Alojamento Local no Porto: autarquia quer pôr travão a novos registos

O mercado de Alojamento Local (AL) no Porto voltou a ganhar força este verão, depois do choque da pandemia. E tendo em vista um crescimento “equilibrado e sustentável” do AL na cidade Invicta, a autarquia do Porto vai levar à Assembleia Municipal uma proposta para suspender os novos registos de AL no centro histórico e no Bonfim. Caso a medida obtenha luz verde terá efeitos imediatos e vai vigorar por seis meses, havendo a possibilidade de ser prorrogada.
Refugiados da Ucrânia

Ucrânia: alojamento turístico pode acolher temporariamente refugiados

O setor do alojamento turístico pode ajudar a identificar oportunidades de alojamento temporário para refugiados da Ucrânia que estão a chegar a Portugal, bem como oportunidades de emprego, revelou a secretária de Estado do Turismo, Rita Marques. Portugal já concedeu mais de 10.000 pedidos de proteção temporária a pessoas vindas da Ucrânia em consequência da situação de guerra, segundo uma fonte do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF).