
No local onde se encontrava o centro comercial CascaisVilla, que já começou a ser demolido, irá nascer aquele que será o primeiro projeto do conceituado arquiteto Norman Foster em Portugal. O ATÓLL, como se chamará, promete “redefinir a paisagem costeira” de Cascais, sendo “um refúgio sereno rodeado por natureza que assume um compromisso com a sustentabilidade”, refere em comunicado a promotora imobiliária Príme.
“Projetado pela Foster + Partners, sob a liderança de Lord Norman Foster, e em colaboração com o atelier de arquitetura português Fragmentos, o projeto inspira-se em formas orgânicas e materiais naturais de tonalidades quentes”, lê-se na nota.
Segundo a Príme, trata-se de um empreendimento que contribuirá para a revitalização de Cascais e da Avenida Marginal, incluindo a tradicional calçada portuguesa e uma paisagem mais verde, com mais árvores e menos carros.

“Projeto une sustentabilidade, criatividade e bem-estar”
Citados no documento, Filippo Buffa e Federico Rosales, Managing Directors e cofundadores da Príme, comentam que o ATÓLL é um “projeto pensado para resistir ao tempo e para quem valoriza a ligação à natureza”. “Um projeto que une sustentabilidade, criatividade e bem-estar”, acrescentam.
“Com terraços que se estendem sob a luz solar, jardins botânicos e tecnologia de última geração, o ATÓLL foi cuidadosamente desenhado para promover um estilo de vida saudável e consciente. Funcionando como um novo pulmão verde para Cascais e a sua linha costeira atlântica, este desenvolvimento deixará um legado positivo tanto para o meio ambiente como para a comunidade local”, indica a Príme, antecipando que o projeto “alia a herança cultural à sofisticação contemporânea, oferecendo uma experiência incomparável a residentes e visitantes”.
O valor do investimento não é divulgado, mas segundo a Câmara Municipal de Cascais é de 100 milhões de euros.
Para Carlos Carreiras, presidente da autarquia, “a visão arquitetónica de Lord Norman Foster e a dedicação de toda a equipa vão transformar a região num destino verdadeiramente único”, sendo este um projeto que “irá enaltecer a beleza e o prestígio da cidade, reforçando também o compromisso de longa data com a sustentabilidade ambiental”.
Destaque para o facto de a Príme ter estabelecido para este empreendimento uma parceria com a LAMARCA WELL, consultora espanhola de bem-estar responsável por projetos de referência em Miami e Espanha. “A sua colaboração garante que o ATÓLL incorpora o bem-estar em todas as dimensões – desde a arquitetura e a paisagem à experiência quotidiana. Este projeto emblemático reforça o estatuto de Cascais como um destino global de excelência e estabelece um novo padrão para o desenvolvimento sustentável”, explica a promotora imobiliária.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta