SIL 2026 abre portas do imobiliário em Lisboa de 23 a 25 de abril
Aquela que é a 29.ª edição do Salão Imobiliário de Portugal (SIL) regressa a Lisboa entre 23 e 25 de abril de 2026. A iniciativa volta a realizar-se na Feira Internacional de Lisboa (FIL), no Parque das Nações, e promete reafirmar-se como o “maior evento do setor imobiliário em Portugal”.
Produção na construção acelera crescimento para 3% em setembro
O Índice de Produção na Construção acelerou 0,3 pontos percentuais (p.p.) para um crescimento homólogo de 3,0% em setembro, impulsionado quer pelo segmento da construção de edifícios, quer da engenharia civil, divulgou esta quarta-feira (12 de novembro de 2025) o Instituto Nacional de Estatística (INE).
Construção vai parar seis meses à espera do IVA a 6%, dizem promotores
A construção habitacional vai ficar parada seis meses à espera da descida do IVA e isso "é o pior que pode acontecer", disse à Lusa o CEO da Associação Portuguesa de Promotores e Investidores Imobiliários (APPII), Manuel Maria Gonçalves.Numa reação ao anúncio do ministro das Infraestruturas e Habita
Luxo precisa de rapidez: “Licenças continuam morosas e dispendiosas”
A construção civil foi o ponto de partida, o início da história do Grupo Arliz fundado em Braga há mais de três décadas. Mais tarde, há cerca de cinco anos, viram a oportunidade de entrar na promoção imobiliária, desenvolvendo projetos de casas de luxo (mas não só).
Construção: setor do betão reclama mais fiscalização e segurança
Apertar a fiscalização nas obras, construir de forma mais segura, reduzir a pegada ecológica e aumentar o peso máximo das betoneiras de 32 para 36 toneladas. Estão identificadas as prioridades – ou os desafios – inerentes ao setor do betão em Portugal. Quem o diz é Luís Goucha, presidente da Associação Portuguesa das Empresas de Betão Pronto (APEB).
Construção em 2025: da crise de mão de obra à pressão dos custos
O setor da construção em Portugal olha para 2025 como (mais) um ano de desafios. A escassez de mão de obra qualificada continua a ser um dos maiores constrangimentos, agravado pela pandemia, que intensificou as dificuldades de contratação e retenção de talento.
Construção de casas: os 3 desafios globais para a oferta e procura
A construção residencial no mundo continua a enfrentar vários desafios, desde os conflitos geopolíticos ao aumento dos custos dos materiais, passando pelas mudanças nas políticas governamentais. E, neste contexto, as empresas de construção estão a centrar-se na eficiência e na inovação. Mas quais são os fatores que estão por detrás desta mudança de foco? E quais são as chaves para o sucesso? Explicamos tudo neste artigo tendo por base um estudo que envolveu 669 construtores residenciais de 17 países do mundo.
Obras em casa no verão? Quase metade dos pedidos ficam sem resposta
A alta procura por serviços de obras, associada à falta de mão de obra e ao fecho de empresas para férias, está a deixar milhares de portugueses sem solução para avançar com obras em casa e remodelações. Tanto assim foi que durant
Morreu o construtor amigo do Benfica e de Ricardo Salgado
O construtor e empresário José Guilherme, conhecido pela ligação ao Benfica e por ter dado 14 milhões de euros ao ex-banqueiro Ricardo Salgado, numa operação exposta no processo Monte Branco, morreu esta segunda-feira (dia 22 de agosto de 2024) aos 78 anos, confirmou o Benfica.
José Guilherme, além
Autoeuropa escolhe dstgroup para obra de 5 milhões
A dst foi a empresa escolhida pela Volkswagen Autoeuropa para a construção de uma nova ETARI (Estação de Tratamento de Águas Residuais Industriais) totalmente autónoma, em substituição da antiga, bem como a sua interligação com a rede de esgotos existente, em Palmela. Valor ronda os 5 milhões de euros.
Custos de construção aumentam em dezembro – mas estão a desacelerar
Em dezembro de 2023, os custos de construção de habitação nova aumentaram 1,8% em termos homólogos, menos 0,6 pontos percentuais (p.p.) que no mês anterior (2,4%). Os preços dos materiais apresentaram uma variação de -2,2% (-1,7% no mês anterior) e o custo da mão de obra aumentou 7,5%, menos 0,7 p.p. que em novembro. Em causa estão dados provisórios divulgados esta sexta-feira (9 de fevereiro de 2024) pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
Emprego na construção aumentou 5,8% em 2023 – e salários 12,4%
Apesar dos elevados custos dos materiais e mão de obra durante 2023, a construção em Portugal manteve-se produtiva. Quem o diz é o Instituto Nacional de Estatística (INE), indicando que a produção na construção cresceu 5,8% durante o ano passado, mais 3,5 pontos percentuais do que no ano anterior.
Construção de edifícios aumentou 3% em fevereiro
O setor da construção português foi posto à prova durante a pandemia e superou o desafio com distinção. A construção não parou e o número de licenças de casas para construir também continuou a crescer.
Faltam 70 mil operários no setor da construção (e no Norte só há 2.800 em formação)
O setor da construção continua a precisar de aumentar a mão de obra, sendo que patrões e sindicatos estimam que sejam necessários 70 mil operários, como eletricistas, montadores de ar condicionado e outros técnicos especializados. O Centro de Formação Profissional da Indústria da Construção Civil e Obras Públicas do Norte (CICCOPN) aumentou o fluxo de formações para responder à “elevada procura” das empresas, mas conta apenas com 2.800 formandos.
Construtor que deu prenda de 8,5 milhões a Salgado foi financiado por Montepio
José Guilherme, o construtor amigo do antigo presidente do BES Ricardo Salgado, foi financiado a título personal pela Caixa Económica Montepio Geral que lhe emprestou em 8,5 milhões de euros, entre março e abril de 2009. Nesse mesmo ano, o empreiteiro deu uma "prenda" do mesmo valor (entre outras verbas) ao banqueiro, num caso que está sob investigação.
Fundos comunitários e autárquicas prometem impulsionar obras públicas
Os concursos de obras públicas promovidos em 2016 prometem trazer a este segmento “outra pujança” a partir de 2017. Também os fundos comunitários e as eleições autárquicas, que se realizam em outubro, podem impulsionar o setor. No ano passado, 990 donos de obra contrataram empreitadas com um valor médio de 352.000 euros a 3.269 empresas, revela a Associação de Empresas de Construção, Obras Públicas e Serviços (AECOPS).
Cuidado com a reabilitação urbana! Especialistas avisam que está a ser feita com má qualidade
A febre da reabilitação urbana veio para ficar em Portugal. Uma tendência que está a dar uma nova vida aos centros históricos de Lisboa e Porto, por exemplo. Mas nem tudo são boas notícias, havendo especialistas a alertar para o facto de haver má qualidade nessa mesma reabilitação.
construtores contestam aumento das comissões cobradas pela banca
a associação dos industriais da construção civil e obras públicas do norte (aiccopn) revelou que o crédito à construção caiu 10 mil milhões de euros nos últimos cinco anos, considerando que a banca tem de ter “bom senso” nas taxas que cobra à construção.
construção com valor mais baixo de obras de sempre
o sector da construção atingiu, no primeiro trimestre deste ano e pela primeira vez desde que há registo, o valor mais baixo de encomendas em carteira, com apenas 5,6 meses de produção assegurada, avança a análise de conjuntura da federação portuguesa da indústria da construção e obras públicas (fep
transacções de casas atingem ritmo mais lento desde 2010
o relatório “portuguese housing market survey” de junho, produzido pela consultora royal institution of chartered surveyors (rics) e pela confidencial imobiliário (ci), concluiu que, as “transacções no mercado de compra e venda de casa” continuam a cair, sendo que “o ritmo desta queda é o mais lento
construção: crédito malparado baixava se estado pagasse as dívidas
o presidente da a associação de empresas de construção, obras públicas e serviços (aecops), ricardo gomes, considerou que os mais de 3.000 milhões de euros que o sector tem em crédito malparado podia ser reduzido para metade se o estado pagasse os 1.400 milhões de euros de dívida em atraso.
empresários da construção sem soluções para inverter queda do sector
os empresários da construção estão apreensivos quanto à sustentabilidade do sector, cuja situação continua a agravar-se, e não vêem quando essa tendência se poderá inverter.
construção pode perder 20 mil postos de trabalho
o presidente do sindicato da construção de portugal (scp), albano ribeiro, afirmou que o sector pode perder mais 20 mil postos de trabalho a curto prazo. “o sector atravessa uma situação que nunca atravessou", disse, citado pelo jornal de negócios (jdn).
crise leva construtores a fazer descontos de 50 mil euros nas casas (vídeo)
o sector imobiliário em portugal está a atravessar a pior crise dos últimos 21 anos. a garantia é deixada pelo presidente da associação dos profissionais e empresas de mediação imobiliária de portugal (apemip), luís lima, em declarações à rtp.
confiança dos promotores imobiliários nos estados unidos mantém-se nos mínimos
a incerteza e desconfiança do comprador na economia e no mercado de trabalho mantém os promotores americanos de pés e mãos atados, afirma bob jones, presidente da national association of home builders (nahb) segundo o índice de confiança dos construtores publicado pela nahb, as perspectivas no