
Covid-19: o que muda nos salários com o novo regime de lay-off e que gastos têm as empresas?
O Governo decidiu criar um novo regime de lay-off, na sequência da pandemia do novo coronavírus, garantindo aos trabalhadores das empresas mais afetadas o pagamento de, pelo menos, dois terços da sua remuneração. Desse valor, 70% é assegurado pelo Estado, o que alivia os gastos despendidos em termos salariais pelas empresas.




Assim é o hospital de campanha que Madrid construiu em 48 horas para combater o coronavírus
O exército, SUMMA e SAMUR, instalaram um hospital de campanha em 48 horas no recinto da feira de Ifema, em Madrid, Espanha - o quarto país com mais casos de infeção no mundo pelo novo coronavírus. No total, existem 1.396 camas para salvar vidas.Numa primeira fase, o recinto acolherá em tor

Sair da cidade e ir viver para o campo durante a pandemia? É mau para todos...
“Fugir” das cidades, nomeadamente de Lisboa e Porto, e ir para uma zona mais tranquila ou menos movimentada do país, como por exemplo uma aldeia no Alentejo. Não, esta não é uma decisão acertada. Desde logo, porque aumenta a possibilidade de haver mais pessoas infetadas pelo novo coronavírus e em zonas onde tende a haver população mais idosa, com a agravante de que a assistência médica é menor.

Calculadora de IRS 2020: simula quanto vais pagar de impostos todos os meses
O Governo publicou no arranque do ano, em Diário da República, as novas tabelas de retenção na fonte a aplicar aos rendimentos do trabalho dependente e de pensões, este ano. Um documento de referência que te permite saber quanto vais receber de salário líquido, depois de pagar impostos.

O impacto do Covid-19 nos escritórios? Teletrabalho “vai mudar o paradigma da procura de imóveis”
Os efeitos da pandemia do coronavírus fazem-se sentir em todo o setor imobiliário. E o segmento de escritórios não foge à regra. Mas o mercado – e as empresas – pode (e deve) aproveitar esta fase para descobrir oportunidades, revela Pedro Salema Garção, Head of Agency da Worx. Segundo o responsável, “o facto de grande parte da população estar a trabalhar remotamente vai mudar o paradigma da procura de imóveis”. Uma “tendência que será adotada por algumas empresas ao perceberem que funciona”, conta.




Um refúgio encantador no meio da floresta mexicana com vista para o Pacífico
Todas as quartas-feiras apresentamos um hotel com encanto. Propomos, como já vamos fazendo há muito tempo, nesta rubrica, uma viagem por destinos inspiradores sem sair do conforto do sofá.

Avaliações de imóveis em tempos de Covid-19? Os profissionais revelam como fazer
Para situações extraordinárias, medidas extraordinárias.

Câmara do Porto aprova concursos para construção de 300 casas a preços acessíveis em Lordelo do Ouro
Luz verde para a construção de cinco blocos de habitação em Lordelo do Ouro, Porto, onde está prevista a disponibilização de mais de 300 fogos, destinados ao mercado de habitação acessível. Em causa está a aprovação, por parte da Câmara Municipal do Porto (CMP), do lançamento de três concursos para apresentação de propostas de conceção para Lordelo do Ouro, cujo estudo urbanístico prevê intervenções em terrenos do domínio municipal.

Arrendamento do CCB para receber presidência portuguesa da UE em 2021 custará mais de 5 milhões
O arrendamento do Centro Cultural de Belém (CCB), em Lisboa, para acolher a presidência portuguesa da União Europeia (UE), em 2021, custará mais de cinco milhões de euros, segundo a Resolução do Conselho de Ministros n.º 12/2020, publicada esta terça-feira (24 de março de 2020) em Diário da República (DRE).

Os escuteiros recusam-se a abandonar o refúgio de Jackie Kennedy na Arrábida
De casarão que abrigava personalidades como Jackie Kennedy a um abrigo de 'boy scouts'. Um grupo de escuteiros portugueses interrompeu a compra do lendário e glamouroso palácio português da Comenda, na Arrábida. Dois bilionários tinham em curso o processo para fechar a compra, mas o Agrupamento 415 Santa Maria do Corpo Nacional de Escuteiros sacou de todos os trunfos para deixar a operação em 'stand by', alegando que, desde há vinte anos, têm cuidado da casa.

Câmara de Lisboa suspende pagamento de rendas nas casas municipais até 30 de junho
A Câmara Municipal de Lisboa (CML) está a delinear um pacote de medidas para apoiar as famílias e a atividade económica da capital, devido à pandemia do novo coronavírus. Entre elas está a suspensão imediata do pagamento das rendas em todas as casas municipais até 30 de junho de 2020.

Regime para moratórias de crédito (também à habitação) deverá estar pronto esta semana
O regime que será aplicado às moratórias de crédito para apoiar as empresas e famílias com dificuldades em cumprir com o pagamento das respetivas prestações, nomeadamente dos empréstimos para a compra de casa – e que o ministro das Finanças, Mário Centeno, já tinha prometido novidades até final do mês de março de 2020, na sequência da crise gerada pela pandemia do coronavírus –, deverá ser publicado ainda esta semana, segundo o mesmo governante. O primeiro-ministro António Costa também veio reiterar o compromisso, anunciando que o acordo com a banca sobre o tema será fechado em breve.

Deco pede fim das penalizações em IRS por atrasos nas pensões
A Deco quer pôr fim às penalizações em sede de IRS para os reformados que receberam de uma só vez as pensões em e que, por causa disso, viram agravado o imposto a pagar. A lei já foi alterada nesse sentido mas não é retroativa e, por isso, aplica-se apenas aos casos posteriores à sua entrada em vigor, ou seja, a outubro de 2019. A associação pede aos partidos que voltem a rever o Código de IRS.