Agência de notação financeira identifica um potencial aumento das taxas de juro como o principal risco este ano.
Comentários: 0
Preços das casas na Europa
Foto de Dhyamis Kleber en Pexels
Lusa

A agência de notação financeira DBRS espera uma estabilização dos preços das casas na Europa este ano, identificando como o principal risco um potencial aumento das taxas de juro, segundo um relatório divulgado esta terça-feira, dia 18 de janeiro.

“A DBRS Morningstar espera que 2022 seja neutro para os preços das casas europeias e modestamente positivo para o desempenho das hipotecas”, refere o relatório “European Structured Finance Outlook 2022”.

A agência assinala que, nos últimos dois anos da recessão global provocada pela pandemia, os preços das casas nos principais mercados continuaram a subir, esperando que em 2022 se mantenham “estáveis” na Europa.

Bolha no setor imobiliário?

DBRS espera estabilização dos preços das casas na Europa em 2022
Foto de Svetlana Shemetiuk en Pexels

O relatório assinala que a subida dos preços das casas tem levado a preocupação se estará a surgir outra bolha dos preços, exemplificando que na zona euro registaram um aumento de 6,8% e na União Europeia de 7,3% no segundo trimestre de 2021, em comparação com o mesmo trimestre de 2020.

No entanto, destaca ainda que o Reino Unido, a Alemanha e os Países Baixos tiveram um aumento homólogo de 10,5% a 13%, Espanha, Irlanda, França e Portugal registaram um crescimento mais baixo, mas ainda estável dos preços das casas de 3,3%, 5,6%, e 6,6%, respetivamente.

Já Itália, pela primeira vez em anos, teve um aumento moderado, de 0,4% em termos homólogos.

A DBRS identifica que o principal risco para o aumento dos preços das habitações é “um potencial aumento nas taxas de juro”, com impacto para o aumento das hipotecas e para a capacidade de financiamento.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade