
É mais um empreendimento residencial a sair do papel em Lisboa. O Priority 1907, que está localizado perto da estação ferroviária de Alcântara Terra, na Rua Prior do Crato, foi inaugurado recentemente pelo presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, e traz ao mercado 18 novos apartamentos. Trata-se de um projeto de reabilitação desenvolvido pela espanhola Acciona e pela sua sócia CleverRed.
“O projeto renovou o edifício mais emblemático da Rua Prior do Crato, preservando a autenticidade histórico-arquitetónica do imóvel, cuja construção original data de 1907. O edifício manteve a sua fachada intacta, mas embelezada, as suas colunas de ferro fundido e grandes janelas ganharam vida e a estrutura interior foi respeitada e melhorada com a criação de 14 lofts e quatro apartamentos”, referem em comunicado conjunto as empresas.
Este é, de resto, apenas um dos projetos que a parceria Acciona/CleverRed tem em desenvolvimento em Lisboa, a par de um outro em Alcântara, o Alcântara Rio 2, com 74 apartamentos, e de um nos Olivais, o Bensaúde. “Com aproximadamente 70.000 metros quadrados (m2) de área construída, o projeto [dos Olivais] combinará vários usos, tais como escritórios, comércio a retalho, habitação para arrendamento, habitação para venda e uma grande área verde. A Acciona irá contribuir com a sua vasta experiência em desenvolvimento urbano sustentável para tornar este projeto numa referência em Lisboa”, lê-se na nota.
Citado no documento, Carlos Cercadillo, CEO da CleverRed, agradeceu a “todos os que tornaram possível a concretização desta reabilitação” e adiantou que continuará a apostar em Lisboa “e a desenvolver, conjuntamente com Acciona, uma empresa de nível mundial, muitos mais projetos” na capital.
Já Andrés Pan de Soraluce, CEO da divisão imobiliária da Acciona, referiu que “Lisboa é um mercado estratégico para” a empresa, onde tem “uma carteira de quase 600 casas para continuar a desenvolver”. E sempre assumindo o “compromisso com a sustentabilidade em Portugal, através de projetos que cuidam do meio ambiente e melhoram a vida das pessoas”.
Quem é a Acciona?
Com 30 anos de experiência, a divisão imobiliária da Acciona é uma das principais empresas de promoção e gestão residencial em Espanha, tendo levado a cabo a construção de mais de 13.000 casas, repartidas por Espanha, México, Polónia, Portugal e Brasil.
Portugal foi um dos primeiros mercados internacionais da Acciona e, além do imobiliário, desenvolveu mais de 70 projetos, incluindo obras de infraestruturas de todos os tipos, bem como ativos próprios em tecnologia eólica e fotovoltaica.
A Acciona participou na construção de projetos emblemáticos em Portugal, como por exemplo:
- Estação do Oriente;
- Ponte Infante Dom Henrique;
- Porto Recreio de Olhão;
- Barragem do Alqueva;
- No setor das águas, construiu mais de 30 estações de tratamento de águas residuais e de água potável.
Quem é a CleverRed?
Foi fundada em 2017 e é presidida por Carlos Cercadillo, presente no mercado imobiliário português desde 2004, para, em parceria com o Grupo Acciona, expandir a sua presença em Portugal no setor residencial e perseguir o seu objetivo de se converter num promotor de referência nacional.
Carlos Cercadillo tem participado de forma bastante ativa na reabilitação urbana da capital, com a intervenção em edifícios emblemáticos, tais como:
- Edifício Duque de Palmela 23, atual sede do Conselho Superior de Magistratura;
- Edifício República 25, sede da sociedade de advogados Garrigues;
- Edifícios dos hotéis Vincci Liberdade (Rua Rosa Araújo, 16), EXE Liberdade (Av. Duque de Loulé, 124) e EXE Saldanha (Av. Defensores de Chaves, 5).
Para poder comentar deves entrar na tua conta