Já foram apoiadas 3.465 empresas e as ajudas começaram a ser liquidadas segunda-feira, ao abrigo do programa Adaptar Microempresas.
Comentários: 0
Ajudas a empresas na reabertura da economia: IAPMEI tem mais 10,6 milhões para dar
IAPMEI

O IAPMEI — Agência para a Competitividade e Inovação, I. P. já aprovou 10,6 milhões de euros em apoios ao abrigo do programa Adaptar Microempresas, tendo ajudado 3.465 empresas. Os apoios começaram a ser liquidados segunda-feira (25 de maio de 2020), tendo sido já dadas ordens de pagamento no valor de 1,2 milhões de euros.

“O Adaptar é um programa de apoio às empresas para adaptação aos novos modelos de funcionamento nesta fase de reabertura de grande parte da atividade económica nacional, garantindo o cumprimento das normas estabelecidas pelas autoridades sanitárias”, revela o gabinete do ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, em comunicado.

Segundo o ministério, os sistemas de incentivos apresentam duas vertentes: o Adaptar Microempresas, que permite aos empresários receber um apoio de 80% das despesas entre 500 e 5.000 euros necessárias à adaptação dos seus pequenos negócios às novas regras de funcionamento, e o Adaptar PME, que subsidia até 50% os investimentos entre 5.000 e 40.000 euros na adaptação à pandemia dos seus estabelecimentos e métodos de organização do trabalho e de relacionamento com clientes e fornecedores. 

Entre 18 de março e o final da semana passada, entraram nos sistemas de incentivos geridos pelo IAPMEI mais de 15.500 candidaturas, correspondendo a um investimento de 1,304 milhões de euros. “Este número de candidaturas corresponde a cerca de 43% de todas as candidaturas que havia previamente recebido desde o arranque do atual quadro comunitário em final de 2014”, lê-se no documento.

De referir ainda que durante este período, cerca de dois meses, o IAPMEI emitiu 127 milhões de euros de pagamentos de fundos comunitários a 1.717 empresas.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade