Trabalhar em casa pode ser uma grande confusão, mas há formas de (tentar) minimizar as dificuldades.
Comentários: 0
Teletrabalho? Truques para instalar um escritório em casa e ser profissional em plena pandemia
Mia Baker on Unsplash

Confinamento, isolamento, quarentena, teletrabalho. Todas estas palavras passaram a fazer parte do dicionário dos portugueses nos últimos tempos, na sequência da pandemia do novo coronavírus. Certo é que quase um quarto das pessoas está a trabalhar a partir de casa, de forma a evitar o contágio da Covid-19. Neste artigo, preparado pela Deco – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor para o idealista/news, damos algumas dicas para instalar um escritório em casa, de forma a manteres o profissionalismo. 

A experiência de trabalhar a partir de casa, até ao presente, não tinha sido sequer ponderada pela larguíssima maioria dos consumidores. Poucos de nós contemplaram na decoração da casa a existência (pelo menos em permanência) de um escritório cómodo e eficiente para cumprir as nossas atividades profissionais à distância.

A tudo isto acresce o facto de toda a família estar confinada a casa, aumentando o ruído ambiente e a disputa pelo monitor mais eficaz, a cadeira mais confortável ou a mesa com a melhor iluminação.

Vamos arrumar ou organizar o espaço

Embora, frequentemente, seja difícil encontrar o local ideal para instalar o computador, tenta descobrir uma área da casa em que a luz entre a partir de uma janela, na lateral, para assim evitares a luz direta intensa e os consequentes reflexos no ecrã.  

Auscultadores que “desligam” o ruído de fundo

Com toda a família em casa, por vezes é complicado trabalhar concentradamente num ambiente ruidoso. Mas existem no mercado auscultadores que reduzem ativamente o ruído. Porém, os modelos que têm bom desempenho custam pelo menos 100 euros. Existem modelos mais baratos, mas são menos eficazes. 

Mas estes auscultadores têm grande versatilidade. Podem ser usados para ouvir música num momento de lazer ou enquanto trabalhas, incluem microfone e permitem controlar chamadas, servem ainda para conversar com os colegas de trabalho, via app de videoconferência. Funcionam, finalmente, como sistema de mãos livres para atender telefonemas ou como controlo do leitor de música do smartphone. 

Quando o monitor é pequeno, podemos ligar ao televisor?

27 a 32 polegadas: monitores para computador maiores não há. Acima destes valores, a distância de visionamento numa mesa de trabalho é tudo menos confortável. Portanto, se ponderares ligar a um televisor, tens de usar um televisor pequeno, por exemplo, com 20 a 24 polegadas, não precisas de guardar nenhuma distância especial para o ecrã – este é equiparável a um monitor normal. 

Se o televisor tiver 27 polegadas, medida que equivale a um monitor de computador de grandes dimensões, pelo que convém prever, pelo menos, uns 50 centímetros de distância, até porque a resolução destes televisores nunca é muito elevada. As 32 polegadas são mesmo o limite aconselhado. Aqui, a distância mínima deve andar nos 60 centímetros.

Para ligar o computador portátil ao televisor tens de usar um cabo HDMI. Nos televisores menos recentes, também podes recorrer a um cabo VGA. 

Informa-te de todos os detalhes connosco. Visita os nossos comparadores de preços. 

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade