Urbanismo: Governo está a rever o RJUE para agilizar processos
O Governo está a rever o Regime Jurídico da Urbanização e Edificação (RJUE) com vista a agilizar processos, cujo diploma ainda tem que passar pela Assembleia da República, revelou esta quinta-feira (14 de novembro de 2025) a secretária de Estado da Habitação. Falando na abertura do 17º Congresso da Ordem dos Arquitetos, em Évora, Patrícia Gonçalves Costa elencou medidas do Governo para enfrentar a crise habitacional, com destaque para a simplificação legislativa.
Casa da Arquitectura recebe acervo do premiado Camilo Rebelo
O acervo do arquiteto português Camilo Rebelo (n. 1972) será incorporado na Casa da Arquitectura – Centro Português de Arquitectura esta terça-feira (dia 4 de novembro de 2025), pelas 17h30, numa cerimónia que decorrerá no Espaço Álvaro Siza.
Évora recebe 17º Congresso dos Arquitectos de 13 a 15 de novembro
A cidade de Évora vai receber, entre dias 13 a 15 de novembro, o 17º Congresso dos Arquitectos, organizado pela Ordem dos Arquitectos. O tema é a “Inteligência Essencial” e o evento pretende chamar a atenção para a importância de uma inteligência profundamente humana, com capacidade de distinguir, compreender e transformar com sentido, impondo-se como indispensável para a prática arquitetónica, numa era em que a inteligência artificial desafia as profissões criativas.
Trienal de Arquitetura de Lisboa já está de portas abertas
Mais de uma centena de especialistas, entre arquitetos, ‘designers’ e artistas participam a partir desta quinta-feira (2 de outubro de 2025) na Trienal de Arquitetura de Lisboa, em debates e três exposições, para refletir sobre o papel desta disciplina no futuro das cidades.
Kengo Kuma inaugura sábado exposição imersiva com projetos em Portugal
Uma exposição sobre projetos do arquiteto japonês Kengo Kuma em território nacional que envolve uma “experiência imersiva” é inaugurada sábado (4 de outubro de 2025) na Casa da Arquitectura – Centro Português de Arquitetura, em Matosinhos.
João Castelo Branco: “O luxo é um projeto bem pensado"
O dicionário de língua portuguesa diz-nos que a palavra ecologia tem origem no grego oikos (casa, lugar onde se vive) e logos (estudo), significando literalmente “estudo da casa” ou “estudo do ambiente onde se vive”. Neste atelier, localizado no Porto, o conceito é levado muito a sério e torna-se visualmente evidente em todos os projetos.
OA propõe carreira especial dos Arquitetos da Administração Pública
A Ordem dos Arquitetos (OA) entregou ao Governo da AD e aos Grupos Parlamentares uma proposta para a criação da carreira especial dos Arquitetos da Administração Pública, tendo em vista a valorização das competências específicas que estes profissionais desempenham no setor público.Uma vez que os arq
Controlar rendas “é completamente necessário”
O presidente da Ordem dos Arquitetos (OA) considera que é preciso dinamizar o mercado de arredamento em Portugal, sendo importante, nesse sentido, que haja um controlo de rendas. Segundo Avelino Oliveira, faltam políticas públicas que contribuam para a redução dos preços da habitação e deveria haver uma monitorização das que existem.
Dois projetos portugueses distinguidos pelo World Architecture Festival
Dois projetos portugueses foram premiados pelo World Architecture Festival (WAF), que este ano se realiza em Miami, nos EUA, de acordo com a lista de vencedores disponível no site do evento. O júri da edição de 2025 do festival de arquitetura distinguiu 28 projetos de arquitetura contemporânea, com o prémio WAFX, em diversas áreas, incluindo o “Echoes of the Void”, do Segmento Urbano, em São Miguel, nos Açores, e o Polo de Saúde da Universidade de Évora, do gabinete CLOU architects, ambos na categoria de Envelhecimento e Saúde.
Souto Moura e Siza Vieira na expansão do Portugal dos Pequenitos
O Portugal dos Pequenitos, em Coimbra, vai iniciar em 2025 uma expansão do parque dedicada à arquitetura contemporânea, num investimento de sete milhões de euros que inclui obras de Souto Moura, Siza Vieira e Koolhaas.O projeto de expansão, que se estende por cerca de um hectare a sul do atual parqu
Faculdades de arquitetura repensam habitação em período de crise
Uma exposição de arquitetura que repensa as cidades, apresentando propostas arquitetónicas que respondem à crise habitacional, elaboradas por alunos e professores de faculdades de arquitetura de todo o país, abre ao público esta sexta-feira (27 de setembro de 2024) no MUDE, em Lisboa.
Concurso público para projeto na Quinta das Lavadeiras gera polémica
Foram identificadas 11 propostas potencialmente fraudulentas no concurso público de conceção Habitação na Rua da Quinta das Lavadeiras, em Santa Clara, Lisboa, que foi promovido pela Lisboa Ocidental SRU, com a assessoria técnica da Secção Regional de Lisboa e Vale do Tejo da Ordem dos Arquitetos (SRLVTOA), revelou a própria secção regional da Ordem dos Arquitetos (OA). A situação vai merecer participação ao Ministério Público.
Arquitetos querem "alteração rápida e assertiva" ao simplex urbanístico
A morosidade nos processos de licenciamento mantém-se, sendo necessário retificar alguns aspetos do simplex urbanístico – o Decreto-Lei n.º 10/2024, que entrou em vigor na totalidade a 4 de março – e das respetivas portarias. Quem o diz é a Ordem dos Arquitetos (OA), que propõe uma “alteração rápida e assertiva ao simplex urbanístico”.
Pedro Carvalho: "Gostamos de criar sensações e de ser impactantes" na arquitetura
Apaixonado pela arquitetura desde pequenino, Pedro Carvalho sempre quis exercer a profissão na sua cidade, Braga.
Coimbra cria espaço para jovens arquitetos, designers e engenheiros
Coimbra tem agora um laboratório gratuito de trabalho, exploração e experimentação para jovens arquitetos, designers e engenheiros, com acesso aos mais sofisticados programas gráficos e aos catálogos das principais marcas de materiais de construção.
Arquitetos concordam com “necessidade de corrigir e aprofundar Simplex”
A Ordem dos Arquitetos (OA) considera que a nova estratégia de habitação apresentada pelo Governo representa um “avanço positivo”, mas deixa alguns alertas. Sublinha o “processo incremental sem ruturas desnecessárias, centrado na urgência”, mas olha para o cumprimento do calendário como sendo difícil e “verdadeiramente otimista”.
Casa 3D na Comporta vai ser desenhada por arquiteto português
As casas impressas em 3D já são uma realidade lá fora. E, agora, prometem revolucionar o setor da construção em Portugal. Já há várias empresas a apostar na tecnologia 3D para a construção de habitações e uma delas é a Litehaus, que foi fundada em 2024. O seu projeto mais recente trata-se da casa 3D vai ser construída na Comporta e desenhada pelo arquiteto português Rui Marta Barbosa, que ganhou recentemente o concurso lançado pela empresa. Além deste novo projeto habitacional, a jovem empresa planeia construir 100 casas 3D por ano em Portugal 70% mais rápido e 20% mais baratas que as habitações tradicionais.
Arquitetos criticam escolha de autor do Pavilhão de Portugal na Expo2025
O Pavilhão de Portugal na Exposição Mundial de Osaka 2025 (Expo2025), que decorrerá de 13 de abril a 13 de outubro do próximo ano, foi desenhado pelo arquiteto japonês Kengo Kuma e pelo seu atelier KKAA. Será a primeira vez que o país apresenta um pavilhão nacional numa exposição mundial com um edifício que não é desenhado por um arquiteto português, lamenta a Ordem dos Arquitetos (OA), criticando os “requisitos solicitados por Portugal no Concurso de Conceção Construção”.
Mariana Pestana é nova curadora-chefe do centro de arquitetura do MAC/CCB
A arquiteta e investigadora Mariana Pestana é a nova curadora-chefe do Centro de Arquitetura do Museu de Arte Contemporânea do Centro Cultural de Belém (MAC/CCB), em Lisboa, anunciou esta quarta-feira a Fundação CCB. A curadora, licenciada em arquitetura na Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto e em Architectural Design pela Bartlett School of Architecture, em Londres, foi selecionada através de um concurso aberto em junho de 2023, ao qual concorreram 25 pessoas, e irá entrar em funções a 01 de março.
Souto de Moura recebe "mais alta distinção" da Cultura em França
O arquiteto português Eduardo Souto de Moura recebe esta terça-feira (30 de janeiro de 2024) as insígnias de comandante das Artes e Letras, “a mais alta distinção” atribuída pelo ministério francês da Cultura, pela sua “notável capacidade inventiva e génio técnico”.
Simplex? “Tenho a certeza que têm de ser introduzidas alterações”
O simplex dos licenciamentos urbanísticos – o Decreto-Lei n.º 10/2024 – tem feito correr muita tinta. A grande maioria das 26 medidas do diploma entram em vigor dia 4 de março, mas algumas já têm efeitos desde 1 de janeiro de 2024, como por exemplo o facto de deixar de ser obrigatório apresentar, por defeito, a licença de utilização quando se compra uma casa. Em entrevista ao idealista/news, Avelino Oliveira, presidente da Ordem dos Arquitetos (OA), considera que há pontos positivos e negativos e deixa em aberto a possibilidade do próximo Governo saído das eleições no dia 10 de março vir a alterar algumas das medidas contempladas no documento aprovado pelo Executivo socialista de António Costa.
Arquitetos alertam para hiato temporal entre simplex e normas em vigor
A Ordem dos Arquitetos alertou esta quinta-feira (dia 25 de janeiro de 2024) para “o desfasamento” que existe entre as alterações preconizadas no simplex dos licenciamentos ao nível dos projetos e outros regimes que continuam em vigor até 4 de março.
Maria Fradinho: "A arquitetura ajuda o ser humano na sua felicidade"
É impossível não reparar na fachada da Casa do Arco, em Ílhavo, Aveiro, mesmo às portas da emblemática Vista Alegre. Simples e perfeita como um desenho de criança. Quando a arquiteta Maria João Fradinho Ribeiro abre a porta daquele que é o refúgio da sua família, o encanto é ainda maior: enormes janelas de vidro inundam o espaço de luz, mesmo num dia escuro de chuva.
Joel Esperança: “Cada obra deve ter o seu próprio grão, a sua própria matéria”
Joel Esperança recebeu-nos numa casa especial. A Quinta do Rei será sempre um pouco sua e do atelier Contaminar, apesar de já estar habitada pelos proprietários. “Foram 13 anos, desde o primeiro rabisco até agora”, confidencia o arquiteto. E mesmo depois da obra entregue, existe uma permanente preocupação, tal como explica em entrevista ao idealista/news para a rubrica “Em casa do arquiteto”.
Pedro Carrilho: “O nosso trabalho é entender o lugar, as pessoas, e desenhar”
Alguma vez pensaste em como serão as casas ou os ateliês dos arquitetos? Reproduzem nos seus espaços o que transmitem nos projetos que desenham ou preferem uma dimensão diferente, mais intimista ou pessoal? O idealista/news inaugura uma nova rubrica que promete levar-te aos lugares dos grandes nomes da arquitetura portuguesa, que nos abrem as suas portas para mostrar a decoração que escolheram para viver ou trabalhar, falar dos seus projetos, e contar a sua visão do design, refletindo sobre o estado atual da arquitetura.