Localizada na cidade do litoral Alibaug, perto de Bombaim (Índia), a House of Concrete Experiments é um projeto residencial que desperta interesse por diferentes motivos. Esta casa desenhada pelo estúdio de arquitetura SRDA situa-se no meio de um pomar de mangueiras, invadindo a paisagem verde com a sua arquitetura de cimento incomum.
A SRDA projetou a House of Concrete Experiments como um grande estúdio equipado com um quarto principal para os proprietários. E dispõe ainda de dois quartos de hóspedes que se situam num edifício independente da casa principal. Desde o início, o estúdio de arquitetura decidiu construir esta casa em torno das mangueiras existentes sem perturbá-las, e, em resultado, a casa foi desenvolvida de forma fragmentada. Além disso, no limite do terreno, o SRDA aproveitou a existência de um poço para criar um pátio rebaixado repleto de árvores.
Um dos elementos que mais chama a atenção é a forma como a casa se relaciona com o ambiente natural. A natureza expande-se pelos quatro cantos da casa, estando presente em todo o seu envolvente. De facto, a casa foi construída em torno das árvores e plantas existentes de forma a evitar removê-las e minimizar ao máximo qualquer tipo de impacto e agressão ambiental.
As árvores cercam a casa, apagando as linhas entre o exterior e o interior. No interior, a casa adota um design minimalista, colocando paredes apenas onde é estruturalmente necessário, de modo a que a sua aparência seja bastante semelhante à de um estúdio. Além disso, o cimento é usado em toda a casa.
O cimento entre 450 e 1000 milímetros de espessura foi colocado para amortecer o som e isolar o espaço de forma a mantê-lo fresco. Um sistema ativo usa as paredes grossas para transportar o ar pela casa através de pequenas condutas esculpidas no cimento. Alguns elementos de design passivos foram adicionados, como saliências que oferecem sombra, reduzindo, assim, o calor no interior da casa.
Além disso, o cimento incorpora uma variedade de materiais reciclados. Estes incluem lascas de pedra, tijolos quebrados e resíduos de pedra. Foi aqui que surgiu a ideia de experimentar colocar diferentes acabamentos com diferentes texturas em toda a casa, incluindo cimento moldado em entulho, cimento com jato de água e cimento pigmentado. Por exemplo, o edifício destinado aos hóspedes é decorado com cimento azul-rosado, manchado com pó de tijolo.
Por sua vez, os pisos são formados a partir de peças de pedra reciclada em cimento. Além disso, kadappa preto, mármore branco e mármore rosa são usados no design do piso. Com a casa principal em cimento, foram utilizadas laraboias e janelas para inundar o espaço com luz natural.
Como o estúdio explicou em comunicado de imprensa, a "House of Concrete Experiments é, de facto, uma experiência em todos os seus aspetos, planeamento, construção, projeto estrutural, uso de materiais, jogo de luz e sombra e os seus serviços".
Para poder comentar deves entrar na tua conta