Notícia do dia 29 de dezembro de 2022

comprar casa

Imposto IMT 2023: novas regras e valores para tomar nota

Caminhamos a passos largos para o ano de 2023 e com ele chegam muitas novidades, nomeadamente no que respeita a novas regras e valores do Imposto Municipal sobre as Transmissões Onerosas de Imóveis (IMT). Vais comprar casa? Este artigo é para ti! Explicamos quais as principais mudanças e que valores se passa a pagar.
Mulher a escrever

Calendário fiscal 2023: taxas e impostos a não perder de vista

Não tens contabilista, mas queres aprender o básico sobre as Finanças para não te perderes nas datas a cumprir e arriscares multas? Nós compreendemos-te e queremos ajudar. Afinal de contas, pagar taxas e impostos é obrigatório. E se não podemos escapar, ao menos aprendemos a não pagar mais do que é suposto. 
Rendas das casas a subir

Arrendar casa em Portugal ficou 20,2% mais caro em 2022

O mercado de arrendamento em Portugal ganhou força em 2022, tendo sido dinamizado pelos novos modos de vida mais flexíveis. Mas não só. Também continuou a ser uma opção para muitas famílias que viram subir os custos do crédito habitação para comprar casa. Estes fatores alimentaram a procura de casas para arrendar no nosso país. Mas a oferta não acompanhou esta evolução. Em resultado, as rendas das casas deram o salto de 20,2% entre dezembro de 2022 e o período homólogo, sendo que no final do ano arrendar casa tinha um custo mediano de 12,9 euros/m2, aponta o índice de preços do idealista.
Destralhar em 2022

Destralhar a casa: coisas para deitar fora antes de 2023

Sentes-te cansado de ter coisas velhas em casa e não sabes bem o que fazer? Não há maneira melhor de começar um ano do que deitar o velho fora e deixar o novo entrar. Seja a destralhar roupa, livros, brinquedos ou até mobiliário, queremos que a tua casa ganhe uma lufada de ar fresco. Se já não consegues reutilizar mais nada e sentes que só estás a acumular, então este artigo é mesmo para ti. 
Qualidade de vida e bem-estar em Portugal em queda

Bem-estar em Portugal caiu em 2021 – e há menos qualidade de vida

O Índice de Bem-estar (IBE) em Portugal caiu ligeiramente em 2021 face a 2020, de 45,8% para 45,7%, segundo dados publicados esta segunda-feira (26 de dezembro de 2022) pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). Trata-se, numa escala de zero a 100, do valor mais baixo desde 2017, sendo inferior aquele que o país registou em 2019 (47,2%), ou seja, antes do aparecimento da pandemia. 

Casas de sonho: viver num palacete histórico em Itália por 1,6 milhões

Todas as quintas-feiras abrimos as portas de uma casa de sonho. E desta vez viajamos até Itália, para descobrir uma moradia histórica. A propriedade de 1.400 m2 e mais de 3.000 m2 de jardins privados foi construída em 1836 nos arredores da cidade de Lucca. Uma combinação perfeita da arquitetura do século XIX e estilo neoclássico, agora à venda por 1,6 milhões de euros.
Cheias e inundações em Portugal danificam casas

Mau tempo e inundações: quem se responsabiliza pelos danos em casa?

O mês de dezembro tem sido marcado, entre outras coisas, por chuvas fortes e intensas que têm causado danos em muitos alojamentos e espaços comerciais, nomeadamente inundações em imóveis residenciais. Importa saber, por isso, qual é a responsabilidade dos senhorios e das seguradoras nestas situações, de chuva excessiva e infiltrações originadas pelo mau tempo. Explicamos tudo com a ajuda de especialistas. 
Subida de juros pelo BCE

Subida de juros no crédito habitação: qual é o impacto em cada país?

O aumento das taxas de juros pelos bancos centrais deixou o mundo em sobressalto. O aumento dos juros de referência foi a principal estratégia adotada nos últimos meses pela Reserva Federal dos EUA, pelo Banco de Inglaterra, bem como pelo Banco Central Europeu (BCE). O seu objetivo é comum: baixar a alta inflação que se faz sentir. Acontece que as suas decisões de política monetária agravaram – e muito – as taxas de juro dos créditos habitação, encarecendo as prestações da casa. Mas o impacto no mercado hipotecário não foi sentido de igual forma por todo o mundo. Explicamos.
Hotéis à venda em Portugal

Hotel abandonado no Cartaxo que tem o Estado como credor sem comprador

À segunda não foi também de vez. O Hotel da Quinta das Pratas, o único que existe no Cartaxo, foi colocado em leilão eletrónico em outubro, por 2,14 milhões de euros, mas não atraiu propostas, tendo voltado à praça este mês por um valor mais baixo: 1,82 milhões de euros. Mas também não foi feita qualquer proposta de compra. Em causa está um alojamento abandonado instalado num terreno de 4.000 metros quadrados (m2) onde o Estado tem “enterrados” cerca de três milhões de euros. 
Investimento imobiliário em alta em Portugal

Reabilitação urbana em Lisboa: Priority 1907 sai do papel

É mais um empreendimento residencial a sair do papel em Lisboa. O Priority 1907, que está localizado perto da estação ferroviária de Alcântara Terra, na Rua Prior do Crato, foi inaugurado recentemente pelo presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, e traz ao mercado 18 novos apartamentos. Trata-se de um projeto de reabilitação desenvolvido pela espanhola Acciona e pela sua sócia CleverRed.
Pedro Nuno Santos

Pedro Nuno Santos demite-se do cargo de ministro da Habitação

O ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, apresentou esta noite a demissão do cargo ao primeiro-ministro, António Costa. O responsável deixa o Governo após uma nova polémica com a TAP, que envolveu a indemnização de 500 mil euros paga à ex-secretária de Estado do Tesouro Alexandra Reis.
Venda de hotéis em Portugal

Banca está prestes a vender carteira de hotéis da ECS por 850 milhões

Está tudo a postos para que seja selada a venda do portfólio imobiliário da ECS Capital à Davidson Kempner Partners. O contrato de compra e venda desta carteira de hotéis de luxo (e outros imóveis) deverá ser fechado esta quinta-feira, dia 29 de dezembro, entre os bancos portugueses e o fundo norte-americano pelo valor de 850 milhões de euros. Dada a sua dimensão, este já é considerado o negócio imobiliário do ano.
Crédito habitação em Portugal

Subida de juros desacelera valor total de crédito habitação há 4 meses

O mercado residencial português começou a dar sinais de mudança na segunda metade de 2022. Os juros dos créditos habitação estão a subir à medida que o Banco Central Europeu (BCE) decide aumentar as taxas diretoras. E perante empréstimos mais caros, há famílias que estão a adiar a compra de casa com recurso a financiamento bancário. É o que nos mostra os dados do Banco de Portugal (BdP) esta quinta-feira divulgados: a taxa de variação anual relativa ao montante total de empréstimos habitação está a desacelerar há quatro meses consecutivos.
Poupanças nos depósitos

Poupanças nos depósitos voltam a engordar com juros mais altos

Colocar poupanças num depósito bancário é uma forma de proteger o dinheiro num momento de alta inflação, muito embora até há bem pouco tempo os depósitos a prazo pouco ou nada rendiam. Mas este cenário está, agora, a mudar em Portugal e na Europa: as taxas de juro nos depósitos a prazo estão a subir depois de o Banco Central Europeu (BCE) ter subido as taxas de juro diretoras em 250 pontos base. E, em resultado, as poupanças nos depósitos (a prazo e não só) têm engordado no nosso país. Em novembro, totalizavam 182,3 mil milhões de euros, permanecendo no maior patamar de sempre.
Ministério da habitação sem governantes

Marina Gonçalves deixa Habitação com demissão de Pedro Nuno Santos

Perante a nova polémica com a TAP, o ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, apresentou a demissão ao primeiro-ministro, que entretanto já foi aceite. Com esta decisão, todos os governantes do ministério das Infraestruturas e da Habitação cessaram funções automaticamente. Isto quer dizer que Marina Gonçalves deixa o cargo de secretária de Estado da Habitação, confirmou o idealista/news junto do ministério.