Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Transformar a casa e deixá-la ainda mais bonita para 2021

Dentro e fora de portas, há um incrível mundo de dicas que podem ajudar-te a melhorar todos os espaços. Reunimos os artigos do ano que podem inspirar-te.

Photo by Logan Nolin on Unsplash
Photo by Logan Nolin on Unsplash
Autor: Redação

A casa assumiu-se como um grande refúgio tornando-se na escola, no local de trabalho e de lazer de muitas famílias durante a pandemia. Ao longo do ano, reunimos alguns truques e ideias de decoração imprescindíveis para transformar a casa e deixá-la ainda mais bonita – agora que temos de passar ainda mais tempo nela. Dentro e fora de portas, há um incrível mundo de dicas que podem ajudar-te a melhorar todos os espaços.

Transformar espaços dentro e fora de casa

Mais do que nunca, a casa deve ser um refúgio sagrado. E o confinamento veio mostrar que a casa funciona como uma extensão de nós próprios. Daí que fazer um "detox" à casa seja muitas vezes essencial para nos livrarmos do que já não importa e assim viver num espaço mais "mindfulness". Há 7 coisas que deves deitar fora para viver numa casa mais leve, limpa e feliz.

Depois de deitar fora o que não importa, é importante organizar e arrumar os cantos da casa. Todos nós passámos por algum momento em que desejamos ter um maior espaço de arrumação para as nossas coisas ou sentimo-nos frustrados por termos um espaço mal aproveitado ou pouco explorado que só serve para acumular pó. A pensar nisso, preparámos um artigo dedicado ao aproveitamento dos espaços mortos da casa.

E se quiseres decorar a casa por conta própria, e fores um apaixonado pelas novas tecnologias, podes inspirar-te nos estilos preferidos dos designers amadores do Instagram e seguir as tendências mais populares desta rede social. 

Este ano fica igualmente marcado pelo “renascer” das varandas, que também ganharam uma importância acrescida, apresentando-se como um dos espaços da casa mais relevantes na vida das pessoas e das famílias. Eis algumas dicas para transformar esses espaços em lugares de sonho.

Outros artigos que vale a pena espreitar:

O incrível mundo das plantas, hortas e jardins verticais

São muitos os benefícios de ter plantas dentro de casa. Ajudam a purificar o ar e a criar um atmosfera relaxante, mas também servem de acessório decorativo: tornam os espaços mais bonitos e aconchegantes. E ainda há outras formas de trazer a natureza para dentro de casa: através de hortas e jardins verticais.

A primeira coisa a fazer será pensar no melhor local para a tua horta ou jardim. As varandas e as cozinhas são muito utilizadas para esse fim, mas qualquer local serve, desde que seja bem iluminado, mas sem sol direto, para que as plantas possam sobreviver e crescer nas melhores condições. Que materiais devem ser utilizados? Quais as melhores espécies? Estes artigos podem dar uma ajuda:

As febre das casas pré-fabricadas e minicasas

Os módulos pré-fabricados assumem-se, cada vez mais, como solução para o problema da falta de espaço em casa ou para uma segunda residência, colmatando necessidades sem gastar muito tempo e dinheiro em obras. Na verdade podem ser usados como espaço para o escritório ou como quarto de hóspedes. Ou ainda como um estúdio de música e até um ginásio. Este ano a febre intensificou-se e há muitos projetos a não perder de vista:

Tendências de decoração para 2021

No meio da crise sanitária, provocada pelo novo coronavírus, a decoração tornou-se numa boa aliada para para melhorar o nosso humor, melhorar a aparência da nossa casa, para que também estejamos o mais entretidos posssível. E os detalhes importam mais do que nunca, das cores às formas e materiais, com surgimento de escritórios em casa ou salas de estar mais versáteis. O crescente interesse pelo meio ambiente, sustentabilidade e eficiência energética serão igualmente pilares fundamentais na decoração da casa.

Cinza ‘ultimate gray’ e amarelo ‘illuminating’ serão as cores de 2021 da Pantone. Uma união de tons para transmitir uma mensagem de força, energia, esperança e otimismo para o próximo ano, especialmente importante nos tempos difíceis que o mundo atravessa por causa da pandemia.