
Construir casas novas em Portugal ficou 2,1% mais caro em setembro
Quem decidir avançar para a construção de uma casa nova vai pagar mais que há um ano. O Instituto Nacional de Estatística (INE) revelou esta sexta-feira, dia 10 de novembro, que os custos de construção de habitação nova subiram 2,1% em setembro face ao período homólogo, sobretudo pelo aumento dos preços da mão de obra, que é escassa em Portugal. Já os preços dos materiais de construção desceram 1,7% neste período, muito embora haja uma instabilidade quanto à sua evolução futura gerada pela guerra na Ucrânia e pelo conflito no Médio Oriente.

Construir casas novas está 9,1% mais caro – mas subida abranda
O custo de construção de casas novas voltou a subir em fevereiro em Portugal, tendo aumentado 9,1% em termos homólogos. Trata-se, no entanto, de um crescimento homólogo inferior ao registado nos dois meses anteriores: em janeiro e dezembro foi de 11,1% e 10,9%, respetivamente. É também inferior ao verificado em fevereiro de 2022 (10,4%), sendo preciso recuar até janeiro do ano passado para encontrar um valor tão baixo (também 9,1%). Desde então, a subida tinha sido sempre superior a dois dígitos. Em causa estão dados provisórios divulgados esta segunda-feira (10 de abril de 2023) pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Empresas apontam estabilização da atividade na construção
Mais de metade (68%) das empresas indicam que os níveis globais de atividade na construção “se mantiveram estáveis” no terceiro trimestre de 2022, o que representa mais seis pontos percentuais que no trimestre anterior, segundo dados avançados pela AICCOPN.

Como usar a cal para construir e reabilitar casas
A cal é um pó branco obtido pela decomposição térmica do calcário, constituída sobretudo por óxido de cálcio. É um produto muito usado na construção civil, na produção de cerâmicas e noutros ramos da indústria. Tem origem nas rochas calcárias ou magnesianas e pode ser encontrada em diferentes tipos.

Construção de casas novas está mais cara: custos sobem 12,6% em agosto
O atual contexto de inflação está a contagiar toda a economia. E está a impulsionar ainda mais a subida dos preços no setor da construção. Os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) mostram isso mesmo: em agosto os custos da construção de casas novas aumentaram 12,6% em termos homólogos. Por detrás desta evolução está a subida dos preços dos materiais e o aumento dos custos com a mão de obra.

Obras: se preços subirem 20%, construtoras podem forçar revisão
O preço das empreitadas poderá ser revisto até ao final do ano.

PRR ameaçado pela subida do preço dos materiais e falta de mão de obra
A construção mostrou a sua resiliência na presente pandemia. Mas, agora, está em crise. O aumento dos preços dos materiais de construção, a par da falta de mão de obra especializada são duas questões que estão a preocupar o setor.

Construir uma casa: 5 dicas para evitar problemas e poupar
Construir uma casa é, para muitos, uma aspiração de vida. Devido à pandemia, são agora mais as famílias que procuram trocar os apartamentos de cidade por moradias na periferia e estabelecerem-se com mais espaço e tranquilidade.

Custos da construção em alta: fazer habitação acessível é quase “impossível”
Os preços dos materiais de construção não param de aumentar. E o cenário mais provável é que o valor final da habitação passe a refletir esta subida. Mas enquanto nas casas de luxo este valor é facilmente absorvido, na habitação acessível o mesmo não acontece.

Preços da construção em alta: setor pede reequilíbrio de preços e contratos
Os preços da construção estão a subir em flecha, motivados pelo aumento do preço dos materiais e pela falta de mão de obra qualificada. Tudo isto tem preocupado o setor, que teme mesmo que este cenário comprometa a execução dos projetos.

Por que é que quase todas as casas têm rodapés?
Existem em todas as divisões. Geralmente são da cor das portas ou do chão, embora possam ter um tom diferente. Referimo-nos aos rodapés, aquelas faixas de madeira, em cerâmica, porcelana ou outros materiais, que são colocadas rente ao chão na parte inferior das paredes.

Casa Peixoto aposta em loja online de materiais de construção e “app” para expandir o negócio
Impulsionada pela pandemia, e pela nova realidade, a Casa Peixoto, empresa nacional de comércio e materiais de construção, decidiu "consolidar o online como uma alternativa de complementaridade da suas lojas físicas". Para isso, lançou uma loja online, que inclui um vasto portfólio de produtos para a casa, mas também investiu no mercado profissional com o lançamento de uma nova “app” para clientes profissionais do setor da construção.

Construir casas novas é 2% mais caro que há um ano - mas subida homóloga abranda em junho
Os custos de construção de habitação nova aumentaram 2% em junho de 2019 face ao mesmo mês do ano passado, menos 0,4% que em maio e abril, meses em que se tinha registado um aumento homólogo de 2,4%.




Dar nova vida ao velho: móveis originais feitos com materiais reciclados
Hoje celebra-se o Dia Internacional da Reciclagem. A data ideal para falarmos sobre a importância de tratar corretamente o lixo e cuidar do (precioso) ambiente. Separar os nossos resíduos é fundamental, até porque há outras formas de dar uma nova vida aos objetos que descartamos no nosso dia a dia. E porque não utilizar esses materiais para criar os teus próprios móveis?

Tektónica 2014: mais expositores e mais compradores internacionais
A 16ª edição da Tektónica - Feira Internacional de Construção e Obras Públicas, que se realiza na FIL, no Parque das Nações, em Lisboa, de 6 a 10 de maio, surge renovada e envolta em espírito positivo este ano. Jorge Oliveira, diretor da feira, a maior do País no que ao setor da construção diz respeito, revela que são esperadas “mais de 350 empresas expositoras”, mais 10% face ao ano passado.

Custos de construção de casas novas aumentam 0,4% face a 2013
Os custos de construção de casas novas voltaram a aumentar em fevereiro (0,4%) face ao mesmo mês do ano passado. Trata-se, segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), de uma subida idêntica à verificada em janeiro – face ao período homólogo.