Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Avaliação imobiliária

Últimas notícias sobre "Avaliação imobiliária" publicadas em idealista.pt/news

Novo Banco: relator recomenda análise a abusos no IMT e rotação de avaliadores

O relator da comissão parlamentar de inquérito ao Novo Banco, Fernando Anastácio (PS), recomendou que o Governo analise os riscos de abusos no IMT e uma maior rotação de avaliadores imobiliários, na sequência dos problemas detetados na instituição financeira.

Notícia sobre:

Peritos avaliadores imobiliários têm de comunicar reporte de atividade à CMVM até 31 de março

Os peritos avaliadores imobiliários associados da Associação Nacional de Avaliadores Imobiliários (ANAI) registados na Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) têm de comunicar à entidade de supervisão, até 31 de março de 2021, o respetivo reporte de atividade, neste caso relativo ao ano de 2020. 

Notícia sobre:

Pandemia com impacto diferente nas várias áreas dos peritos avaliadores imobiliários

A pandemia da Covid-19 está a ter um efeito diferente nas várias áreas de atuação dos peritos avaliadores imobiliários, com algumas a registarem quebras e outras uma maior dinâmica. “Perante um leque tão diversificado de áreas de intervenção [dos peritos avaliadores] é natural que a pandemia não se sinta de igual forma. Há áreas onde a pandemia veio criar uma dinâmica menor, outras em que veio criar uma maior dinâmica”, disse o vice-presidente da Associação Nacional dos Avaliadores Imobiliários (ANAI), José Franco de Araújo.

Notícia sobre:

IMI 2020: Deco aconselha proprietários a pedir nova avaliação até 31 de dezembro

A Deco, associação de defesa do consumidor, voltou a alertar os proprietários que podem estar a pagar IMI a mais e lembra que, se for esse o caso, devem pedir uma nova avaliação da casa até 31 de dezembro. Apesar de notar que as pessoas estão mais atentas, o número de simulações que todos os anos passa pelo simulador de IMI da Deco indica que muitas continuam a pagar imposto a mais, disse António Ernesto Pinto, especialista em questões fiscais da associação de defesa do consumidor, à Lusa, apontando que uma simulação e um pedido de nova avaliação pode resultar numa poupança de algumas dezenas de euros por ano.

Notícia sobre:

Futuro da avaliação imobiliária em debate: “Um dos desafios continua a ser os honorários”

O estado atual da atividade da avaliação imobiliária, em tempos de pandemia da Covid-19, e o futuro da profissão em Portugal estarão em discussão esta sexta-feira (6 de novembro de 2020) à tarde. A Associação Profissional das Sociedades de Avaliação (ASAVAL), que celebra dez anos de existência, realiza um congresso online, em formato webinar – a participação é gratuita –, sob o tema “10 anos de atividade ASAVAL: o estado da arte e expetativas para a próxima década”. “Um dos desafios continua a ser a sustentabilidade, uma vez que apesar de ligeiramente revistos nos últimos dois anos, os honorários praticados pelo setor financeiro continuam desfasados do que é exigido de perícia técnica e responsabilidade aos peritos avaliadores”, conta ao idealista/news Paulo Barros Trindade, presidente da direção da associação.

Notícia sobre:

Honorários dos peritos avaliadores “continuam muito baixos face à responsabilidade” que têm

Este é um tema para o qual não há um pré-pandemia e um pós-pandemia. Falamos dos honorários dos peritos avaliadores de imóveis, um assunto que na opinião de Paulo Barros Trindade, presidente da direção da Associação Profissional das Sociedades de Avaliação (ASAVAL), “continua a manter-se como um dos centrais na atividade dos peritos avaliadores”. “Os honorários continuam muito baixos face à responsabilidade que os peritos avaliadores assumem no desempenho do seu trabalho”, diz o responsável, em entrevista ao idealista/news.

Notícia sobre:

Terreno da central termoelétrica do Pego vendido muito abaixo do valor da avaliação

O processo já tem alguns anos, mas volta agora a dar que falar e a gerar polémica. No início de 2004, o terreno da central termoelétrica do Pego chegou a ser avaliado por 157 milhões de euros, tendo no mesmo ano a avaliação baixado para 36 milhões de euros. No entanto, a Tejo Energia pagou à REN pelo mesmo “apenas” 23 milhões de euros, isto em 2007.

Notícia sobre:

Auditor duvida de avaliação de 200 milhões do terreno do Novo Banco

O terreno das Amoreiras para onde o Novo Banco deverá transferir a sua sede e outros serviços foi avaliado em mais de 200 milhões de euros. O valor atribuído pelos peritos não está, ainda assim, a gerar consensos. O auditor do fundo de investimento imobiliário, dono do terreno em causa, tem dúvidas sobre as avaliações que foram feitas.

Notícia sobre: