Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Governo prevê que mais de 17 milhões de turistas visitem Portugal este ano

Autor: Redação

Há cada vez mais pessoas que escolhem Portugal para fazer turismo. Uma tendência que se deve manter este ano. Segundo o ministro da Economia, Pires de Lima, em 2015, o setor “vai bater mais um recorde ao ultrapassar os 17 milhões de turistas”.

De acordo com o governante, que falava durante a apresentação do documento “Turismo 2020 - Cinco princípios para uma ambição” – revoga o anterior Plano Nacional Estratégico para o Turismo –, “o turismo tem um papel determinante para que a balança comercial seja positiva” e para que Portugal valorize “a sua oferta turística”.

Nos primeiros quatro meses do ano, verificaram-se mais 7,5% nas dormidas no país que no período homólogo.

Para que este crescimento se mantenha sustentável, o Governo lançou o novo plano de ação em que aposta numa ambição distribuída por cinco princípios estratégicos: pessoa, liberdade, abertura, conhecimento e colaboração. Uma iniciativa que visa dar continuidade à “boa onda do turismo pelo menos até 2020”, referiu Pires de Lima, citado pelo Diário Económico.

Durante a apresentação, o secretário de Estado do Turismo, Adolfo Mesquita Nunes, assumiu o compromisso de não se criar novas taxas no setor turístico sem antes eliminar taxas de valor semelhante. O responsável ressalvou que as câmaras municipais não estão incluídas neste compromisso, já que têm competências próprias nesta matéria.

O novo “documento estratégico” estará em consulta pública nos próximos 30 dias, sendo que a meta é “tornar o destino no mais ágil e dinâmico” da Europa.