Crédito habitação de taxa variável

Créditos a taxa variável e poupança “modesta” são riscos para Portugal

A procura por crédito habitação em Portugal mudou ao longo de 2023. À medida que as taxas Euribor foram escalando, as famílias passaram a optar pela taxa mista ao invés da taxa variável, representando já 64% do total de novos empréstimos à habitação em outubro. Mas olhando para a totalidade dos contratos, os créditos habitação a taxa variável continuam a ser predominantes (82,9% do total). Para a Comissão Europeia (CE), a “elevada” percentagem de empréstimos a taxa variável constitui um risco para Portugal, a par da taxa de poupança “modesta”.
Crédito habitação para casas pré-fabricadas

Crédito para comprar casas pré-fabricadas? CGD tem oferta a taxa mista

As casas pré-fabricadas são hoje uma solução em cima da mesa na hora de comprar uma habitação, até porque há soluções a preços mais acessíveis. E os bancos estão também disponíveis para financiar a compra destas casas. A Caixa Geral de Depósitos (CGD) tem, aliás, uma oferta de crédito habitação específica para casas pré-fabricadas com taxas fixas e mistas. Explicamos tudo na rubrica do Crédito habitação do mês de outubro.
Crédito habitação a taxa fixa

Taxa fixa no crédito habitação a crescer – Bankinter tem juros a 3,5%

Mesmo num período de instabilidade económica, a maioria das famílias portuguesas continua a optar pelas taxas de juro variáveis no crédito habitação. Mas a verdade é que o peso das taxas fixas (e mistas) nestes empréstimos tem vindo a crescer, já que é uma forma de as famílias assegurarem que pagam sempre a mesma prestação da casa. E quando o interesse e a procura cresce, os bancos acabam por ajustar as suas ofertas de crédito habitação a taxa fixa e mista. Foi precisamente isso que fez o Bankinter, por exemplo. Explicamos tudo na rubrica Crédito habitação do mês de janeiro.