Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Futuro da avaliação imobiliária em debate: “Um dos desafios continua a ser os honorários”

Associação Profissional das Sociedades de Avaliação (ASAVAL) celebra dez anos com a realização, esta sexta-feira, de um congresso online.

Scott Graham on Unsplash
Scott Graham on Unsplash
Autor: Redação

O estado atual da atividade da avaliação imobiliária, em tempos de pandemia da Covid-19, e o futuro da profissão em Portugal estarão em discussão esta sexta-feira (6 de novembro de 2020) à tarde. A Associação Profissional das Sociedades de Avaliação (ASAVAL), que celebra dez anos de existência, realiza um congresso online, em formato webinar – a participação é gratuita –, sob o tema “10 anos de atividade ASAVAL: o estado da arte e expetativas para a próxima década”. “Um dos desafios continua a ser a sustentabilidade, uma vez que apesar de ligeiramente revistos nos últimos dois anos, os honorários praticados pelo setor financeiro continuam desfasados do que é exigido de perícia técnica e responsabilidade aos peritos avaliadores”, conta ao idealista/news Paulo Barros Trindade, presidente da direção da associação.

Paulo Barros Trindade, presidente da direção da ASAVAL / ASAVAL
Paulo Barros Trindade, presidente da direção da ASAVAL / ASAVAL

Segundo o responsável, “outro desafio importante” que os avaliadores imobiliários têm pela frente em Portugal “é a necessidade de regulação e normalização transversal da atividade em todas as áreas da avaliação imobiliária e não apenas nas avaliações realizadas para o setor financeiro”. 

Paulo Barros Trindade considera que este tipo de eventos “é sempre importante”, até porque permite reunir “300 ou 400 pessoas ligadas ao setor e discutir os assuntos que afetam a atividade, sendo a pandemia um dos centrais”. “Temos a expetativa que o congresso, à semelhança do que tem acontecido nos últimos, seja um momento importante de discussão e debate de ideias no sentido da evolução da atividade da avaliação imobiliária”, comenta.

Uma novidade chamada NPAV 

A ASAVAL adianta, em comunicado, que o evento, que se realiza das 14h00 às 18h00 através da plataforma ZOOM – a participação é gratuita e aberta a todos os interessados (clica neste link para te inscreveres) –, deverá contar com a presença ativa de representantes dos principais bancos e fundos imobiliários que atuam no país, bem como de muitos profissionais ligados ao setor da avaliação imobiliária.

Além do balanço da década e das avaliações imobiliárias no contexto pandémico que se vive, será apresentado no congresso o novo projeto das NPAV – Normas Portuguesas de Avaliação. 

O evento contará com a presença de Nick French, docente de Real Estate Valuation Theurgy no Reino Unido, de Tiago dos Santos Matias, diretor da CMVM, de Amaro Laia, professor do ISEG e de José Caetano de Oliveira, do Millenium BCP. Isto além da intervenção de Paulo Barros Trindade.