Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Lisboa e Porto recebem mais visitantes por habitante que Londres ou Barcelona

Kuan Fang/Unsplash
Kuan Fang/Unsplash
Autor: Redação

Porto e Lisboa recebem mais visitantes por habitante que Londres, Barcelona ou Praga. A conclusão é do Instituto de Planeamento e Desenvolvimento do Turismo (IPDT), que analisou a proporção entre os habitantes das principais cidades europeias e o número anual de turistas.

Em Lisboa, o número de turistas é nove vezes superior ao número de moradores, segundo o estudo, citado pelo Jornal de Notícias. Estamos a falar de 4,5 milhões de turistas para 504.000 moradores. No Porto, este número é quase oito vezes superior: são 1,6 milhões de turistas para 214.000 residentes. Os dados ganham especial relevância quando comparados com outras cidades europeias. Em Praga e em Barcelona, o número anual de visitantes é cinco vezes superior ao número de habitantes. Em Londres, apenas quatro.

O estudo procurou ainda olhar para as consequências da pressão turística, ao nível da criação de emprego e atração de população, observando que cidades como Londres e Amesterdão souberam fazer uma gestão sustentável do crescimento turístico, registando, por isso, crescimentos populacionais.