
Turismo em Portugal: dormidas disparam… e rendimento por quarto também
O setor do turismo parece estar a dar boa respostas à alta taxa de inflação que se fez sentir nos últimos tempos em Portugal e na Europa, apesar de agora estar a desacelerar. Os dados mais recentes do Instituto Nacional de Estatística (INE) mostram isso mesmo, tendo o setor do alojamento turístico registado 2,7 milhões de hóspedes em abril, mais 16,5% que no período homólogo, e 6,8 milhões de dormidas, o que representa um aumento de 13,8% face ao mesmo mês do ano passado.

As cidades onde os turistas estrangeiros gastam mais dinheiro são...
Quando o assunto é viajar, alguns turistas não poupam a gastos. E algumas cidades são ideais para atraí-los. Da luxuosa metrópole do Dubai à cidade da luz e do amor, Paris, muitos viajantes internacionais buscam experiências opulentas que se foram perderam quando a pandemia da Covid-19 paralisou o mundo, em 2020.

Receitas turísticas crescem 8,8% em junho e superam 1,5 mil milhões de euros
As receitas do turismo em Portugal cresceram 8,8% em junho de 2019 face ao mesmo mês do ano passado, tendo ultrapassado os 1,5 mil milhões de euros, revelou esta quarta-feira (22 de agosto) o Governo, apoiando-se em dados do Banco de Portugal (BdP).

Europride em Portugal? Maior evento LGBTI da Europa pode gerar receitas de 2.000 milhões
Portugal quer receber o maior evento de celebração do orgulho gay na Europa em 2022. A carta de intenções ao Europride foi entregue em janeiro, numa candidatura conduzida pela Variações, com apoio da ILGA Portugal e do governo português.

Receitas turísticas já crescem cinco vezes mais que número de hóspedes
Os proveitos do turismo estão a crescer cinco vezes mais que o ritmo de crescimento do número de hóspedes. As receitas subiram 13,9% nos primeiros seis meses do ano face a igual período do ano passado para 6,9 mil milhões de euros, segundo dados do BdP.
Alojamentos turísticos nacionais tiveram proveitos de 3,7 mil milhões em 2017
Os proveitos totais do alojamento turístico nacional atingiram 3,7 mil milhões de euros em 2017, mais 18,6% que no ano anterior. Já os proveitos de aposento totalizaram 2,7 mil milhões de euros, o que representa uma subida homóloga de 20,9%. Em 2016, face a 2015, os proveitos totais tinham subido 18,1% e os de aposento 19,2%.
Portugal é um dos países mais dependentes do turismo
Portugal é um dos países desenvolvidos onde a economia mais depende do turismo. Apenas em Espanha o turismo tem mais importância direta no Produto Interno Bruto (PIB), segundo as contas da Organização Mundial do Turismo (OMT).

Lisboa e Porto recebem mais visitantes por habitante que Londres ou Barcelona
Porto e Lisboa recebem mais visitantes por habitante que Londres, Barcelona ou Praga. A conclusão é do Instituto de Planeamento e Desenvolvimento do Turismo (IPDT), que analisou a proporção entre os habitantes das principais cidades europeias e o número anual de turistas.
Portugal tem de atrair turistas “mais gastadores”
Os turistas chineses gastam, por dia, quase 650 euros em Portugal. Gastam mais num dia, do que os europeus numa semana. E o que é que o país tem de fazer? Atrair este tipo de turistas: os gastadores. Quem o defende é João Vasconcelos, presidente do comité organizador da primeira cimeira sobre Turismo de Qualidade e de Compras, que vai ter lugar em Lisboa, para debater o turista do futuro e a estratégia para o trazer até território português.

Procuram-se trabalhadores: "boom" no turismo faz disparar emprego no setor hoteleiro
Portugal recebeu perto de 21 milhões de turistas em 2017. Muitos turistas, novos hotéis... mas poucos trabalhadores. O "boom" do turismo trouxe uma consequência imprevista: a escassez de trabalhadores, mas não de empregos. Há hotéis a precisar de profissionais, mas não conseguem encontrá-los.

Turismo rende mais de 15.000 milhões de euros a Portugal
Com mais de 21 milhões de turistas, Portugal voltou a somar pontos no panorama internacional. A somar pontos e a bater recordes. Segundo a Worx, o país encerrou 2017 com mais de 15.000 milhões de euros de receitas turísticas, o que representa um aumento de 23,6% face a 2016 e um gasto diário de 41 milhões.

Receitas do turismo cresceram duas vezes mais que o número de visitantes
As receitas do turismo cresceram duas vezes mais depressa que o número de turistas a visitar Portugal. Os resultados estão à vista: o número de visitantes aumentou quase 8% entre janeiro e novembro do ano passado, face ao mesmo período de 2016. O turismo é agora o segundo motor mais potente da economia.

Turismo de Portugal deixa o aviso: "É a altura certa para investir no país"
Aproveitar o “boom” do turismo para dinamizar o setor turístico e imobiliário. Luís Araújo, presidente do Turismo de Portugal (TP), quer tirar partido do bom momento que se vive no país para passar a mensagem de que vale a pena investir em Portugal. “Estamos muito bem encaminhados”, adiantou, salientando que é preciso “continuar a valorizar o produto” que existe, até porque este “é o momento certo para investir em Portugal”.
"Começa a haver grande procura de italianos por casas em Portugal"
Depois da febre de investimento francês e chinês no mercado imobiliário português é agora a vez dos italianos? A secretária de Estado do Turismo diz que sim, declarando que se começa a registar em Portugal "uma grande" procura de imobiliário por parte de Itália. E as receitas turísticas nacionais revelam um crescimento de 17,2% nos primeiros nove meses do ano, por parte deste mercado.

Turismo cultural: monumentos, museus e palácios rendem quase um milhão por mês
As receitas dos monumentos, museus e palácios subiram 60% no primeiro semestre face ao mesmo período do ano passado, atingindo quase seis milhões de euros – cerca de um milhão por mês. Os estrangeiros representam dois terços dos visitantes.

Impostos empurram 60% da hotelaria e restauração para falência em época recorde de receitas turísticas
2014 foi o melhor ano de sempre para o turismo em Portugal. E 2015 vai também no bom caminho em termos de receitas turísticas para o país. Mas, em contrapartida, as empresas de hotelaria e restauração enfrentam momentos críticos e cerca de 60% do setor está mesmo em risco de falência. O alerta chega da Comissão Europeia.

Radiografia do dia: As receitas do turismo em 2014
Portugal é um dos destinos europeus que mais está na moda. A prova-lo estão os números relativos ao setor do turismo: o país cresceu três vezes mais que Espanha em número de hóspedes e cinco vezes mais em número de dormidas, acima da média dos países do Mediterrâneo, da média europeia e da média mundial. No ano passado, o turismo gerou receitas de 28,49 milhões de euros por dia, ou seja, 1,19 milhões de euros por hora.

Radiografia do dia: Evolução das receitas turísticas desde 2006
Portugal é um destino que está na moda. A prová-lo estão os dados relativos ao setor turístico. Por exemplo, o número de hóspedes e de dormidas cresceu três vezes mais e cinco vezes mais que em Espanha, respetivamente. Por outro lado, e como é possível ver na imagem, em 2014, as receitas turísticas atingiram um valor recorde, tendo ultrapassado pela primeira vez os dez milhões de euros (19.393 milhões).

2011: receitas de turismo batem recorde
Ainda 2011 ia a meio e era já o melhor ano turístico de sempre em receitas, que em junho superaram as alcançadas em pleno Euro 2004, revela o Diário de Notícias.