Todas as quartas feiras apresentamos um hotel com encanto. E desta vez mostramos um exemplar bem diferente do habitual: um alojamento de luxo para cães e gatos, localizado em Vila do Conde, que já faz “furor” além-fronteiras.
Os milionários viram as respetivas fortunas aumentar num ano, o que significa que a riqueza continua a estar mal distribuída. Os dados mais recentes – constam no último relatório da Wealth-X – não deixam margem para dúvidas: o número de milionários (com uma fortuna avaliada entre 5 e 30 milhões de dólares) aumentou 10,2% em 2019 face ao período homólogo, chegando agora aos 2,67 milhões em todo o mundo.
A Câmara Municipal do Porto (CMP) vai instalar, no âmbito do projeto Porto Solar, sistemas fotovoltaicos em 29 coberturas de edifícios municipais, 25 dos quais escolas da rede pública municipal. O objetivo é, além de conseguir uma poupança considerável no consumo de energia elétrica, diminuir a emissão para a atmosfera de gases com efeitos de estufa em 500 toneladas por ano.
A taxa de juro implícita no conjunto dos contratos de crédito à habitação recuou em janeiro de 2019 pelo sexto mês consecutivo: fixou-se em 1%, o valor mais baixo desde que o Instituto Nacional de Estatísticas (INE) tem registos (janeiro de 2019) – o anterior mínimo data de junho de 2017 (1,007%).
O banco Millennium bcp tem à venda um loteamento em Monte Santos, no concelho de Sintra, por 13,5 milhões de euros. Trata-se de um ativo herdado na sequência de um processo de insolvência. O loteamento tem um projeto aprovado que prevê a construção de moradias, de um hotel de cinco estrelas e de uma zona comercial.
A imobiliária Zome, que nasceu em abril de 2019 na sequência da fusão da KW Business e da KW Prime, quer duplicar a atual rede de ‘hubs’ (lojas) até final do ano. Atualmente tem 18 espaços, 13 em Portugal e cinco em Espanha.
O edifício nº 19 da Rua Joaquim António Aguiar, localizado junto à praça do Marquês de Pombal, no coração de Lisboa, mudou de mãos, tendo sido vendido pela Assimec – Grupo A Silva e Silva à Associação de Futebol de Lisboa (AFL), que ali instalará a sua nova sede (atualmente está sediada na Rua Nova da Trindade). O valor da transação não foi revelado.
O Alojamento Local (AL) parece estar a “roubar” hóspedes ao setor hoteleiro, pelo menos a ver pelos números revelados recentemente pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). Em causa estão dados preliminares relativos ao ano de 2019.
O alerta de fraude foi publicado no Portal das Finanças, sendo referido que a Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) tem conhecimento de que alguns contribuintes têm recebido mensagens de correio eletrónico provenientes de endereços como info.AQ0@portaldasfinancas.gov.pt ou outros similares nas quais é pedido que se carregue num link que redirecciona os utilizadores para sites maliciosos.
Portugal continua na mira dos investidores e há mais uma empresa estrangeira a apostar no território nacional. A espanhola Urbania, que investe em mercados alternativos, está a negociar um terreno em Lisboa para construir um empreendimento residencial para arrendar, numa lógica de "build-to-rent", e pretende estabelecer parcerias público-privadas para levantar os seus projetos nesta área.
Os atrasos nos processos de licenciamento de obras (de reabilitação urbana e de construção nova) e os elevados custos de construção, que aumentaram nos últimos tempos, há muito que são apontados pelos promotores imobiliários como um entrave ao investimento. Um cenário que tem consequências, nomeadamente porque atrasa a chegada ao mercado de novos projetos residenciais.
O Governo quer atrair mais empresários e trabalhadores para o interior do país e criou um programa de apoio para o efeito. Mas lembra que não será preciso ir viver quase para a fronteira de Espanha para usufruir deles.
Recebe as nossas últimas notícias no teu endereço eletrónicoSubscrever