Venda de imóveis do Estado com luz verde após chumbo de proposta do PS
Foi chumbada na Assembleia da República (AR), esta quinta-feira (20 de novembro de 2025), a proposta – apresentada pelo PS – de alteração ao Orçamento do Estado para 2026 (OE2026) que previa a proibição da venda de património imobiliário do Estado a utilizar para fins habitacionais. O Governo tem, assim, luz verde para prosseguir com os seus planos, já iniciados, de vender vários imóveis públicos, uma medida que visa (também) aumentar a oferta de casas no mercado, dando resposta à crise na habitacional.
Governo dos Açores lança 65 milhões de euros para habitação no PRR
Os 150 procedimentos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) destinados à habitação nos Açores, no valor de 65 milhões de euros, foram todos lançados, revelou esta terça-feira (18 de novembro de 2025) o Governo Regional.
Casas acessíveis “para portugueses” nascem de sonho holandês
Erik Vlieger chegou ao Algarve há cerca de 20 anos, onde investiu, sobretudo, em habitação e hotelaria com a Carvoeiro Branco. Mas o empresário holandês nunca desistiu do seu “sonho” de criar uma empresa nacional que levasse a habitação acessível mais além, para zonas como Lisboa, Coimbra e Porto.
Montar casas como legos? Projeto mostra o êxito da construção modular
Os blocos gigantes de betão – alguns pesam cerca de dez toneladas – são construídos e preparados numa fábrica no Montijo, na margem sul de Lisboa, e transportados de camião para Benfica, no coração da capital. Ali, na rua André de Resende, perpendicular à movimentada Avenida Gomes Pereira, está a nascer peça a peça, como se de um Lego se tratasse, um prédio com seis pisos e 18 apartamentos (com garagem) em regime de renda acessível. Um projeto de construção modular que sai do papel em tempo recorde pela mão da Junta de Freguesia de Benfica, sendo financiado a 100% pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), num investimento de pouco mais de três milhões de euros. O curto tempo de obra deste tipo de projetos “permite cumprir com os prazos do PRR”, tornando “toda a operação mais barata”, confidencia ao idealista/news o presidente da junta, Ricardo Marques.
Urbanismo: Governo está a rever o RJUE para agilizar processos
O Governo está a rever o Regime Jurídico da Urbanização e Edificação (RJUE) com vista a agilizar processos, cujo diploma ainda tem que passar pela Assembleia da República, revelou esta quinta-feira (14 de novembro de 2025) a secretária de Estado da Habitação. Falando na abertura do 17º Congresso da Ordem dos Arquitetos, em Évora, Patrícia Gonçalves Costa elencou medidas do Governo para enfrentar a crise habitacional, com destaque para a simplificação legislativa.
Do RJUE ao IVA a 6%: Governo compromete-se com habitação após OE2026
O imobiliário está expectante para saber mais detalhes sobre várias medidas da habitação que estão para sair da gaveta do Governo, mas que ainda não viram a luz do dia. Mas esta quarta-feira, dia 12 de novembro, foram reveladas várias novidades sobre esta matéria por Miguel Pinto Luz, ministro das Infraestruturas e da Habitação. Desde logo, o Governo quer que o IVA a 6% na construção tenha um efeito retroativo, quer agilizar a revisão do Regime Jurídico da Urbanização e da Edificação (RJUE) e ainda aplicar medidas para “reequilibrar forças entre inquilinos e senhorios”. Todas estas mudanças legislativas só serão levadas ao Parlamento após a discussão do Orçamento do Estado de 2026 (OE2026).
EntreCampos – Lote B2 traz apartamentos à antiga Feira Popular
Os terrenos da antiga Feira Popular de Lisboa, em Entrecampos, fizeram correr muito tinta. Certo é que ali está a nascer aquele que é um dos maiores projetos imobiliários da capital e do país, senão o maior: terá um novo parque verde e edifícios de habitação, escritórios e unidades de comércio e equipamentos. Falamos do EntreCampos, da Fidelidade Property, que já arrecadou, por exemplo, o prémio “Best New Mega Development” no MIPIM Awards 2025. Um dos edifícios de habitação é o EntreCampos – Lote B2, que será construído numa área de construção com cerca de 61.000 metros quadrados (m2).
Produção na construção acelera crescimento para 3% em setembro
O Índice de Produção na Construção acelerou 0,3 pontos percentuais (p.p.) para um crescimento homólogo de 3,0% em setembro, impulsionado quer pelo segmento da construção de edifícios, quer da engenharia civil, divulgou esta quarta-feira (12 de novembro de 2025) o Instituto Nacional de Estatística (INE).
Açores vai construir e reabilitar 350 casas com 50 milhões de euros
O Governo dos Açores está a investir cerca de 50 milhões de euros na melhoria do parque habitacional da região, com intervenções na área da construção e reabilitação em 349 moradias, através de fundos comunitários.“Temos 349 intervenções, via PRR [Plano de Recuperação e Resiliência], em construções,
Posso instalar uma casa pré-fabricada num terreno rústico?
A crescente procura por soluções residenciais mais rápidas e económicas levou muita gente a questionar se é possível adquirir ou instalar uma casa pré-fabricada — modular, móvel ou de madeira — num terreno rústico, e se tais imóveis podem ser comprados sem licença de obra. Explicamos-te tudo sobre este tema com fundamento jurídico.
Custos de construção sobem 4,8% em setembro
Os custos de construção de habitação nova em Portugal registaram uma subida homóloga de 4,8% em setembro de 2025, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), divulgados esta sexta-feira, dia 7 de novembro. "Em setembro de 2025, estima-se que os custos de construção de habitação nova tenham aumentado 4,8% em termos homólogos, 1,1 pontos percentuais (p.p.) acima do mês anterior." O aumento foi impulsionado sobretudo pelo custo da mão de obra, que cresceu 8,8%, enquanto o preço dos materiais registou uma variação de 1,4%.
Imobiliário e construção impulsionam criação de empresas em Portugal
Entre o início do ano e final de outubro, foram criadas 45.273 empresas em Portugal, o que corresponde a um aumento de 3,7% (+1.636 constituições) face ao mesmo período do ano anterior. É, de resto, o registo mais elevado dos últimos 20 anos, segundo dados divulgados esta sexta-feira (7 de novembro de 2025) pela Informa D&B. Um crescimento homólogo impulsionado pelos setores Atividades imobiliárias e Construção, que registaram aumentos de 23% (+1.025 constituições) e 16% (+805 constituições), respetivamente.
Construção vai parar seis meses à espera do IVA a 6%, dizem promotores
A construção habitacional vai ficar parada seis meses à espera da descida do IVA e isso "é o pior que pode acontecer", disse à Lusa o CEO da Associação Portuguesa de Promotores e Investidores Imobiliários (APPII), Manuel Maria Gonçalves.Numa reação ao anúncio do ministro das Infraestruturas e Habita
Grupo Hoti Hoteis entra no imobiliário com investimento de 80 milhões
O Grupo Hoti Hoteis anunciou esta quinta-feira (30 de outubro de 2025) que decidiu alargar a sua área de atividade ao setor do imobiliário, tendo avançado já com um investimento de 80 milhões de euros em Aveiro.
Governo espera ter IVA a 6% na construção em vigor até março de 2026
O ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, disse esta sexta-feira (31 de outubro de 2025) acreditar que o IVA a 6% na construção esteja em vigor até ao primeiro trimestre de 2026, com a sua discussão a ter início após a conclusão do processo orçamental.
TikToker ensina a montar casa pré-fabricada que comprou no AliExpress
Começas por adicionar capas de telemóvel e elásticos de cabelo e acabas no carrinho virtual do AliExpress com… uma casa pré-fabricada! A influência digital entrou no mundo imobiliário com um toque digno de meme: uma criadora de conteúdos no TikTok decidiu que não se contentaria com um sofá novo ou um gadget revolucionário, mas queria ir mais além. Escolheu uma casa modular pré-fabricada do AliExpress como o seu próximo “produto estrela”. O que parecia uma ideia viral revelou-se uma aposta arriscada, curiosa… e cheia de custos ocultos.
Construção de habitação pública: Governo aumenta limiares do ajuste direto
O Governo alargou os limiares do ajuste direto para construção de habitação pública ou a custos controlados. O objetivo, segundo se lê no decreto-lei publicado em Diário da República no dia 23 de outubro de 2025, é aumentar a “oferta habitacional” e dar resposta ao “desequilíbrio entre oferta e procura”.
Governo altera programa 1º Direito para assegurar execução do PRR
O Governo procedeu à alteração do 1º Direito - Programa de Apoio ao Acesso à Habitação, para assegurar a execução dos investimentos previstos no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), segundo um decreto-lei publicado esta segunda-feira (27 de outubro de 2025) no Diário da República.
Simplex Urbanístico 2026: impactos para Estado, municípios e cidadãos
O ano de 2026 promete ser um novo ponto de inflexão na arquitetura legislativa do urbanismo português. Após dois anos de vigência do Simplex Urbanístico de 2024, o Governo anuncia uma profunda reformulação do regime, prometendo uma “segunda geração” de simplificação administrativa.
Marcelo promulga diploma sobre programa 1º Direito
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou um diploma do Governo relativo ao programa 1º Direito, de forma a dar resposta “a alguns dos constrangimentos identificados na execução do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR)”. O 1.º Direito - Programa de Apoio ao Acesso à Habitação, recorde-se, visa apoiar a promoção de soluções habitacionais para pessoas que vivem em condições habitacionais indignas e com pouca capacidade financeira.
Descarbonização do imobiliário? “Há ainda um longo caminho a percorrer”
Descarbonização. Eficiência energética. Sustentabilidade. Tecnologia. Inteligência Artificial (IA). Tudo termos que passaram a fazer parte do léxico relacionado com o setor imobiliário e da construção. Em entrevista ao idealista/news, Rui Ferreira, líder da área de negócio Electrification da ABB (multinacional com sede na Suíça) em Portugal, diz não ter dúvidas de que “há ainda um longo caminho a percorrer no que diz respeito à descarbonização do setor imobiliário”, sendo o setor da construção e a utilização de edifícios responsáveis por uma parte significativa das emissões de CO2.
IVA na reabilitação urbana: Fisco acerta contas com construtoras
Várias empresas ligadas ao setor da promoção imobiliária e construção terão pago IVA a menos em empreitadas de reabilitação urbana (6% em vez de 23%), estando agora a ser contactadas pelo Fisco para fazer o acerto de contas. Em causa está um esclarecimento do Supremo Tribunal Administrativo que apanhou o setor de surpresa em março, tendo a Autoridade Tributária (AT) avançado com a emissão de liquidações adicionais de IVA em projetos imobiliários nos últimos meses.
Bruxelas quer 1,3 milhões de casas novas ou renovadas na UE
A Comissão Europeia trabalha com o Banco Europeu de Investimento para disponibilizar 1,3 milhões de casas novas ou renovadas na União Europeia, anunciou esta quinta-feira (16 de outubro de 2025) a presidente do executivo comunitário, Ursula von der Leyen, descrevendo a crise habitacional como “fonte de ansiedade”.
Falta de mão de obra trava construção em Portugal, diz ministro
O ministro da Economia e da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida, considerou esta terça-feira, dia 14 de outubro, que falta mão de obra em Portugal e que pode ser uma das razões para a falta de habitação.Na audição regimental na Comissão de Reforma do Estado e Poder Local, o ministro admitiu qu
Crescimento da produção na construção abranda para 2,6% em agosto
O índice de produção na construção desacelerou 0,4 pontos percentuais (p.p.), para um crescimento homólogo de 2,6% em agosto, resultado particularmente influenciado pela evolução da construção de edifícios, divulgou esta segunda-feira (13 de outubro de 2024) o Instituto Nacional de Estatística (INE).