Turismo em Portugal

Turismo em Portugal: dormidas disparam… e rendimento por quarto também

O setor do turismo parece estar a dar boa respostas à alta taxa de inflação que se fez sentir nos últimos tempos em Portugal e na Europa, apesar de agora estar a desacelerar. Os dados mais recentes do Instituto Nacional de Estatística (INE) mostram isso mesmo, tendo o setor do alojamento turístico registado 2,7 milhões de hóspedes em abril, mais 16,5% que no período homólogo, e 6,8 milhões de dormidas, o que representa um aumento de 13,8% face ao mesmo mês do ano passado. 
Gastos dos turistas

As cidades onde os turistas estrangeiros gastam mais dinheiro são...

Quando o assunto é viajar, alguns turistas não poupam a gastos. E algumas cidades são ideais para atraí-los. Da luxuosa metrópole do Dubai à cidade da luz e do amor, Paris, muitos viajantes internacionais buscam experiências opulentas que se foram perderam quando a pandemia da Covid-19 paralisou o mundo, em 2020.

Portugal tem de atrair turistas “mais gastadores”

Os turistas chineses gastam, por dia, quase 650 euros em Portugal. Gastam mais num dia, do que os europeus numa semana. E o que é que o país tem de fazer? Atrair este tipo de turistas: os gastadores. Quem o defende é João Vasconcelos, presidente do comité organizador da primeira cimeira sobre Turismo de Qualidade e de Compras, que vai ter lugar em Lisboa, para debater o turista do futuro e a estratégia para o trazer até território português.
Turismo rende mais de 15.000 milhões de euros a Portugal

Turismo rende mais de 15.000 milhões de euros a Portugal

Com mais de 21 milhões de turistas, Portugal voltou a somar pontos no panorama internacional. A somar pontos e a bater recordes. Segundo a Worx, o país encerrou 2017 com mais de 15.000 milhões de euros de receitas turísticas, o que representa um aumento de 23,6% face a 2016 e um gasto diário de 41 milhões.
Receitas do turismo cresceram duas vezes mais que o número de visitantes

Receitas do turismo cresceram duas vezes mais que o número de visitantes

As receitas do turismo cresceram duas vezes mais depressa que o número de turistas a visitar Portugal. Os resultados estão à vista: o número de visitantes aumentou quase 8% entre janeiro e novembro do ano passado, face ao mesmo período de 2016. O turismo é agora o segundo motor mais potente da economia.
Turismo de Portugal deixa o aviso: "É a altura certa para investir no país"

Turismo de Portugal deixa o aviso: "É a altura certa para investir no país"

Aproveitar o “boom” do turismo para dinamizar o setor turístico e imobiliário. Luís Araújo, presidente do Turismo de Portugal (TP), quer tirar partido do bom momento que se vive no país para passar a mensagem de que vale a pena investir em Portugal. “Estamos muito bem encaminhados”, adiantou, salientando que é preciso “continuar a valorizar o produto” que existe, até porque este “é o momento certo para investir em Portugal”.

"Começa a haver grande procura de italianos por casas em Portugal"

Depois da febre de investimento francês e chinês no mercado imobiliário português é agora a vez dos italianos? A secretária de Estado do Turismo diz que sim, declarando que se começa a registar em Portugal "uma grande" procura de imobiliário por parte de Itália. E as receitas turísticas nacionais revelam um crescimento de 17,2% nos primeiros nove meses do ano, por parte deste mercado.
Radiografia do dia: As receitas do turismo em 2014

Radiografia do dia: As receitas do turismo em 2014

Portugal é um dos destinos europeus que mais está na moda. A prova-lo estão os números relativos ao setor do turismo: o país cresceu três vezes mais que Espanha em número de hóspedes e cinco vezes mais em número de dormidas, acima da média dos países do Mediterrâneo, da média europeia e da média mundial. No ano passado, o turismo gerou receitas de 28,49 milhões de euros por dia, ou seja, 1,19 milhões de euros por hora.
Radiografia do dia: Evolução das receitas turísticas desde 2006

Radiografia do dia: Evolução das receitas turísticas desde 2006

Portugal é um destino que está na moda. A prová-lo estão os dados relativos ao setor turístico. Por exemplo, o número de hóspedes e de dormidas cresceu três vezes mais e cinco vezes mais que em Espanha, respetivamente. Por outro lado, e como é possível ver na imagem, em 2014, as receitas turísticas atingiram um valor recorde, tendo ultrapassado pela primeira vez os dez milhões de euros (19.393 milhões).