
Dois em cada cinco carros portugueses têm mais de 15 anos
Os carros portugueses estão a ficar cada vez mais “velhos”. A idade média das viaturas passou de 7,2 anos em 2010, para 12,6 anos em 2017. Segundo as contas da Associação Automóvel de Portugal (ACAP), em sete anos o número de ligeiros de passageiros com mais de 15 anos também aumentou: passou de 863.496 para 1.886.899. Um aumento de mais de um milhão de viaturas.




Descobre o “glamping”: a nova forma de viver a natureza sem renunciar ao glamour
O que é que acontece quando os alojamentos de luxo encontram a natureza? Nasce o ¡Glamping'. Uma fusão entre o glamour e o camping, que representa a nova fronteira do turismo verde e sustentável. O idealista/news foi em reportagem ao Gauging Torre Sabea, na região de Pugli, em Itália. Nada melhor para arrancar a semana do que uma dica destas para começares já pensar nas próximas férias.




10 casas incríveis que os arquitetos famosos desenharam para si próprios
Não, hoje não te vamos mostrar residências aleatórias que os arquitetos famosos projetaram para alguns clientes. Desta vez decidimos apresentar-se peças “gloriosas”, que esses maestros dos desenhos de casas decidiram construir para si próprios. A começar do zero com liberdade para criar e definir pormenores à sua imagem e semelhança. Assim nasceram algumas das obras mais marcantes. Vale a pena espreitar.

Governo quer saber qual é o tempo médio que uma família permanece numa casa
O Governo quer saber qual é o tempo médio de permanência de uma família numa habitação nos vários regimes existentes. O anúncio foi feito pela secretária de Estado da Habitação Ana Pinho, que adiantou que o Executivo está a recolher mais informações sobre a matéria.

Oito imóveis do Centro Hospitalar de Lisboa Central vão a leilão esta quinta-feira
O Centro Hospitalar de Lisboa Central vai leiloar, a 27 de setembro, oito imóveis localizados no centro histórico da capital. Eram nove os imóveis que iam a leilão, mas a Câmara Municipal de Lisboa anunciou entretanto que iria comprar um dos edifícios, onde funciona uma creche.
Lei “esquecida” faz com que fundos imobiliários mantenham isenção de IMT
A isenção de Imposto Municipal sobre Transmissões (IMT) dos fundos de investimento imobiliário, que se julgava estar extinta desde 2016, afinal mantém-se. Isto porque não foi revogada uma lei de 1987, o que acabou por manter o benefício fiscal. Os pedidos de devolução do imposto já ultrapassam os 20 milhões de euros.

Gigante da canábis quer investir 20 milhões em Portugal e recrutar 100 pessoas
A empresa canadiana Tilray – já é a mais valiosa do mundo no setor de canábis e está ao rubro na bolsa – estima investir, até 2020, cerca de 20 milhões de euros em Portugal na produção de canábis medicinal para abastecer o mercado europeu, e recrutar até ao final do ano 100 pessoas para a sua unidade de produção em Cantanhede, Coimbra.

Adeus plástico? As marcas que estão já a reduzir o uso deste material
Há cada vez mais marcas a dizer adeus ao plástico. Ou pelo menos a tentar. McDonald’s, Starbucks, Lidl, IKEA, Adidas, Marriott, Intermarché e PepsiCo, são alguns dos nomes que já mostraram comprometidos com a redução do consumo de plástico. Como? Retirando das suas lojas os produtos de uso único e descartável, como palhinhas, pratos, copos, sacos de congelação ou de lixo.

Imobiliário de luxo ao rubro: Quintela e Penalva faz 134 vendas em seis meses por 94 milhões
A imobiliária Quintela e Penalva – Real Estate realizou no primeiro semestre do ano 134 negócios, num valor total de 94 milhões de euros em volume de transação de vendas. A área residencial representou 71% das vendas, sendo que o valor médio por transação foi de 700.000 euros.

Direito de preferência pelos arrendatários aprovado no Parlamento
A Assembleia da República já aprovou o novo diploma que assegura o direito de preferência dos arrendatários na transmissão de habitações – foram introduzidas as propostas do PS e do PSD relativamente ao requisito de "local arrendado há mais de dois anos".

Só o consórcio Amorim/Vanguard está na corrida à compra dos ativos da Herdade da Comporta
O consórcio formado pelo fundo Vanguard Properties e pela Amorim Luxury foi o único a entregar uma proposta vinculativa para comprar os ativos imobiliários do Fundo Especial de Investimento Imobiliário Fechado (FEIIF) da Herdade da Comporta. A mesma será analisada em outubro em assembleia-geral.

Vendem-se mais casas usadas que novas (e preço está a subir o dobro)
As casas têm vindo a subir constantemente em Portugal e o aumento médio nacional dos preços é, sobretudo, mais significativo nas habitações usadas, ainda que os imóveis novos também estejam mais caros e se vendam cada vez mais. No total, o valor das vendas no segundo trimestre deste ano atingiu os 6,2 mil milhões de euros, mais 34,9% do que no mesmo período de 2017. Tudo isto (e muito mais que te contamos agora) mostram os dados mais recentes do Instituto Nacional de Estatística (INE).