travão às rendas

Travão às rendas: senhorios hesitantes na renovação de contratos

Para tentar ajudar famílias a combater subida do custo de vida, face à elevada inflação, o Governo decidiu criar um travão às rendas de 2% em 2023, e compensar os senhorios por via do IRS ou IRC. Mas ao que tudo indica, já há casos de proprietários a optar por não renovar contratos de arrendamento para “escapar” à nova norma. Um cenário que, nos próximos meses, também poderá agravar a falta de oferta no mercado de casas para arrendar.
O que é o CPCV

O que é o CPCV e porque é a melhor opção para comprar casa

CPCV. Será, seguramente, uma sigla com a qual muitas pessoas estarão familiarizadas. Falamos do Contrato-Promessa de Compra e Venda, que é fundamental na hora de comprar uma casa, quer para o atual proprietário quer para quem está interessado em adquirir o imóvel. Mas será este um processo complexo? O que significa, na prática? Quando e como é celebrado? Procuramos dar resposta a estas e outras perguntas com fundamento legal. Uma coisa é certa: se estás a pensar comprar ou vender casa em 2022, se esta é uma das tuas resoluções de Ano Novo, lê os próximos parágrafos. 
Letras pequeninas nos contratos ao consumidor proibidas a partir de hoje

Letras pequeninas nos contratos ao consumidor proibidas a partir de hoje

Contratos com letras pequeninas, pouco espaço entre linhas e palavras e com cláusulas contratuais previamente redigidas para o consumidor, nomeadamente por bancos ou fornecedores de telecomunicações ou água, estão proibidos a partir de hoje, dia 25 de agosto de 2021. O Presidente da República, Marce
Celebrar contratos por telefone, sim ou não? Tudo o que é preciso saber para evitar problemas

Celebrar contratos por telefone, sim ou não? Tudo o que é preciso saber para evitar problemas

A celebração de um contrato por telefone, por exemplo de uma empresa fornecedora de energia, é cada vez mais comum nos dias de hoje, sobretudo em tempos de pandemia da Covid-19. Este é, no entanto, um tema sensível e que deixa muitos consumidores apreensivos. Será que é legal? Será que é seguro e fiável? Estas são algumas das dúvidas em cima da mesa. No artigo de hoje da Deco Alerta explicamos-te tudo sobre este assunto.