Lisboa cidade inteligente

Cidades inteligentes: “Queremos colocar Lisboa cada vez mais no mapa”

“Estamos a conduzir a primeira fase (que é a de auscultação interna aos serviços municipais) na criação da Estratégia Lisboa Inteligente 2030”, revela ao idealista/news Joana Almeida, vereadora da Câmara Municipal de Lisboa (CML) com os pelouros do Urbanismo, dos Sistemas de Informação e Cidade Inteligente e da Transparência e Prevenção da Corrupção. O objetivo, assegura, é colocar a capital “cada vez mais no mapa mundial das cidades inteligentes”. 
bairro Zeta

Vai nascer em Málaga um bairro desenhado para a 'Geração Z'

A cidade do futuro está aqui. Especificamente em Sánchez Blanca, Málaga. Um bairro de 66 hectares onde se projetam 3.443 residências inseridas  num ambiente pensado por e para a Geração Z. A bandeira deste projeto é levantada pela Urbania, que comprou a grande maioria desta zona em 2019 e será responsável pela urbanização do empreendimento. O idealista/news visitou o bairro piloto e descobriu os segredos do Bairro Zeta com Víctor Troyano, arquiteto e diretor de concepção da Urbania.

The Line: cidade verde futurista da Arábia Saudita sai do papel

As obras para construir aquela que será a cidade do futuro já começaram. Quando em 2021 a Arábia Saudita apresentou o The Line, um projeto de cidade vertical e sustentável de 170 quilómetros no meio do deserto, poucas pessoas levaram a sério a proposta. Mas a verdade é que, um ano depois, já circulam fotografias de drones nas quais retroescavadoras e camiões podem ser vistos ao lado da faixa delimitada onde será construída.
Como serão as cidades no pós-pandemia? Cinco fenómenos a ter em conta

Como serão as cidades no pós-pandemia? Cinco fenómenos a ter em conta

Como serão as cidades no pós-pandemia Covid-19? O que mudará no funcionamento e no ‘modus operandi’ das metrópoles com a aprendizagem adquirida no último ano, marcado por períodos de confinamento, teletrabalho, ensino à distância etc.? O modelo de trabalho híbrido e a aposta na tecnologia e na sustentabilidade estarão na ordem dia, seguramente. Mas há mais novidades a ter em conta que podem influenciar a vida quotidiana das pessoas. 
A Google vai construir a sua primeira “smart city” em Toronto

A Google vai construir a sua primeira “smart city” em Toronto

A Alphabet, empresa-mãe da Google, está a preparar-se para construir uma pequena “smart city” (cidade inteligente), em Toronto, dando forma à ideia de como serão as cidades do futuro. A entrada da gigante de Silicon Valley no campo urbanístico inaugura uma nova era para as cidades. Porquê? Porque estas poderiam ceder parte do seu planeamento urbano, assim como dados, aos gigantes tecnológicos, em troca de "know-how".

Macau vai tornar-se numa cidade inteligente com a ajuda do gigante chinês Alibaba

O grupo chinês Alibaba decidiu apoiar Macau, antigo território português na China, a tornar-se numa cidade inteligente. Para isso, as duas partes assinaram um acordo-quadro, na passada sexta-feira, que prevê o estabelecimento de um centro de computação em nuvem e de uma plataforma de megadados para a criação de uma cidade inteligente. A cooperação divide-se em duas fases e vai desenrolar-se ao longo de quatro anos.
Amesterdão quer acabar com uso de gás natural no aquecimento do lar

Amesterdão quer acabar com uso de gás natural no aquecimento do lar

Perto de 90% das casas na capital holandesa utiliza o gás natural como fonte de energia para se aquecer e cozinhar. Mas esta realidade está em vias de mudar. Além de querer reduzir a dependência face à Rússia - que lhe garante 50% do gás natural que consome -, Amesterdão quer converter-se numa cidade livre de emissão de CO2 e, para isso, pretende acabar totalmente com o uso deste combustível. O objetivo é que esta meta seja atingida até 2050, mas o plano já está em curso
Radiografia do dia: As cidades “mais inteligentes” do mundo

Radiografia do dia: As cidades “mais inteligentes” do mundo

Este gráfico indica quais são as 10 cidades “mais inteligentes” do mundo, segundo um estudo do IESE Business School (Instituto de Estudios Superiores de la Empresa) da Universidade de Navarra, Espanha. A liderar o ranking, que contempla 135 cidades de 55 países, está Tóquio (Japão). Londres (Reino Unido) e Nova Iorque (EUA) completam, por esta ordem, o pódio.