Casas de luxo em Portugal: adeus CascaisVilla, olá ATÓLL

No local onde se encontrava o centro comercial CascaisVilla, que já começou a ser demolido, irá nascer aquele que será o primeiro projeto do conceituado arquiteto Norman Foster em Portugal. O ATÓLL, como se chamará, promete “redefinir a paisagem costeira” de Cascais, sendo “um refúgio sereno rodeado por natureza que assume um compromisso com a sustentabilidade”, refere em comunicado a promotora imobiliária Príme.
Construção de linha na Metro do Porto

Linha Rubi da Metro do Porto: projeto prevê demolição de casas em Gaia

O projeto de execução da Linha Rubi da Metro do Porto, posto a concurso na semana passada, prevê demolições no bairro do Cedro, em Gaia, dentro de uma Zona Especial de Proteção urbanística, segundo documentos consultados pela Lusa. De acordo com os documentos do projeto, haverá "quatro edifícios a demolir na Rua Conde Dom Pedro" e "dois edifícios a demolir na Rua Diogo Couto", inseridas na Zona Especial de Proteção (ZEP) da Escola Primária do Cedro, em Vila Nova de Gaia, no distrito do Porto. A demolição está também assinalada nos vários desenhos que fazem parte do projeto.
Elvas: destruição de capela para construção de hotel aprovada pela câmara

Elvas: destruição de capela para construção de hotel aprovada pela câmara

A Câmara Municipal de Elvas (CME) licenciou um hotel, um investimento privado de cerca de 4,5 milhões de euros, na propriedade Quinta do Morgadinho. Um tema que tem gerado polémica, visto ter sido autorizada, também, a demolição da capela ali existente, cuja construção terá ocorrido nos séculos XVII ou XVIII e que possuía elementos decorativos alegadamente em bom estado conservação. A autarquia respondeu às críticas, revelando, por exemplo, que a capela em causa estava “em ruínas há mais de uma década, tendo há muito desabado a sua cobertura”.
Câmara de Vila Franca de Xira quer legalizar 17 moradias em risco de demolição há quase 12 anos

Câmara de Vila Franca de Xira quer legalizar 17 moradias em risco de demolição há quase 12 anos

A Câmara de Vila Franca de Xira (CMVFX) vai “exigir” à Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo (CCDR-LVT) que “aceite e viabilize” a legalização de 17 moradias ameaçadas de demolição há quase 12 anos, desde que foram excluídas das áreas edificáveis da AUGI (Área Urbana de Génese Ilegal) da Quinta do Alferes e Anexos. 
Proprietários de casas na ilha da Ria Formosa "surpreendidos" com demolições em outubro

Proprietários de casas na ilha da Ria Formosa "surpreendidos" com demolições em outubro

Os proprietários das casas da ilha da Culatra, na Ria Formosa, Algarve, dizem que foram apanhados de surpresa com a decisão do Governo de avançar com as primeiras 60 demolições, de um total de 81 construções ali localizadas, até ao final de outubro. O argumento do Executivo é que nenhuma dessas casas é de primeira habitação e que todas, localizadas a menos de 40 metros da linha de água da ria, estão em perigo.
Fonte da Telha: 29,5 milhões de euros para demolir casas e bares

Fonte da Telha: 29,5 milhões de euros para demolir casas e bares

A Fonte da Telha tal como a conhecemos hoje vai desaparecer. Esse é, pelo menos, o objetivo do Plano de Pormenor, em consulta pública até 12 de novembro pela Câmara Municipal de Almada, que prevê a demolição de quase todas as construções existentes na zona entre a Arriba Fóssil da Costa da Caparica e o cordão dunar daquela zona de frente atlântica do concelho de Almada.

Mais de 100 casas de férias clandestinas vão ser demolidas na ilha de Faro

As casas clandestinas na ilha de Faro, considerada a zona mais vulnerável das ilhas-barreira da ria Formosa, vão ser demolidas, o que deve acontecer – de forma faseada – no início de 2015. Um dos proprietários atingidos (indiretamente) é o presidente da câmara, Rogério Bacalhau, já que a casa onde passa ferias, e que pertence ao sogro, recebeu ordem para ser desocupada até 28 de novembro.
governo quer pôr 70 mil casas a arrendar por ano

governo quer pôr 70 mil casas a arrendar por ano

assunção cristas, ministra da agricultura, do mar, do ambiente e do ordenamento do território, revelou que existem cerca de 700 mil casas devolutas no país, estimando que a procura anual deverá ser de um décimo desse volume.

demolições na ilha de faro podem chegar a tribunal

as demolições na ria formosa estão programadas para avançar ainda este ano. de acordo com o público, o derrube das barracas nos ilhotes da cobra e das ratas não deverá provocar grande contestação, mas quando chegar à ilha de faro, o assunto poderá mudar de figura.