
Truques incríveis para aproveitar os espaços mortos da casa
Num mundo que considera cada vez mais (tardiamente) a sustentabilidade e noções de minimalismo e luta contra o consumo excessivo e o desperdício, a ideologia organizacional das nossas casas e da nossa mente nunca foi tão importante.

Halloween 2020: as ideias de decoração dos maiores influenciadores do Instagram
O dia mais assustador do ano está aí à porta.

O semáforo da Covid-19 para se poder viajar pela Europa - maior parte do território no vermelho
O Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças (ECDC) começará a divulgar um mapa semanal sobre a situação da pandemia do novo coronavírus na Europa. O mapa é baseado nos dados reportados pelos Estados da União Europeia (UE) ao Sistema Europeu de Vigilância (TESSy).

Fatura da luz alta com equipamentos eficientes? Os comportamentos têm (também) de ser eficientes
Fazer com que a fatura da eletricidade baixe é um desafio para muitos portugueses, já que esta é uma elevada despesa a ter em conta no final do mês. Muitas pessoas optam por comprar eletrodomésticos mais eficientes, numa tentativa de baixar o consumo de energia, mas nem sempre surte efeito. Porquê? Devido ao efeito ricochete ou ‘rebound’. Explicamos-te tudo sobre este assunto neste artigo, preparado pela Deco – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor para o idealista/news.

As “gurus” da organização chegaram ao Neftlix e vão pôr toda a gente a arrumar a casa
Há um novo fenómeno na internet. E não se chama Marie Kondo. As “gurus” da arrumação Clea Shearer e Joanna Teplin, duas mães de Nashville, outrora desempregadas e fundadoras da empresa The Home Edit, chegaram ao Netflix com um programa que promete pôr toda a gente a organizar a casa.

Covid-19: “Nota-se uma afluência enorme e nunca vista na procura de casas nos meios rurais”
Ao longo dos 20 anos de atividade, a PortugalRur, com sede em Proença-a-Nova, tem vindo a fixar gente no interior de Portugal, famílias que recuperam casas, ajudam a combater a desertificação, alavancando a economia e o comércio local.

Os portugueses e a casa: um espaço de família e descanso, mas de onde procuram sair todos os dias
A casa tornou-se um refúgio para a maior parte dos portugueses onde, devido ao confinamento, nos vimos obrigados a passar mais tempo. Para a grande maioria, a casa é o espaço associado sobretudo à família, mas também ao descanso e ao conforto. E se é verdade que as casas se transformaram por causa da pandemia da Covid-19, e passaram a ser muito mais do que o espaço onde chegamos ao fim do dia de trabalho - para quem não está desempenhar funções remotamente - , atualmente sete em cada dez portugueses procuram sair dela todos os dias.

Dispensário de Alcântara em Lisboa vai ser transformado em edifício de habitação
A Câmara de Lisboa aprovou, de forma condicionada, um projeto de arquitetura para renovar e ampliar o edifício do Dispensário de Alcântara, transformando-o em habitação, com críticas do BE e PCP. Serão construídas oito habitações, prevendo-se “a preservação das fachadas originais” do edifício, “a criação de um piso em cave para estacionamento coberto, com 19 lugares, arrumos e áreas técnicas, bem como a reposição da estabilidade estrutural do edifício”, de acordo com a proposta da autarquia, a que a Lusa teve acesso.

Vila Nova de Cerveira vai construir 44 habitações a custos controlados
A Câmara de Vila Nova de Cerveira vai construir 44 habitações destinadas a jovens e para "colmatar" necessidades identificadas no concelho, onde "há uma década não se constrói nem a custos controlados nem sociais".

Flexibilidade laboral vira moda no pós-pandemia: 92% dos líderes nacionais perspetiva este cenário
A pandemia da Covid-19 “obrigou” muitos portugueses a trabalhar a partir de casa, um cenário que parece ter vindo para ficar, com a flexibilidade laboral a ganhar força nos últimos tempos. E tudo indica que se deverá manter no futuro. Os números são reveladores desta tendência: em 2019, apenas 15% das empresas em Portugal indicava ter um regime flexível, bem menos que os 86% registados este ano. E mais: 92% dos líderes nacionais preveem a permanência deste modelo na fase pós-pandemia. Estas são algumas das conclusões de um estudo realizado pela Microsoft com a Boston Consulting Group e a KRC Research, realizado em 15 países europeus, incluindo Portugal.

As casas do futuro vão ser multifunções, no campo e “à prova” de pandemia
A casa é, desde sempre, um espaço fundamental. Mas a pandemia veio reforçar esta importância: passou a ser, para muitos, não só o lugar da vida em família, mas a escola, o escritório, o ginásio e até um espaço de convívio.

Cadastro rústico vai avançar em 153 municípios da região centro e norte
O alargamento do cadastro simplificado foi anunciado pelo Governo em 2018, com um projeto-pilojo, e ficou em ‘banho maria’ até então. Sabe-se agora que deverá arrancar em breve e o alvo serão 153 municípios da região centro e norte, o equivalente a cerca de 3,7 milhões de hectares e 8.694.011 matrizes prediais. Destas, apenas 2.740.544 têm o registo feito.

Centros comerciais: vendas das lojas estão a recuperar, mas ainda com quebras de 19,7%
Os centros comerciais foram um dos setores mais afetados pela pandemia, e um dos últimos a abrir portas depois do confinamento. Ainda assim, já está a dar alguns sinais positivos ao mercado. Apesar de as vendas no passado mês de setembro, nos 93 conjuntos comerciais representados pela Associação Portuguesa de Centros Comerciais (APCC), terem registado uma quebra de 19,7% face ao mês homólogo do ano passado, há uma recuperação em comparação com os meses anteriores.

Sacyr Somague acaba de ganhar novos projetos nos Açores – e também vendeu a operação em Angola
A Sacyr Somague conquistou dois novos contratos, ambos nos Açores: um para a construção da Ponte-Cais no porto das Lajes das Flores e outro para a construção de novas instalações para a Escola Básica Integrada de Arrifes, que representam um total de 18,1 milhões de euros de carteira para a empresa.

Ocupação de escritórios está dinâmica no Porto e a abrandar em Lisboa
O mercado de escritórios está a reagir à pandemia da Covid-19 de forma distinta em Lisboa e no Porto: em setembro foram ocupados 8.070 metros quadrados (m2) na Invicta – um dos melhores meses do ano – enquanto na capital foram apenas tomados 4.642 m2. No acumulado do ano, o mercado do Porto está 28% acima de 2019, com 38.650 m2 ocupados entre janeiro e setembro. Em Lisboa, pelo contrário, a atividade decresceu 30% em termos homólogos, tendo sido ocupados apenas 102.041 m2 até setembro.

Keller Williams mantém planos de crescimento para Portugal em tempos de pandemia
A Keller Williams (KW) Portugal está e quer continuar a crescer em Portugal, tendo quase duplicado, em ano e meio - e com a pandemia pelo meio -, o número de ‘market centers’ (agências) que tem, para 26. A mediadora imobiliária espera, até final do ano, abrir mais uma unidade, sendo que atualmente tem cerca de 1.900 colaboradores. Hoje e amanhã (terça-feira, dia 20 de outubro de 2020), a KW Portugal vai receber pela primeira vez o Mega Camp, um evento de formação do ramo imobiliário, num formato digital e aberto a todo o setor.