Notícia do dia 31 de janeiro de 2019

Agricultura biológica ganha adeptos em Portugal e na UE

Agricultura biológica ganha adeptos em Portugal e na UE

Há cada vez mais consumidores a procurar alimentos de origem biológica. Na UE, a área orgânica correspondia a 12,6 milhões de hectares em 2017, o que representa um uso de apenas 7% na área total de agricultura. Um valor idêntico ao verificado em Portugal, conclui o Eurostat.
Co-living à procura de espaço em Portugal: a tendência mundial que pode virar moda

Co-living à procura de espaço em Portugal: a tendência mundial que pode virar moda

O termo co-living promete fazer correr muita tinta nos próximos tempos. Em Portugal ainda existem apenas aproximações a este conceito, que pode revolucionar a forma como se vive numa casa partilhada. Esta é uma das conclusões a retirar do evento “Co-living: Get inside the millennial-inspired co-living boom”, que se realizou esta quarta-feira (30 de janeiro de 2019) e foi organizado pela Associação Portuguesa dos Promotores e Investidores Imobiliário (APPII).

Impulsionar o mercado de escritórios é um dos desafios imobiliários para 2019

A procura das grandes multinacionais para a instalação de escritórios ou espaços de co-working em Portugal segue a todo o vapor. A oferta, por outro lado, ainda é tímida, e não consegue dar resposta imediata a quem escolheu Portugal para investir. Maria Empis, diretora de research da JLL, considera que os escritórios são “sem sombra de dúvida” o grande desafio de 2019.

Preços das casas vão começar a subir também nas periferias

Depois do centro das cidades, as periferias. É nas zonas limítrofes que está agora o maior potencial de valorização das casas, que tem vindo a crescer ininterruptamente. Segundo os especialistas, nos bairros e zonais centrais das duas principais cidades do país os preços já subiram “o que tinham para subir”, atingindo “valores inacessíveis para muitas famílias”. 
Arrancou a construção do segundo de 12 edifícios do Prata Living Concept

Arrancou a construção do segundo de 12 edifícios do Prata Living Concept

O projeto Prata Living Concept é uma aposta forte da Vic Properties, que aquiriu as Unidades de Participação do Fundo de Investimento Imobiliário Fechado (FIIF) Lisfundo, responsável pelo desenvolvimento do projeto, revelou a Norfin, gestora do FIIF Lisfundo. Já arrancou a construção do segundo de 12 edifícios que integram o projeto.

“É evidente que houve má gestão na CGD” e que “teve custos”, diz Mário Centeno

O ministro das Finanças, Mário Centeno, admitiu, no Parlamento, que houve “má gestão” na Caixa Geral de Depósitos (CGD) e que isso “teve custos”. Uma conclusão que vai ao encontro da auditoria da EY a 15 anos de gestão do banco estatal, cujos resultados preliminares mostram que a instituição financeira emprestou dinheiro mesmo quando tinha pareceres desfavoráveis da sua Direção de Risco.
Comprar casa em Lisboa já chega a custar 4.532 euros por metro quadrado

Comprar casa em Lisboa já chega a custar 4.532 euros por metro quadrado

Os preços das casas em Portugal continuam a subir em flecha. No terceiro trimestre do ano passado o preço mediano do metro quadrado (m2) das casas vendidas no país foi de 984 euros. Lisboa é, de resto, a campeã dos preços: é a cidade mais cara do país para comprar casa. A mediana de preços no município fixou-se nos 2.753 euros por m2, e já há cinco freguesias a superar os 3.500 euros por m2. 

Lisboa: há duas freguesias onde o preço das casas subiu mais de mil euros por m2 num ano

Lisboa é a campeã dos preços das casas. O preço mediano de venda na capital atingiu os 2.877 euros por metro quadrado (m2) no terceiro trimestre do ano passado, mais 24,3% que no período homólogo. Os preços subiram em todas as freguesias, à exceção do Parque das Nações, mas há dois nomes a destacar-se: nas freguesias de Santo António e Avenidas Novas o preço das casas subiu mais de 1.000 por m2 num ano.
É nestes 10 municípios portugueses que é mais caro e barato comprar casa

É nestes 10 municípios portugueses que é mais caro e barato comprar casa

Portugal é um país de contrastes. O que é fácil de comprovar (também) a partir do preço de venda das casas. Em Lisboa, onde se encontram os imóveis mais caros do país, a diferença do preço mediano de venda face ao município da Pampilhosa da Serra, que está na cauda da tabela, é avassaladora: 2.877 euros por metro quadrado (m2) contra... 130 euros por m2.