
Casas precárias ilegais: "É urgente fazer levantamento", diz Pinto Luz
O ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, considerou na sexta-feira, dia 18 de julho, que é urgente fazer um levantamento atualizado do número de casas precárias ilegais ou dos bairros abarracados que existem no país.“É urgente fazer um levantamento mais atualizado, até porque a

Obras ilegais: fiscais da Câmara de Loures condenados por corrupção
Quatro fiscais da Câmara Municipal de Loures foram condenados por corrupção passiva, num processo que resultou também na condenação de outros 10 arguidos, munícipes nesta autarquia do distrito de Lisboa, por corrupção ativa, revelou esta terça-feira (dia 13 de maio) o Ministério Público (MP).Os crim

O que fazer em caso de obras ilegais?
Seja uma construção sem licença, uma reabilitação que ultrapassa os limites permitidos ou alterações em áreas protegidas, há medidas que podem ser tomadas para resolver a situação e evitar problemas legais, garantindo a segurança. Neste artigo, com ajuda de especialistas jurídicos, o idealista/news explica o que fazer em caso de obras ilegais, desde como identificar a irregularidade e denunciá-la às autoridades competentes, até os procedimentos para regularizar a obra e os possíveis impactos legais envolvidos.

Comprar casa sem apresentar licença: tudo o que muda no simplex
Comprar casa sem exibir licença é uma das novidades do simplex do licenciamento que está a gerar uma nova vaga de preocupações, por ser uma potencial fonte de problemas, caso seja mal aplicada. Se antes era obrigatório apresentar uma licença de utilização no ato da venda, agora deixou de o ser. Ao criar este mecanismo, a ideia do Governo socialista - agora em gestão - era aumentar a oferta de casas no mercado português, agilizando transações, reduzindo custos, e tornando assim o mercado imobiliário mais dinâmico. Mas também há riscos a serem considerados, desde logo a compra de casa sem licença, com construções ilegais, bem como a dificuldade em contratar um crédito habitação. Para ajudar as famílias e os investidores a estarem mais protegidos na hora de comprar casa em Portugal no âmbito da nova legislação, o idealista/news foi ouvir o Banco de Portugal (BdP) e vários especialistas sobre o que muda na compra e venda de casas. E preparou este guia que não podes perder: aqui encontras todos os prós e contras da medida do novo simplex do urbanismo explicados ponto por ponto, com fundamento jurídico.

Ex-autarca de Vila do Conde terá de legalizar anexo de moradia
A Câmara Municipal de Vila do Conde, distrito do Porto, já confirmou que a casa onde reside Elisa Ferraz, a ex-presidente da autarquia e atual vereadora, possui mesmo um anexo ilegal, que não cumpre o projeto aprovado e nem alvará de loteamento.

Ronaldo destrói a polémica marquise da penthouse de luxo em Lisboa
Cristiano Ronaldo vai destruir a marquise que foi construída na sua penthouse, no topo do prédio número 203 da Rua Castilho, em Lisboa, uma obra que tinha sido realizada sem autorização. Significa isto que o apartamento mais caro de Portugal vai voltar a ficar como estava originalmente. O prazo para Cristiano Ronaldo decidir o que queria fazer com a polémica marquise terminou na quarta-feira (11 de agosto de 2021), tendo o futebolista português optado por demolir a divisão.

Edifício de cinco andares construído em Caxinas está ilegal
O Tribunal Administrativo e Fiscal do Porto deu razão a um grupo de cidadãos que começou a contestar a construção de um edifício de cinco andares assim que viu o prédio a erguer-se a escassos quatro metros do adro da igreja do Senhor dos Navegantes, em Caxinas. A Câmara de Vila do Conde, que autorizou a obra, ainda não tomou posição.

Vizinhos que se aproveitam do sótão ou outras zonas comuns? Como agir
No artigo de hoje ensinamos-te o que fazer em casos de obras ou aproveitamento indevido de áreas de todos por parte de algum vizinho.
Berardo envolvido em nova polémica por obras ilegais que fez em casa
As obras que Joe Berardo fez na casa que tem na Avenida Infante Santo, em Lisboa, voltam a ser notícia. Depois de ter perdido o seu último recurso na justiça para legalizar o fecho de um terraço e várias varandas no referido imóvel, o empresário madeirense continua a recusar-se a demolir a obra, que serviu para instalar uma casa de banho de luxo com vista para o Palácio das Necessidades.

Berardo obrigado a demolir obras ilegais que fez em casa de luxo - reitera o Tribunal
O empresário madeirense decidiu fazer obras no terraço e varandas no apartamento de luxo, onde vive em Lisboa, sem pedir autorização aos vizinhos ou legalizar a obra. O Tribunal Constitucional já tinha recusado apreciar o recurso de Joe Berardo depois de a primeira instância e a Relação terem determinado a demolição dos espaços.

Três obras polémicas da CML agora investigadas pela Justiça
A Câmara Municipal de Lisboa está sob os radares da Justiça. Em causa estão o concurso para as obras de requalificação da segunda circular, a construção da torre de Picoas e as obras de expansão do Hospital da Luz. Todos estes processos deram origem a inquéritos no Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) sobre decisões polémicas tomadas durante os mandatos de António Costa e Fernando Medina à frente da autarquia, quando a pasta do urbanismo tem sido ocupada por Manuel Salgado.

Berardo faz obras ilegais em luxuoso apartamento em Lisboa e quer ok da Justiça
Joe Berardo decidiu fechar o terraço e as varandas do apartamento onde mora, no luxuoso edifício Embaixador, na Avenida Infante Santo, em Lisboa. O problema é que as obras foram feitas sem as devidas autorizações dos vizinhos e da autarquia, e a Justiça já o mandou demolir duas vezes. Mas o comendador não se conforma em perder a casa de banho com vista para o Palácio das Necessidades e quer agora recorrer para o Tribunal Constitucional.

Espanha à caça de construções ilegais com drones e imagens de satélite
Muitas vezes os proprietários fazem obras em casa para aproveitar o sótão, fechar o terraço, fazer mais um anexo ou uma piscina no terreno. Mas estas obras só se tornam legais se pagarem os devidos impostos, o que muitas vezes não acontece. Em Espanha, o (equivalente ao) Fisco decidiu descobrir quem anda a tentar fugir às obrigações através de… drones e imagens de satélite.

CML vende parcela de terreno com 27 m2 por mais de 300 mil euros em Picoas
A Assembleia Municipal de Lisboa aprovou a alienação de uma parcela de terreno com 27 m2 ao promotor responsável pela construção da polémica torre de Picoas, por um preço “superior a 300 mil euros”, segundo avançou o presidente da autarquia, Fernando Medina.

mais de 70 obras suspensas pela inspecção do trabalho
A Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) realizou uma acção inspectiva nacional em 496 estaleiros de construção de que resultou 72 suspensões de trabalhos em curso e 142 autos de contra-ordenaçãoSegundo comunicado act, A acção inspectiva decorreu terça e quarta-feira, contou com a participaç

multa por obras ilegais no santuário de fátima pode chegar aos 250 mil euros
o santuário de fátima vai ser mesmo multado pela câmara de ourém por ter feito obras ilegais no centro pastoral paulo vi – onde terão sido construídos, à revelia da autarquia, camaratas e quartos para acolher jovens.

obras de três escolas custam mais cinco milhões
o tribunal de contas (tc) considerou ilegais as obras de modernização da escola básica e secundária rodrigues de freitas, incluindo o conservatório de música do porto, e também da escola básica e secundária do cerco e da sá de miranda, realizadas pela parque escolar (pe).

obras ilegais no santuário de fátima
o santuário de fátima fez obras ilegais e já foi alvo de uma fiscalização da câmara de ourém, que detectou espaços a funcionar sem licença, nomeadamente uma zona de quartos com centenas de camas para albergar jovens segundo o i online, a polémica começou há dois anos quando o santuário decidiu