Já o indicador de clima económico diminuiu pela primeira vez este ano (em maio), após ter aumentado entre janeiro e abril.
Comentários: 0
Confiança dos consumidores a subir
INE

O indicador de confiança dos consumidores aumentou, em maio, para o valor máximo desde fevereiro de 2022. Já o indicador de clima económico diminuiu pela primeira vez este ano. Em causa estão dados divulgados esta terça-feira (30 de maio de 2023) pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

“O indicador de confiança dos Consumidores aumentou entre dezembro e maio, atingindo o valor máximo desde fevereiro de 2022, após ter registado em novembro o valor mais baixo desde o início da pandemia em abril de 2020. A evolução do indicador no último mês resultou do contributo positivo das expectativas de evolução futura da situação económica do país e da situação financeira do agregado familiar, assim como das opiniões sobre a evolução passada da situação financeira do agregado familiar. Apenas as perspetivas de evolução futura da realização de compras importantes por parte das famílias registaram um contributo negativo para o indicador de confiança”, lê-se no boletim. 

Segundo o INE, no último ano, entre maio de 2022 e o mesmo mês de 2023, o indicador de confiança dos Consumidores passou de -38,7 em novembro do ano passado para -27,0 para maio deste ano. 

No que diz respeito ao indicador de clima económico, diminuiu em maio, após ter aumentado entre janeiro e abril. De acordo com o instituto, o indicador passou de 2,3 em abril para 1,6 em maio, sendo preciso recuar até dezembro do ano passado para encontrar um valor mais baixo (1,4).

Indicador de clima económico em queda
INE
Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta