
Casas vazias em boas condições são quase 250 mil em Portugal
Há mais 720 mil casas vazias em Portugal, a maioria com condições de habitabilidade. Muitas estão no mercado de venda ou arrendamento à espera de novos moradores. Mas quase 250 mil casas estão vazias por outros motivos e sem rumo à vista, apesar de não precisarem de reparações.

Mais de um terço dos edifícios em Portugal precisa de reparações
Mais de um terço (35,8%) dos edifícios em Portugal precisam de reparações, com 9,4% a necessitar de reparações médias e 4,6% de reparações profundas, revela um estudo apresentado pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Travão ao AL em Lisboa sofre alterações com dados dos Censos 2021
Os dados dos Censos 2021 relativos à habitação em Lisboa, nomeadamente aos alojamentos familiares clássicos existentes nas várias zonas da cidade, conjugados com o número de unidades de Alojamento Local (AL) registadas nas mesmas zonas, podem trazer mudanças nos rácios, que servem de base para definir se determinada zona pode ou não sofrer um travão a novos registos de espaços de AL. O Areeiro, por exemplo, deixaria de ter limitações, passando de um rácio de 3% para 2,2%, abaixo do limite de 2,5%.

Quantos edifícios com mais de 100 anos há em Lisboa e Porto?
Estará o parque habitacional envelhecido e a precisar de ser renovado e/ou aumentando? Os dados mais recentes, conhecidos a partir dos Censos 2021, mostram que continua a haver muitos edifícios centenários no país, encontrando-se a maioria nas duas principais cidades, Lisboa e Porto.

Maioria das casas em Portugal tem mais de 100 m2
A maioria dos alojamentos familiares em Portugal tem mais de 100 metros quadrados (m2) de área útil, segundo os dados provisórios dos Censos 2021 do INE, disponíveis no sistema de geomarketing Sales Index da Marktest e na sua análise Atlas Social de Portugal.“Existem em Portugal continental 2.0

Quantos edifícios há em Portugal?
Existem em Portugal 3.573.416 edifícios segundo dados provisórios dos Censos 2021 – os resultados definitivos só devem ser conhecidos no quarto trimestre de 2022. Significa isto que em dez anos, de 2011 para 2021, houve (apenas) um crescimento de 0,8% no número de edifícios no país. Trata-se do menor crescimento entre Censos, ou seja, entre décadas, desde 1981.

Quantas barracas há em Portugal? São 4.042 e Odemira lidera a lista
O número de alojamentos não clássicos, como barracas, diminuiu bastante em Portugal nos últimos 40 anos. Em 1981, havia em Portugal 46.391 alojamentos não clássicos, bem mais que os existentes este ano (4.042). Em causa estão dados provisórios disponibilizados pela PORDATA, base de dados organizada e desenvolvida pela Fundação Francisco Manuel dos Santos.

Maioria dos proprietários sem encargos mensais associados à compra de casa
Mais de 60% dos proprietários de casa em Portugal não tem encargos financeiros mensais relacionados com a aquisição da habitação, segundo os resultados provisórios dos Censos 2021 divulgados esta quinta-feira, dia 16 de dezembro de 2021, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).“Os Censos 2021 -

Número de casas aumenta, mas a "ritmo bastante inferior" - diz o INE
Portugal registou “um ligeiro crescimento” dos edifícios e alojamentos para habitação, mas a “ritmo bastante inferior” ao de décadas anteriores, sendo 70% dos alojamentos ocupados pelo proprietário, mas tendo o arrendamento aumentado 16% face a 2011, segundo o INE.De acordo com os Resultados Provisó

Censos 2021: somos menos que há 10 anos e vivemos mais no litoral
Os primeiros dados relativos aos Censos 2021 mostram que, em dez anos, o número de residentes em Portugal diminui 2%, para 10.347.892 pessoas. Ou seja, o país tem menos 214.286 residentes que em 2011. É, de resto, a primeira vez desde 1970 que a população diminuiu entre Censos. Esta é uma das conclusões a retirar dos Resultados Preliminares dos Censos 2021, divulgados esta quarta-feira (28 de julho de 2021) pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Censos: Número de casas aumenta mas a ritmo “bastante inferior”
Portugal registou um ligeiro aumento no número de edifícios e alojamentos para habitação, mas a um “ritmo bastante inferior” ao registado em décadas anteriores, segundo os resultados preliminares dos censos 2021, divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), esta quarta-feira, dia 28 de j

Censos 2021: prazo preferencial para responder pela internet termina hoje
O prazo preferencial para responder aos Censos 2021 pela internet termina esta segunda-feira, 3 de maio de 2021, marcando o fim da primeira fase de resposta aos inquéritos do Instituto Nacional de Estatística (INE) que abrangem mais de seis milhões de alojamentos.Os inquéritos podem ser re

Censos 2021: quem recebeu os códigos pode responder a partir de hoje
O período de respostas aos Censos 2021 arranca esta segunda-feira (19 de abril de 2021), tendo a operação Censos 2021 tido início no início do mês, com a distribuição das cartas do Instituto Nacional de Estatística (INE) com os códigos que permitem às pessoas responder pela internet.

Censos 2021 à lupa: multas até 50 mil euros para quem não responder
A operação Censos 2021 arrancou esta segunda-feira (5 de abril), com a distribuição das cartas nos correios de Portugal, para que as pessoas, depois de as receberem, possam responder pela internet. Explicamos tudo sobre a realização dos Censos 2021, que têm lugar de dez em dez anos, sendo que desta vez acontecem num período conturbado de crise pandémica. Dizer, antes de mais, que a resposta aos Censos é obrigatória e que quem não participar arrisca pagar uma multa que pode chegar aos 50 mil euros.

INE está contratar 11 mil pessoas para os Censos 2021 – que também vão ser feitos por telefone
O Instituto Nacional de Estatística (INE) está a recrutar, em regime de contrato de prestação de serviços, 11.000 recenseadores para a realização dos Censos 2021.

Censos 2021: questionário vai poder ser feito pela internet ou pelo telefone
O INE desenhou um novo método de recolha de dados para os Censos 2021. Cada casa receberá uma carta com um código e espera-se que a maior parte das famílias responda ao questionário pela internet ou por telefone. Os recenseadores só farão uma visita às casas que não tiverem respondido ao questionário.

maioria das casas vagas encontra-se na região norte do país
em 2011, havia em portugal 3,5 milhões de edifícios de habitação familiar e 5,9 milhões de alojamentos, sendo que a maior parte dos imóveis vazios (32%) encontravam-se na região norte do pais.

radiografia do dia: quantos estrangeiros vivem em portugal
em dez anos, entre 2001 e 2011, o número de cidadãos brasileiros a residir em portugal mais que triplicou, havendo actualmente 109.787 brasileiros a viver no país.
quase 41 mil desempregadas vivem sozinhas com os filhos
o número de famílias monoparentais disparou na última década, sendo que há cada vez mais casos de mães que vivem sozinhas com os filhos e que estão desempregadas. segundo a tsf, que se apoia em dados do censos 2011, existem cerca de 41 mil mães desempregadas que vivem sozinhas com os filhos.

há mais casas vazias e sobrelotadas no país – resumo 2012
este ano foram conhecidos novos dados sobre o panorama do parque habitacional português, graças ao censos 2011. e como seria de esperar muita coisa mudou nos últimos dez anos, comparativamente com o censos 2001.

as notícias imobiliárias de 2012
o idealista news fez um resumo do que de mais importante se passou no sector imobiliário em 2012.

radiografia do dia: concelhos com mais população estrangeira em portugal
o dia internacional dos migrantes celebra-se esta terça-feira (dia 18), motivo que levou o instituto nacional de estatística (ine) a fazer um retrato das comunidades estrangeiras existentes no país. retrato esse baseado nos dados do censos 2011.

cpci: “mercado habitacional está longe de suprir as necessidades das famílias”
o presidente da confederação portuguesa da construção e imobiliário (cpci), reis campos, considera que o panorama do mercado habitacional nacional é preocupante, já que está “longe de suprir as necessidades efectivas das famílias portuguesas”.




há mais 45% de alojamentos que famílias no país (gráficos)
há muito mais alojamentos em portugal que famílias.

radiografia do dia: os municípios portugueses com mais população em 2001 e 2011
lisboa, sintra, vila nova de gaia e porto eram, por esta ordem, os municípios mais populosos do país em 2001.