
Arquiteto Fumihiko Maki morre aos 95 anos – venceu o Pritzker em 1993
O arquiteto japonês Fumihiko Maki, autor da Torre 4 do novo World Trade Center em Manhattan, Estados Unidos, Prémio Pritzker em 1993, morreu, em Tóquio, aos 95 anos, anunciou na terça-feira (11 de junho de 2024) o seu ateliê.

Reconstrução da Ucrânia pela mão do famoso arquiteto Norman Foster
Norman Foster, vencedor do Pritzker em 1999, vai ajudar a reconstruir a Ucrânia. O famoso arquiteto está a trabalhar num plano de reconstrução da cidade de Kharkiv, uma das mais atingidas pelos bombardeamentos russos.

Pritzker 2022: Francis Kéré é o 1º arquiteto africano a vencer prémio
O arquiteto do Burkina Faso Francis Kéré é o vencedor do prémio Pritzker 2022, tornando-se no primeiro profissional africano a conquistar o mais importante galardão da arquitetura mundial. “Francis Kéré está a ser um pioneiro da arquitetura – sustentável para a terra e para os seus habitantes – em terrenos de extrema escassez. […] Através de edifícios que mostram a beleza, a modéstia, o arrojo e a invenção, e pela integridade da sua arquitetura e gesto, Kéré sustenta, com graciosidade, a missão deste prémio”, lê-se na nota do júri, divulgada em comunicado.

Casa de família de Siza Vieira convertida para residências artísticas
Um edifício em Matosinhos, que foi a residência da família do arquiteto Álvaro Siza Vieira, primeiro português a receber o Prémio Pritzker, em 1992, é inaugurado esta quinta-feira (24 de fevereiro de 2022) como palco para residências artísticas, anunciou hoje a Casa da Arquitetura.

Morreu Richard Rogers, arquiteto do Pompidou e vencedor do Pritzker
O arquiteto britânico Richard Rogers, vencedor do Prémio Pritzker em 2007, que concebeu o Centro Georges Pompidou em Paris com Renzo Piano, morreu no passado sábado à noite, aos 88 anos. A notícia foi avançada pelo presidente e fundador da agência de comunicação Freuds, à agência de n

Novo edifício da EDP desenhado por arquiteto Pritzker em colaboração com Carrilho da Graça
Será junto à sede do Grupo, na frente riberinha de Lisboa, que vai nascer o novo edifício da EDP, desenhado pelo vencedor do Pritzker 2016, o arquiteto chileno Alejandro Aravena, em colaboração com o arquiteto português Carrilho da Graça.

Arquitetas irlandesas vencem Pritzker 2020: é a primeira vez que uma dupla de mulheres é galardoada
As irlandesas Yvonne Farrell e Shelley McNamara, fundadoras do atelier Grafton Architects, são as vencedoras do Prémio Pritzker 2020, o mais importante galardão da arquitetuta mundial – considerado o Nobel da arquitetura. É a primeira vez que a Fundação Hyatt distingue uma dupla de mulheres. São também as primeiras personalidades irlandesas a receber o prémio.

“Arquitetura em Portugal está em agonia”, diz Álvaro Siza Vieira
O arquiteto português Álvaro Siza Vieira, vencedor do Prémio Pritzker em 1992, considera que a arquitetura em Portugal “está em agonia”. A degradação da atividade deve-se, entre outras razões, às normas impostas pela Comunidade Europeia.

Projeto para construir mercado da Time Out em São Bento no Porto sob fogo cruzado
A Time Out quer instalar um mercado em São Bento, no Porto, que inclui uma torre de 21 metros assinada pelo arquiteto vencedor do Pritzker, Souto de Moura. Mas o projeto para a ala sul da estação ferroviária de Campanhã continua envolto em polémica. Depois de ter sido noticiado que a Direção-Geral do Património Cultural (DGCP) deu luz verde, contrariando as preocupações da Unesco de que o empreendimento põe em causa o "valor Universal Excecional" do centro histórico do Porto, classificado como património mundial, a Câmara do Porto diz não ter recebido qualquer informação.

Souto de Moura entrega acervo de quatro décadas à Casa da Arquitectura
A Casa da Arquitectura, em Matosinhos, é a nova morada do acervo do conceituado arquiteto Eduardo Souto de Moura. O Prémio Pritzker de Arquitetura de 2011 garante que não vai fechar escritório, nem cessar a atividade.




Os vencedores do Prémio Pritzker 2017, maior galardão da arquitetura mundial
O Prémio Pritzker, o mais prestigiante galardão de arquitetura do mundo, foi atribuído este ano aos três arquitetos espanhóis Rafael Aranda, Carme Pigem e Ramon Vilalta, do estúdio catalão RCR Arquitectes. O trio levou a melhor sobre outros gigantes da arquitetura, como Daniel Libeskind, Bjarke Ingels ou o estúdio holandês MVRDV. É a segunda vez que o Nobel da Arquitetura, como é conhecido o Prémio Pritzker, é entregue a um espanhol – Rafael Moneo recebeu-o em 1996.

Arquitetura: Aires Mateus ganham projeto de museu suíço a três Pritzker
A arquitetura portuguesa acaba mais uma vez de ser reconhecida no panorama internacional. Esta segunda-feira ficou a saber-se que a o ateliê da dupla Manuel e Francisco Aires Mateus ganhou o concurso para a concepção do novo pólo cultural de Lausanne, na Suiça. Na corrida ao projeto de 85 milhões de euros estavam propostas assinadas por três prémios Pritzker.

Doação de acervo de Siza Vieira agrada ao Governo
Siza Vieira vai doar parte do seu acervo a duas instituições portuguesas, a Fundação Calouste Gulbenkian e a Fundação de Serralves, e a outra estrangeira, ao Centro Canadiano de Arquitetura. Uma decisão elogiada pelo Governo. “É uma solução que serve os interesses nacionais e garante, ao mesmo tempo, a promoção internacional da obra do mais importante arquiteto português da sua geração”, lê-se numa nota do gabinete do secretário de Estado da Cultura, Barreto Xavier.

Arquiteto japonês Shigeru Ban vence Pritzker 2014
O arquiteto japonês Shigeru Ban venceu o Prémio Pritzker 2014, considerado o Nobel da arquitetura, pelos projetos “elegantes e inovadores para clientes privados” e também por “usar o mesmo desenho inventivo e habilidoso nos seus amplos esforços humanitários”.
Onze ateliers portugueses candidatos a prémios de arquitetura
O site de arquitetura mais visitado do mundo, o ArchDaily, divulgou esta quarta-feira os candidatos à eleição dos 14 edifícios mais importantes do ano passado.

souto de moura: “património é como uma avó, tem de ser conservado”
o arquitecto português eduardo souto de moura, vencedor do prémio pritzker 2011, comparou o património a uma avó, que devemos estimar sem deitar contas aos custos.

universidade de harvard premeia design urbano da metro do porto
a escola de design da universidade norte-americana de harvard, no estado de massachusetts, atribui amanhã (dia 3) o prémio “veronica rudge green prize” em design urbano à empresa de transportes metro do porto.

souto de moura preside a entrega de prémios do ihru
o conceituado arquitecto eduardo souto de moura, vencedor do prémio pritzker há dois anos, vai presidir ao 25º prémio do instituto da habitação e reabilitação urbana (ihru), que este ano só distinguirá trabalhos na área da reabilitação urbana.
souto moura lamenta atraso na obra do museu dos coches
o arquitecto eduardo souto moura lamentou os atrasos na conclusão do novo museu dos coches, em lisboa, criticando o facto de ter sido feita uma “enormidade de investimento” e de a obra estar parada “por meia dúzia de euros”. “só abandonam obras, e se fazem obras mal feitas, os países muito ricos.

japonês toyo ito distinguido com o prémio pritzker 2013
o arquitecto japonês toyo ito, de 71 anos, é o novo prémio pritzker de arquitectura, anunciou domingo a fundação hyatt, gerida pela família pritzker.

casas com assinatura: o modernismo e o tradicional da obra de wang shu, vencedor do pritzker 2012 (vídeo)
o idealista news publica todas as semanas vídeos que mostram casas assinadas por arquitectos famosos que ajudaram a criar novas formas de habitar. esta semana vamos conhecer uma obra de arte idealizada pelo chinês wang shu, vencedor do prémio pritzker 2012.

chinês wang shu vence prémio pritzker
o arquitecto chinês wang shu foi distinguido com o prémio internacional pritzker, o mais importante na área da arquitectura.

autor do projecto do museu dos coches elogia arquitectura portuguesa
o arquitecto brasileiro paulo mendes da rocha, que conquistou o prémio pritzker (“nobel” da arquitectura) em 2006, disse ser um admirador da arquitectura e dos arquitectos portugueses.