Viver em casas sobrelotadas

Casas sobrelotadas: falta de espaço afeta cada vez mais famílias

As condições da habitação em Portugal estão a degradar-se. É isso mesmo que conclui o estudo do Instituto Nacional de Estatística (INE): há cada vez mais famílias a viver em casas demasiado pequenas face à dimensão do agregado, isto é, em casas sobrelotadas. E também há mais casos de agregados a viver em casas sobrelotadas com humidade e sem luz natural. Por outro lado, mais de três em cada 10 pessoas vivia sozinha numa casa demasiado grande, uma realidade que toca especialmente os idosos. A baixa capacidade financeira das famílias – e em concreto o risco de pobreza – está associada à inadequação da habitação em Portugal quer ao nível de dimensão, quer ao nível da eficiência energética.
casas sobrelotadas

Casas sobrelotadas: senhorios obrigados a realojar inquilinos

Sempre que as câmaras municipais identifiquem situações de sobrelotação, os senhorios serão obrigados a arranjar uma "alternativa habitacional" para os seus arrendatários, segundo o Governo. A medida faz parte da proposta de lei do programa Mais Habitação, em consulta pública até 10 de março.
Casas vazias em Portugal

Retrato de um país de extremos: habitações sobrelotadas ou vazias

O panorama da habitação em Portugal foi traçado pelos dados dos Censos 2021, que revela mesmo um país de extremos. A falta de casas para comprar e arrendar – e a preços acessíveis aos bolsos das famílias – é uma questão que está na ordem do dia. Até porque, afinal, o número de alojamentos sobrelotados aumentou 17,11% na última década. Mas, mesmo assim, nunca se construiu tão pouco em dez anos como entre 2011 e 2021. Além disso, há ainda mais de 700 mil habitações vazias no país.
Infiltrações e humidade em casa

Infiltrações e baixa eficiência pioram qualidade das casas em Portugal

Humidade em casa, problemas com infiltrações, frio em casa no inverno e calor no verão. Esta é a realidade em que vivem, cada vez mais, famílias em Portugal. Por outro lado, muitos habitantes têm falta de espaço em casa para a quantidade de gente que vive no mesmo lar. O cenário é traçado pelo Eurostat em dados, analisados pelo idealista/news, que também mostram que mais de 1,6 milhões de portugueses não têm condições para aquecer a casa, apesar da eficiência energética das casas estar a melhorar. 
casas sobrelotadas

Mais de um milhão de portugueses viviam em casas sobrelotadas em 2021

Em 2021, em plena pandemia da Covid-19, 10,6% das pessoas viviam em condições de insuficiência do espaço habitacional em Portugal, sendo este o valor mais elevado dos últimos três anos: 9,6% em 2018, 9,5% em 2019 e 9,0% em 2020. Em causa estão dados divulgados esta terça-feira (2 de agosto de 2022) pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
Casas sobrelotadas: 9,5% dos portugueses vivem em alojamentos com falta de espaço

Casas sobrelotadas: 9,5% dos portugueses vivem em alojamentos com falta de espaço

No ano passado, 9,5% das pessoas viviam em alojamentos com sobrelotação, um valor ligeiramente inferior ao verificado no ano anterior (9,6%). No que diz respeito a despesas com a habitação, os portugueses gastaram 11% do seu rendimento com as mesmas em 2019, um peso inferior ao registado em 2018: 11,7%. Em causa estão dados que constam no Inquérito às Condições de Vida e Rendimento, divulgado esta quinta-feira (7 de maio de 2020) pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
Um em cada seis jovens portugueses vive em casas sobrelotadas

Um em cada seis jovens portugueses vive em casas sobrelotadas

Um em cada quatro jovens da União Europeia (EU) entre os 15 e os 29 anos vive em casas sobrelotadas, segundo os dados mais recentes do Eurostat. Portugal faz melhor que a média europeia: por cá, há um jovem em cada seis que vive em agregados com excesso de residentes. O país ocupa assim o 12º lugar na lista dos 28 países, à frente da Suécia, Dinamarca, Aústria e Itália.