Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Hipotecas

Todas as notícias sobre o significado, tipos e contratos de hipotecas de casas, publicadas em idealista.pt/news. Podes também utilizar o nosso simulador de hipotecas para encontrar a melhor opção para ti.

Proibição da penhora de casa própria chumbada pelo PS e partidos de direita

Os projetos de lei do PCP e do BE para proibir a penhora ou execução da hipoteca de habitação própria foram chumbados sexta-feira (28 de fevereiro de 2020) no Parlamento, com votos contra de PS, PSD, CDS, Iniciativa Liberal e Chega. Já PCP, BE, PAN, PEV e a deputada não inscrita Joacine Katar Moreira votaram a favor.

Notícia sobre:
A tua casa nova por 15 euros por dia

Casas com prestação mensal até 430 euros

E se te dissermos que podes comprar uma casa nova por 15 euros por dia? No mercado português existem várias casas à venda que podem ser tuas por uma prestação mensal de 430 euros.

Notícia sobre:

CE ameaça levar Portugal a tribunal por falhar diretiva de crédito à habitação

Portugal está na mira da Comissão Europeia (CE), por não ter ainda aplicado as normas comunitárias de crédito à habitação, que visam proteger mais os consumidores e prevenir o endividamento excessivo. Bruxelas deu dois meses, a partir desta quinta-feira, para que a situação seja regularizada num total de nove países europeus, incluíndo Portugal. Depois disso, o caso poderá ser levado pela CE para o Tribunal de Justiça da União Europeia (UE).

Notícia sobre:

75% das famílias portuguesas tem casa própria e um terço está a pagar um crédito à habitação

A compra de casa é o principal motivo de endividamento dos portugueses. Perto de 75% das famílias é atualmente proprietária da residência onde vive e um terço delas está a pagar um crédito à habitação, tendo dado os imóveis como garantia dos financiamentos bancários. O cenário é traçado numa nota divulgada esta quarta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) e pelo Banco de Portugal, com base em dados de 2013.

Notícia sobre:

Marcelo promulga lei que protege famílias, mas há casas penhoradas por dívidas de 600 euros

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou terça-feira a lei que “protege a casa de morada de família no âmbito de processos de execução fiscal”, tendo em conta “o objetivo social prosseguido e a ampla concordância parlamentar”. Este é, no entanto, um tema polémico, já que há agregados a perder a casa por dívidas de 600 euros a empresas de telecomunicações.

Notícia sobre:

Imóveis dos bancos são “uma bomba-relógio que vai ter de explodir”, alerta especialista

Os imóveis nos balanços dos bancos são “uma bomba-relógio que alguma vez vai ter de explodir”. Quem o diz é Gonçalo Reino Pires, especialista em Direito do Urbanismo e novo sócio da Serra Lopes, Cortes Martins (SLCM).

Notícia sobre:

Morgan Stanley aceita pagar multa de 2.290 milhões de euros pelas hipotecas de lixo

A Morgan Stanley acordou com as autoridades norte-americanas pagar 2.600 milhões de dólares (cerca de 2.290 milhões de euros) para fechar os processos de acusação que arrasta pela sua atuação com as hipotecas de lixo.

Notícia sobre:

Clientes do Novo Banco não conseguem cancelar hipotecas sobre casas que já pagaram

Alguns clientes do Novo Banco não estão a conseguir cancelar as hipotecas sobre as casas que já acabaram de pagar. O problema tem surgido sobretudo nas últimas semanas, depois um parecer de 8 de outubro do Instituto dos Registos e do Notariado. É que as conservatórias pedem um documento do BdP, que ainda não existe, com a lista de créditos que passaram do BES para o Novo Banco.

Notícia sobre:

EUA: Citigroup paga multa de 5.000 milhões por venda de hipotecas de alto risco

O banco norte-americano Citigroup chegou a acordo com o Departamento de Justiça dos EUA e vai pagar uma multa de 7.000 milhões de dólares (5.147 milhões de euros) pela venda de hipotecas de alto risco – também conhecidas como tóxicas – antes da crise financeira de 2008.

Notícia sobre:

Rumores do dia

Notícia sobre: