
266 Liberdade (ex-DN) concluído no verão: 60% das casas já têm dono e penthouse continua sem preço
O edifício do Diário de Notícias (DN), como é conhecido, está a ganhar uma segunda vida como emprreendimento residencial. Ali, em plena Avenida da Liberdade, junto ao Marquês de Pombal, no coração de Lisboa, estão a nascer 34 apartamentos de luxo, dos quais 60% já têm dono, revela ao idealista/news Aniceto Viegas, diretor-geral da promotora imobiliária Avenue, que comprou o imóvel no final de 2016 por cerca de 20 milhões de euros.

EXEO, o projeto de escritórios com 70.000 m2 na Expo que está a atrair (muitos) inquilinos
Chama-se Exeo Office Campus e é um complexo de escritórios que está a nascer no Parque das Nações, em Lisboa, “pela mão” da Avenue. São três edifícios que têm, ao todo, 70.000 metros quadrados (m2). Apesar de ainda estar a ser construído, há já muitas empresas interessadas em arrendar um espaço, revela ao idealista/news Aniceto Viegas, diretor-geral da promotora imobiliária Avenue.

Autoeuropa destrona Petrogal e é (14 anos depois) a maior exportadora
A Autoeuropa foi a maior exportadora em 2019, algo que não acontecia desde 2005. A petrolífera Petrogal, que liderou o ranking durante 10 anos (entre 2008 e 2018), foi agora destronada pela fábrica de Palmela.

Uma oferta de trabalho única: até 180.000 euros para gerir um palácio no Médio Oriente
As ofertas de trabalho relacionadas com o mundo “premium” estão na ordem do dia. Desta vez, a vaga está no Médio Oriente. Uma família árabe está à procura de alguém para gerir o seu palácio, e oferece entre 120.000 e 180.000 euros anuais aos candidatos – ou seja, 15.000 euros por mês.

Obras em casa: qual é o melhor tipo de pavimento para usar?
O chão é um dos principais focos de atenção quando se pensa em fazer obras em casa. E dependendo dos gostos, necessidades e orçamentos disponíveis, existem no mercado várias soluções a ser consideradas. Hoje, no Deco Alerta damos uma ajuda neste tema, para que escolhas o material adequado.

Avenue vai investir mais 150 milhões em Portugal: “60% a 80% dos imóveis são vendidos em planta”
A Avenue “aterrou” em Portugal em 2015. Desde então investiu 225 milhões de euros em nove projetos no país: oito residenciais de luxo – seis em Lisboa e dois no Porto – e um de escritórios, também na capital. A joia da coroa é o 266 Liberdade, o emblemátido edifício do Diário de Notícias.

Edifício Pharmacia no Porto chega ao mercado com preços médios de 5.100 euros/m2
O condomínio residencial de luxo que está a nascer no edifício da antiga Faculdade de Farmácia do Porto, na zona de Cedofeita, terá 49 apartamentos, com preços médios de venda de 5.100 euros por metro quadrado(m2), posicionando-o num segmento de mercado alto. A comercialização oficial do empreendimento do Grupo Violas Ferreira está prevista para arrancar em abril deste ano. Em fase de pré-comercialização, o imóvel está já a ser lançado em eventos internacionais e a ser apresentado à carteira de clientes.




Esta minicasa monta-se em duas horas (e é perfeita para criar um escritório ou ginásio)
O movimento das minicasas advoga a simplificação da vida, e essa simplicidade reflete-se num dos espaços em que passamos mais tempo: a nossa casa. Existem muitos, muitos exemplos, cada um com alguma inovação ou algum detalhe que, sem perder a essência, os diferencia das demais.

Tesla na Europa: tribunal alemão trava construção de fábrica em Berlim
A marca de carros elétricos Tesla anunciou, em novembro de 2019, que pretende construir uma fábrica na Europa, mais precisamente em Berlim, na Alemanha. E para cumprir o objetivo de ter esta unidade operacional em meados do próximo ano, a empresa norte-americana decidiu arriscar e avançar sem a devida licença para a construção da Gigafactory. Agora, um tribunal alemão decretou a interrupção imediata dos trabalhos da fabricante automóvel liderada por Elon Musk.

Antiga fábrica da Confiança em Braga volta ao mercado em março com novas regras
O edifício que acolheu, em Braga, a produção de sabonetes e de perfumes da Confiança até 2005 foi colocado à venda, em hasta pública, no passado dia 14 de fevereiro. Mas a sessão ficou vazia e acabou em dois minutos, sem a apresentação de propostas de interessados em pagar, pelo menos, o valor-base de 3,65 milhões de euros. A Câmara Municipal de Braga não se deu, no entanto, por vencida e já agendou um novo ato para voltar a colocar o ativo imobiliário no mercado. O próximo dia 11 de março é a data escolhida.

Benefícios fiscais por mais um ano: Governo prolonga prazo até nova avaliação do Fisco
O Governo decidiu prolongar, por mais um ano, 16 benefícios fiscais que estavam em risco de caducar, até que o Fisco faça uma nova avaliação - entre os incentivos prorrogados estão, por exemplo, isenções de IRS, IRC, IVA, e imposto de selo.

Contratos de arrendamento terão taxas de IRS progressivas
Independentemente da duração inicial do contrato de arrendamento, as renovações dos mesmos é que irão determinar, sempre que ocorrerem, a taxa de IRS a aplicar aos rendimentos que venham a ser obtidos. De acordo com um despacho do secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, esta é uma das regras que o Fisco deverá aplicar quando for efetuar a liquidação de IRS aos rendimentos prediais dos contratos de arrendamento de longa duração.

Pausas para café ou fumar no horário de trabalho podem (ou não) ser descontadas em Portugal?
A justiça espanhola autorizou a Galp Energia a descontar no tempo útil de trabalho as pausas que os trabalhadores fazem para fumar, beber café ou tomar o pequeno-almoço. O caso fez correr muita tinta e lançou a dúvida, também, em Portugal. Será que a legislação portuguesa prevê a aplicação desta prática? O código laboral diz que sim.