Greve de peritos avaliadores de imóveis

Crédito habitação: peritos avaliadores de imóveis em greve

Os peritos avaliadores de imóveis que efetuam avaliações para crédito hipotecário estão em greve até dia 3 de abril de 2022. Entre as revindicações que motivam esta greve, que é organizada pelo Movimento dos Peritos Avaliadores Imobiliários (MPAI) e que começou no sábado (dia 19 de março), está a subida dos honorários de avaliações. Segundo Susana Alface, representante do MPAI, a adesão à greve deverá variar entre 50% e 70%.
Avaliação imobiliária: “Há muitas oportunidades para melhorar”

Avaliação imobiliária em Portugal: “Há muitas oportunidades para melhorar”

Portugal está, pela primeira vez, representado no Conselho de Administração do TEGOVA, o maior e mais importante grupo europeu de associações de avaliadores de imóveis. Este foi o mote para a entrevista realizada com Paulo Barros Trindade, presidente da direção da ASAVAL (Associação Profissional das Sociedades de Avaliação), que foi eleito, por um período (renovável) de três anos, como membro da administração do TEGOVA. “Há diferenças importantes na forma como as avaliações são efetuadas nos diferentes países europeus”, diz ao idealista/news, salientando que “há muitas oportunidades para tentar melhorar a prática da avaliação imobiliária” em Portugal.
Certificados energéticos nas casas

Certificados energéticos: dicas para evitar fraudes

Pedir o certificado energético é uma prática cada vez mais frequente, já que este é um documento essencial e obrigatório na hora de vender, comprar ou arrendar casa, assim como para aceder a benefícios fiscais e apoios financeiros para tornar as casas mais eficientes. E é, por isso, import
Fraudes nos certificados energéticos

Certificados energéticos: violar a lei sai caro

São cada vez mais os certificados energéticos emitidos em Portugal – no total, já se contabilizam 1.504.146, segundo os dados da ADENE. E há várias razões que o explicam: este é um documento essencial para aceder a um conjunto de apoios financeiros e benefícios fiscais.
Pandemia com impacto diferente nas várias áreas dos peritos avaliadores imobiliários

Pandemia com impacto diferente nas várias áreas dos peritos avaliadores imobiliários

A pandemia da Covid-19 está a ter um efeito diferente nas várias áreas de atuação dos peritos avaliadores imobiliários, com algumas a registarem quebras e outras uma maior dinâmica. “Perante um leque tão diversificado de áreas de intervenção [dos peritos avaliadores] é natural que a pandemia não se sinta de igual forma. Há áreas onde a pandemia veio criar uma dinâmica menor, outras em que veio criar uma maior dinâmica”, disse o vice-presidente da Associação Nacional dos Avaliadores Imobiliários (ANAI), José Franco de Araújo.
Honorários dos peritos avaliadores “continuam muito baixos face à responsabilidade” que têm

Honorários dos peritos avaliadores “continuam muito baixos face à responsabilidade” que têm

Este é um tema para o qual não há um pré-pandemia e um pós-pandemia. Falamos dos honorários dos peritos avaliadores de imóveis, um assunto que na opinião de Paulo Barros Trindade, presidente da direção da Associação Profissional das Sociedades de Avaliação (ASAVAL), “continua a manter-se como um dos centrais na atividade dos peritos avaliadores”. “Os honorários continuam muito baixos face à responsabilidade que os peritos avaliadores assumem no desempenho do seu trabalho”, diz o responsável, em entrevista ao idealista/news.
Avaliadores imobiliários vão ter regras mais apertadas e ser sujeitos a multas a partir de novembro

Avaliadores imobiliários vão ter regras mais apertadas e ser sujeitos a multas a partir de novembro

Os peritos de avaliação de imóveis que prestam serviço a entidades do sistema financeiro português vão ter, a partir de 13 de novembro, que respeitar um conjunto de novas regras mais exigentes. Uma das novidades é que só poderão exercer a atividade de avaliadores imobiliários quem estiver registado na CMVM. E quem não cumprir as novas regras poderá ser sujeito a coimas de até 300 mil euros.
Certificados energéticos valorizam casas 10%

Certificados energéticos valorizam casas 10%

Todos os anúncios de venda e arrendamento de imóveis têm de indicar a sua classe energética. Mas o responsável pela direção de auditoria de edifícios da ADENE, Rui Fragoso, garante que mais do que um custo, um certificado é uma mais valia. Vê o vídeo do Idealista News Portugal e fica a saber porquê.
peritos “pressionados” para continuarem avaliações de imóveis

peritos “pressionados” para continuarem avaliações de imóveis

os mais de 400 peritos avaliadores que prestam serviço junto das repartições de finanças de todo o país têm estado a ser chamados para reuniões individuais em que são confrontados com o contrato que assinaram e nos quais se comprometeram a realizar um número mínimo diário de avaliações e que, consoa
peritos da guarda também suspendem avaliações de casas

peritos da guarda também suspendem avaliações de casas

os peritos avaliadores do distrito da guarda também suspenderam a avaliação de casas - para efeitos de actualização do imposto municipal de imóveis (imi) – que estavam a realizar, à semelhança do que aconteceu em coimbra, setúbal e leiria.