Negociar mobilidade funcional

Mobilidade funcional no contrato de trabalho: o que significa?

O contrato de trabalho é bastante importante na definição das respetivas responsabilidades. Nesse documento crucial para o trabalhador, poderão estar explícitos os seus diretos e deveres. No contrato celebrado com a entidade patronal, devem constar o conjunto de funções a desempenhar no trabalho. A chamada mobilidade funcional justifica-se quando existem situações em que é necessário o trabalhador realizar outro tipo de tarefas, o que poderá implicar a alteração das suas funções. No presente artigo, poderás descobrir o que significa em concreto este conceito de mobilidade funcional. 
Acordo de trabalho entre empregado e empregador

Contrato de exclusividade imobiliária: o que significa?

Certamente que o termo “contrato de exclusividade” não te é estranho. Sobretudo quando associamos esse termo ao ramo imobiliário, que é onde é mais habitual ouvi-lo. No entanto, nem só aí ele se aplica, pois pode aplicar-se em vários tipos de trabalho e profissões.
Trabalho intermitente

Trabalho intermitente: o que é e como funciona?

Quando começas no mundo laboral, ou trabalhas há muitos anos no mesmo regime, podem surgir termos novos que te deixem com dúvidas. É normal que já tenhas lido ou ouvido falar sobre o trabalho intermitente, mas sabes o que significa?
Teletrabalho na Europa

Europeus dispostos a trocar de emprego para ter mais teletrabalho

Os padrões de trabalho muito mudaram depois da pandemia. Antes, cerca de 60% dos europeus nunca tinha tido a experiência de trabalhar a partir de casa. Mas, nos meses seguintes, esta percentagem caiu para menos de 40%, mostra estudo do Banco Central Europeu (BCE). O teletrabalho tornou-se, assim, num “novo normal” para milhões de europeus durante a pandemia. E depois? A verdade é que ter a possibilidade de trabalhar a partir de casa tornou-se num requisito para muitos. Um em cada três europeus quer ainda mais trabalho remoto do que a empresa dá. E muitos consideram mesmo mudar de emprego.
Agenda do trabalho digno

Agenda do Trabalho Digno aprovada: guia para empresas e trabalhadores

A Agenda do Trabalho Digno, que tem feito correr muita tinta ao longo dos últimos meses, obteve luz verde no Parlamento esta sexta-feira, dia 10 de fevereiro. E traz várias novidades que vão mudar o Código do Trabalho, reduzindo o número de renovações dos contratos temporários, criando a licença por luto gestacional e prevendo o projeto-piloto da semana de quatro dias, por exemplo. Neste guia mostramos algumas das 70 medidas que prevê a Agenda do Trabalho Digno e explicamos o que vai mudar no mundo laboral em 2023.
Na piscina a aproveitar subsídio de férias

Subsídio de férias: tudo o que é preciso saber

Receber o ordenado ao final do mês é ouro sobre azul mas... e quando recebes dois? É isso mesmo que leste. No mundo profissional, quando estás em regime de contrato, seja ele sem termo ou a prazo, tens sempre direito a dois salários extra, um nas férias e outro no Natal. São os dois apelativos, mas acreditamos que o subsídio de férias tenha um "sabor especial" para ti. Quantas vezes preparas as férias de verão a pensar nele?