Notícia do dia 18 de janeiro de 2022

Eficiência energética em Portugal

Eficiência energética: renovar edifícios com pior desempenho custa 471 milhões

A eficiência energética dos edifícios está na ordem do dia. A pressão para tornar as casas mais eficientes vem também da Comissão Europeia (CE), havendo vários apoios em curso em Portugal que visam precisamente aumentar a eficiência energética das habitações. Os dados mais recentes mostram que dois em cada três edifícios têm classe ‘C’ ou inferior, sendo que Portugal tem cerca de 118 mil imóveis com classe energética F, a menos eficiente. 
Combater a depressão de inverno

Dicas para combater a depressão de inverno

Oficialmente, a Blue Monday, o “dia mais triste ano ano”, já passou – celebrou-se esta segunda-feira, dia 17 de janeiro de 2022 –, mas a verdade é que este estado de ânimo pode prolongar-se durante mais dias, especialmente agora, que o primeiro mercúrio retrógrado do ano também está de volta.
escritura de casa

Escritura da casa estava apalavrada e foi adiada: o que fazer?

Depois de procurar casa e quando se encontra o imóvel ideal, antes de se formalizar a compra, há vários passos a dar. E, ao longo do processo, há imprevistos que podem surgir, nomeadamente o atraso da escritura de compra e venda face à data apalavrada. Para garantir que tudo corre bem, ou que se é compensado quando isso não acontece, o melhor mesmo é fazer um contrato de promessa compra e venda (CPCV) completo e com o máximo de detalhes. A data de escriturar a compra da casa é uma das informações que deve ser contemplada. E se isso não tiver sido acautelado, como se deve proceder? Explicamos neste artigo da Deco Alerta.
IHRU tem 13,7 milhões para financiar 256 casas em Lisboa

Apoios à habitação em Lisboa: IHRU tem 13,7 milhões para financiar 256 casas

O Governo deu luz verde ao financiamento a 100% de 256 habitações em Lisboa ao abrigo do Programa 1.º Direito e do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Em causa estão cerca de 13,7 milhões de euros para 2022, para financiar dois contratos de comparticipação celebrados entre o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) e a Câmara Municipal de Lisboa.
El Corte Inglés abdica de dois lotes de habitação no Porto

El Corte Inglés abdica de dois lotes de habitação no Porto e admite refazer planos

É um dos negócios imobiliários mais enguiçados no país. Falamos do projeto que o grupo espanhol El Corte Inglés (ECI) tem previsto para os terrenos da antiga estação ferroviária da Boavista, no Porto. A autarquia aprovou um Pedido de Informação Prévia (PIP) submetido pelo ECI, aceitando que a área mais que dobrasse a capacidade construtiva – passou para pouco mais de 96.000 metros quadrados (m2) –, mas para o negócio sair do papel terá de haver cedências, tendo a cadeia espanhola prescindido de dois lotes de habitação. 
Aquila Capital em Portugal

Alemã Aquila Capital lança fundo logístico para Portugal, Espanha e Itália

A Aquila Capital lançou o fundo Aquila Capital Southern European Logistics (ACSEL). A empresa alemã revela, em comunicado, que a estratégia do fundo se centra em investimentos numa carteira diversificada de ativos imobiliários logísticos em países do Sul da Europa, incluindo Portugal, Itália e Espanha. O fundo tem um volume de investimento alvo de 1,5 mil milhões de euros com um rácio máximo de dívida (LTV) de 50%, revela. 
Futuro dos escritórios

Escritórios do futuro: espaços colaborativos e sociais ganham destaque

O mundo do trabalho ficou do avesso com a chegada da pandemia. Muitos profissionais passaram a trabalhar a partir de casa e, ao longo do tempo, foram provando os benefícios deste regime laboral. E a verdade é que a maioria dos trabalhadores afirmou querer continuar em teletrabalho. E o que muda nos escritórios neste cenário? Agora assiste-se a uma onda de readaptação dos espaços às novas necessidades das empresas e dos próprios trabalhadores, onde as áreas colaborativoas e sociais saem reforçadas.
Edifício de escritórios vendido no Porto

CGD vende edifício de escritórios na Baixa do Porto por 20 milhões

Mais um negócio de escritórios foi fechado na Baixa do Porto no final do ano passado. Trata-se do Edifício Camões 155, que foi vendido pela Caixa Geral de Depósitos (CGD) à Finangeste, por cerca de 20 milhões de euros. O imóvel encontra-se atualmente ocupado a 100% e deverá ser reabilitado em breve.
Eleições legislativas 2022

Calendário das eleições legislativas 2022: datas para votar

As eleições legislativas de 2022 vão realizar-se dentro de duas semanas, a 30 de janeiro, dia em que os portugueses serão chamados às urnas para escolher o novo Governo. Apesar de esta ser a data oficial, é possível votar antes do dia das eleições em segurança. Como?
Quanto valem as casas para o Fisco?

Quanto valem as casas para o Fisco? Mais de metade até 50.000 euros

Avaliar a casa e estudar o mercado é uma dica a ter em conta, por exemplo, quando se pensa em comprar ou vender casa, sendo que os preços das casas anunciadas para venda não correspondem, muitas vezes, ao valor pelo qual estão registadas nas Finanças. Quanto valem, afinal, as casas para o Fisco? Os dados mais recentes mostram que mais de metade das casas registadas nas Finanças estão avaliadas em menos de 50.000 euros, havendo, por outro lado, 2.937 imóveis avaliados em mais de um milhão de euros. Em causa está o Valor Patrimonial Tributário (VPT) dos imóveis, que é usado para apurar o Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI), cobrado todos os anos pelas autarquias aos proprietários.
Salão imobiliário Imobinvest vai realizar-se em março de 2022

Salão imobiliário Imobinvest regressa ao Porto entre 25 e 27 de março

Há novas datas para a realização da 3ª edição do Imobinvest - Salão do Imobiliário. O evento terá lugar no Centro de Congressos da Alfândega do Porto e vai realizar-se entre 25 e 27 de março de 2022, contando com o idealista como portal oficial. Esta edição vai decorrer junto do Smart Home Show - Salão de Domótica.
Preços das casas na Europa

DBRS espera estabilização dos preços das casas na Europa em 2022

A agência de notação financeira DBRS espera uma estabilização dos preços das casas na Europa este ano, identificando como o principal risco um potencial aumento das taxas de juro, segundo um relatório divulgado esta terça-feira, dia 18 de janeiro.“A DBRS Morningstar espera que 2022 seja neutro para
casas pobres

Em Lisboa há pessoas a viver em casas municipais sem casa de banho

A Câmara de Lisboa assumiu como critério de urgência na execução da estratégia local de habitação a resposta a moradores a viverem em casas municipais sem casa de banho, situação considerada “inaceitável”.“Temos critérios que são de urgência, que passam à frente dos outros e que são bastante si