Portugal em risco de deixar de ser um destino seguro para se investir em imobiliário

“Reputação de Portugal como país seguro para investir" está em risco

“A reputação de Portugal como país seguro para investir pode estar comprometida, dada a contínua instabilidade legislativa e fiscal que impacta o mercado imobiliário”. O alerta é dado pela Associação de Empresas de Consultoria e Avaliação Imobiliária (ACAI), que revela, em comunicado, que participou na consulta pública promovida pelo Governo no âmbito do programa Mais Habitação – está já na Assembleia da República para ser discutido.
Avaliação de casas

Casas já valem 1.485 euros por m2 para os bancos – um novo máximo

O valor pelo qual os bancos avaliam as casas aquando de um processo de crédito habitação não para de subir, sendo esta a tendência mesmo em tempos de incerteza económica como os que se vivem. Em janeiro, o valor mediano de avaliação bancária na habitação foi de 1.485 euros por metro quadrado (euros/m2), mais 27 euros que no mês anterior (1.458 euros/m2) e mais 193 euros que no período homólogo (1.292 euros/m2). Trata-se do valor mais elevado desde que há registos. Em causa estão dados divulgados esta sexta-feira (24 de fevereiro de 2023) pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
Avaliação imobiliária em debate em Portugal

Como é o avaliador imobiliário do Séc. XVI? Desafios do setor em debate

Normalização e tecnologia – o avaliador do Século XXI. Este é o mote do congresso anual da ASAVAL – Associação das Sociedades de Avaliação e Avaliadores de Portugal, que se realiza esta sexta-feira (18 de novembro de 2022), entre as 14h30 e as 18h30, na sala de conferências do Hotel Vila Galé Ópera, em Alcântara (Lisboa). Entre os temas em debate estarão, por exemplo, a cibersegurança na avaliação imobiliária, a tecnologia ao serviço do perito avaliador de imóveis e o impacto do conceito ESG (Environmental, Social e Governance) no imobiliário.
Avaliação da casa no crédito habitação

Avaliação da casa: o que é e porque é importante no crédito habitação?

A avaliação bancária é um dos passos necessários na hora de contratar um crédito habitação para comprar casa. Este é um processo que te permitirá conhecer o valor real da habitação que queres adquirir. E, para os bancos, é um dado importante para calcular o montante do empréstimo da casa – que geralmente é o menor valor entre o preço do imóvel colocado no mercado e o valor da avaliação. Se estás à procura de crédito habitação para comprar casa, importa saber exatamente o que é a avaliação bancária da casa e a sua importância na concessão do empréstimo habitação. Explicamos tudo neste guia.
imobiliário verde

Investidores procuram imóveis “à prova do futuro”

Os investidores mostram-se cada vez mais preocupados com as práticas ambientais, sociais e de gestão em diferentes setores, e o imobiliário não é exceção. As estratégias ESG (Environmental, Social and Governance) têm agora um papel de peso na tomada de decisões e impacto no valor dos ativos.
Honorários dos peritos avaliadores de imóveis

Honorários dos peritos não acompanham “bom momento” do imobiliário

Alguns peritos avaliadores de imóveis que fazem avaliações para crédito habitação estão em greve até dia 3 de abril de 2022. A Associação Portuguesa de Peritos Avaliadores de Engenharia (APAE), que tem entre os seus associados centenas de peritos avaliadores de imóveis para entidades financeiras, diz estar “naturalmente preocupada com as condições de trabalho” destes profissionais, nomeadamente com “as remunerações auferidas” pelos mesmos. Esta é, de resto, uma das revindicações que motivam esta greve, organizada pelo Movimento dos Peritos Avaliadores Imobiliários (MPAI). 
Valor do m2 das casas em Portugal

Há 31 concelhos com o m2 das casas a cair na avaliação bancária

1.314 euros por metro quadrado (m2). Este é o valor mediano da avaliação bancária das casas – exigida pelos bancos aquando da concessão de crédito habitação – verificado em Portugal em fevereiro de 2022. Um montante 11,9% superior (mais 140 euros por m2) ao do período homólogo. Mas esta é uma tendência que não ocorre em todo o país: em 31 concelhos, o valor mediano da avaliação bancária recuou, tendo estabilizado noutros sete. Foi nas Caldas da Rainha que o valor atribuído pelos bancos às casas mais baixou (94 euros por m2). Em causa estão dados relativos a 134 municípios portugueses, num total de 308 concelhos nacionais.
Avaliação imobiliária em Portugal

Avaliação imobiliária: associação reclama “maior remuneração”

O aumento das remunerações na atividade da avaliação imobiliária é um tema recorrente no setor. Está, de resto, a decorrer uma greve de peritos avaliadores de imóveis que efetuam avaliações para crédito habitação. A Associação Profissional das Sociedades de Avaliação (ASAVAL) revela, em comunicado, que reuniu nos últimos dias com diversos representantes dos principais bancos para abordar “as dificuldades do setor, solicitando que sejam tomadas medidas conscientes que conduzam a uma maior remuneração desta atividade, entre outras medidas que carecem de correção urgente”.