Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Especulação imobiliária

Últimas notícias sobre "Especulação imobiliária" publicadas em idealista.pt/news

... E taxa “Robles” para travar bolha especulativa cai por terra

A polémica “taxa Robles”, que queria penalizar com um imposto especial quem compra e vende num curto período temporal, alcançando lucros elevados, não terá "pernas para andar". Sabe-se que ambas as propostas, do BE e PSD, no âmbito do Orçamento do Estado para 2019 (OE2019), para alterar a tributação das mais-valias, não vão passar no crivo do Parlamento.

Notícia sobre:

IRS diferentes consoante tempo entre compra e venda dos imóveis: a proposta do PSD

Inspirado em outros países europeus - como França, Alemanha, Bélgica ou Itália - e à boleia da iniciativa do Bloco de Esquerda para que seja criada uma taxa sobre a "especulação imobiliária", o PSD veio fazer uma nova proposta que já está a agitar os ânimos, entre polítícos e no mercado imobiliário. Rui Rio defende que seja aplicada uma taxa do IRS sobre mais-valias diferenciada em função do número de anos entre a compra e a venda de imóveis.

Notícia sobre:

Especulação na "taxa Robles": Costa diz que "já existe"; Bloco garante que "há negociações com Governo"

Depois do AIMI ter incendiado os ânimos no ano passado, agora é a vez da chamada "taxa Robles" estar a aquecer o panorama político por causa da fiscalidade no setor imobiliário. Em causa está uma iniciativa do Bloco de Esquerda (BE), que visa travar a "especulação imobiliária". O primeiro-ministro, António Costa, diz que não entende a proposta, afirmando que ""repete o imposto de mais valias que já existe". A líder do Bloco, Catarina Martins, garante que continua a negociar com o Governo no âmbito do Orçamento do Estado para 2019 (OE2019).

Notícia sobre:

PS contra taxa especial para negócios imobiliários proposta pelo BE

O líder parlamentar do PS, Carlos César, manifestou-se esta terça-feira contra a taxa especial proposta pelo BE. “Não há qualquer intenção do Grupo Parlamentar do PS aprovar a proposta”, disse, contrapondo que a “especulação” combate-se com o aumento da oferta de habitação acessível.

Notícia sobre:

Taxa sobre "especulação imobiliária" nas negociações do Orçamento do Estado 2019

Inspirada na taxação "dos movimentos da especulação em bolsa", há uma nova taxa a ser discutida para ser aplicada em Portugal, no próximo ano, sobre operações de especulação imobiliária. Em causa está uma proposta do Bloco de Esquerda (BE), apresentada ao Governo, no âmbito das negociações do Orçamento do Estado para 2019 (OE219).

Notícia sobre:
Cartaz de campanha de Ricardo Robles / Twitter

Vereador do Bloco em Lisboa prestes a fazer mais-valia de 4,7 milhões com prédio em Alfama

Um dos maiores críticos da especulação imobiliária em Lisboa está em vias de realizar uma mais-valia de 4,7 milhões de euros com um prédio em Alfama. Em causa está uma transação realizada por Ricardo Robles, vereador do Bloco de Esquerda na Câmara Municipal da capital com a irmã. O responsável político alega que trata-se de um negócio de família, tendo o imóvel sido comprado em 2014 e cuja venda não foi ainda concretizada.

Notícia sobre:

Há cada vez mais estrangeiros a fugir dos grandes centros

As famílias portuguesas estão a fugir dos centros das cidades, mas não são as únicas. Até os estrangeiros já estão a procurar casas nas periferias. Viver no centro histórico de Lisboa está a tornar-se cada vez mais impossível, já que os preços não param de subir. As atenções viraram-se, agora, para outras zonas, sendo que as linhas de Cascais, Sintra e Oeiras surgem no topo das preferências.

Notícia sobre:

Lisboa, Barcelona e Nova Iorque querem poderes para limitar preços das casas

Responsáveis municipais das cidades de Barcelona (Espanha), Nova Iorque (EUA) e Lisboa pedem para limitar o preço da habitação num documento conjunto, no qual reivindicam “mais capacidade legislativa” para enfrentar “o crescimento da pressão especulativa”. As cidades querem estabelecer índices de referência e proibir os proprietários de aumentar os preços acima desses limites.

Notícia sobre:

“Larga maioria dos imóveis convertidos em AL estava desocupada”, defende CTP

“O nosso mercado tem capacidade para absorver as novas soluções de alojamento”, defendeu o presidente da Confederação do Turismo Português (CTP), Francisco Calheiros, referindo-se às plataformas que vieram revolucionar o mercado de arrendamento. O responsável disse ainda que o Turismo, através do Alojamento Local, deu um “contributo importantíssimo para a reabilitação de muitos edifícios em várias zonas de Lisboa”.

Notícia sobre: