
Quais são as maiores fontes de receita do Estado?
No próximo ano o Estado português espera arrecadar cerca de três mil milhões de euros somando taxas, multas, juros e outras penalidades, de acordo com a proposta de Orçamento do Estado para 2019 (OE2019). Mas, afinal, onde é que o Governo vai buscar mais dinheiro? No topo da lista aparecem as portagens, que ao todo vão permitir um encaixe de mais de 443 milhões de euros.

Zona ribeirinha, o novo pólo de atração dos hotéis internacionais em Lisboa
O turismo veio para ficar em Portugal, havendo cada vez mais investidores estrangeiros interessados em apostar no setor hoteleiro, nomeadamente em Lisboa. Só na capital vão nascer, dentro de quatro anos (em 2022), seis novos hotéis, segundo a consultora Essentia. E mais: são seis cadeias que se vão estrear em território nacional.




O rústico levado ao extremo: cabanas de madeira num parque natural do Canadá
Todas as quartas-feiras apresentamos um hotel com encanto. E desta vez é hora de fazer as malas e viajar até ao país dos lagos, o Canadá. Mais concretamente ao Les Refuges Perchés, em Mont-Tremblant, composto por 10 acolhedoras cabanas de madeiras rodeadas daquela que será uma das paisagens mais bonitas do mundo.




Aogashima, a aldeia dentro de um vulcão onde vivem 170 pessoas
A vida floresce nos lugares mais inesperados, e não nos referimos apenas à vida animal ou vegetal. A galeria de hoje é por isso dedicada a Aogashima, uma ilha vulcânica no arquipélago de Izu, no Japão, localizada a 320 quilómetros (km) ao sul de Tóquio, onde vivem 170 pessoas. Curioso?

Fisco quer passar a notificar contribuintes através da Internet
O Fisco está a estudar a possibilidade de alterar a forma de notificação de contribuintes que não recebem cartas ou não as levantam nos correios. A solução será a de passar a divulgar os editais na Internet, criando-se um espaço público para o efeito no Portal das Finanças.

Marechal 720: vai nascer um novo condomínio de luxo na Foz do Porto
Chama-se Marechal 720 e é um condomínio de luxo que está a nascer numa das mais nobres, sofisticadas e cosmopolitas avenidas portuenses. Inserido em plena zona da Foz, o novo projeto reúne 14 apartamentos de tipologias invulgares, com áreas entre os 379 e os 656 metros quadrados (m2). Os preços arrancam nos 850.000 euros.

41.000 euros o metro quadrado? É o que se paga no 'mundo' de Abramovich
Roman Abramovich comprou uma luxuosa casa de férias na exclusiva zona de Château de la Croë, no Sul de França, há cerca de uma década. E esta operação continua a dar que falar na imprensa internacional. Tudo porque, o milionário russo subvalorizou o imóvel e tem, desde 2006, fugido aos impostos sobre património, no valor de 1,2 milhões de euros, continuando a tentar escapar-se ao pagamento da fatura enviada pelas autoridades locais.

Casas de luxo ao rubro: procura em Portugal ronda os 3 milhões de euros
O mercado de imóveis de luxo continua a crescer, debaixo da mira de investidores nacionais e estrangeiros. Segundo os dados do portal da Luxury Estate em 2017, a procura média para este setor fixou-se nos quase três milhões de euros, no primeiro semestre de 2018. Os portugueses são quem mais procura casas de luxo, seguidos dos brasileiros e franceses.

Portugal entre os 10 países onde se trabalha mais anos
A idade da reforma tem vindo a aumentar na generalidade dos países, ainda que o número de pessoas a requerer a reforma antecipadamente também tenha subido. Mas nem em todos os lado é assim. A Coreia do Sul, onde as pessoas se reformam mais tarde – 72 anos e um mês –, é também o país onde tanto homens como mulheres trabalham mais 11 anos do que a idade oficial para abandonarem a vida laboral.

Helena Roseta demite-se após PS ter adiado votação do arrendamento
Helena Roseta apresentou esta terça-feira a demissão do Grupo de Trabalho da Habitação, Reabilitação Urbana e Políticas de Cidade. Uma decisão que surge na sequência do PS ter pedido para adiar para depois da votação global do Orçamento do Estado de 2019 o processo de votação das propostas de lei do Governo sobre arrendamento urbano, arrendamento acessível e alterações da fiscalidade do imobiliário.
AIMI: Como recuperar o que se paga deste imposto ao Estado
A fatura é gorda e pesa quando chega a hora de pagar o Adicional ao Imposto Municipal sobre Imóveis (AIMI) às Finanças. Mas há forma de recuperar parte do imposto que incide sobre os imóveis com um valor patrimonial tributário (VPT) superior a 600 mil euros. Como? Através do IRC ou do IRS, no caso de empresas ou particulares, quando os imóveis estão no mercado de arrendamento, por via de deduções fiscais. Há situações em que o AIMI acaba por ser de soma zero para os contribuintes.

Novo coordenador do PS para a habitação tem empresas imobiliárias
Hugo Pires, escolhido pelo Partido Socialista (PS) para substituir Helena Roseta na coordenação do grupo de trabalho parlamentar sobre habitação, depois de esta se ter demitido, tem duas empresas ligadas ao setor imobiliário.