Em causa está um projeto que custará um milhão de euros, um investimento que está a cargo da empresa municipal Domus Social.
Comentários: 0
Porto: câmara vai instalar sistemas fotovoltaicos em 29 edifícios municipais
Andreas Gücklhorn on Unsplash

A Câmara Municipal do Porto (CMP) vai instalar, no âmbito do projeto Porto Solar, sistemas fotovoltaicos em 29 coberturas de edifícios municipais, 25 dos quais escolas da rede pública municipal. O objetivo é, além de conseguir uma poupança considerável no consumo de energia elétrica, diminuir a emissão para a atmosfera de gases com efeitos de estufa em 500 toneladas por ano.

“O concurso público está lançado e a instalação inicial de uma potência de 1MW (megawatt) vai diminuir a utilização de energia elétrica proveniente da rede em cerca de 27%, num total de 1,4 GWH (gigawatts) por ano. Uma poupança energética significativa, já que contribuirá para a diminuição anual das emissões de Gases com Efeitos de estufa (GEE), na ordem das 505 toneladas, e ainda corresponderá a uma descida na fatura da eletricidade superior a 150 mil euros por ano”, lê-se no site Porto.pt, produzido pelo gabinete de comunicação e promoção da CMP.

Segundo a autarquia, tendo em conta que “o investimento municipal realizado através da Domus Social é de um milhão de euros, o tempo de retorno do investimento será inferior a seis anos”. 

“Ao privilegiar a instalação destes equipamentos em escolas, a autarquia pretende sensibilizar alunos e comunidade para as mais-valias da energia solar, despertando consciências e induzindo comportamentos”, refere a CMP, acrescentando que “o efeito multiplicador desta medida poderá ser ainda maior”, já que “o município prevê instalar sistemas fotovoltaicos em edifícios onde é feito o carregamento de parte da frota municipal, o que permitirá que os veículos possam carregar com base em eletricidade 100% renovável”. 

De referir que o projeto Porto Solar é implementado em parceria com a AdEPorto - Agência de Energia do Porto, organismo que tem apoiado a autarquia noutras iniciativas relacionadas com a sustentabilidade energética.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade