Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Imobiliário em Palmela cresce à boleia do Alojamento Local

im me on Visualhunt.com / CC BY-NC-SA
im me on Visualhunt.com / CC BY-NC-SA
Autor: carla celestino (colaborador do idealista news)

A crise fez parar muitos dos projetos que estavam para nascer em Palmela, mas agora já se começa a sentir que a retoma está a chegar, com vários empreendimentos em construção ou em processo de legalização, tal como relata ao idealista/news o presidente da Câmara Municipal de Palmela, Álvaro Balseiro Amaro. O setor turístico, em particular, a atividade do Alojamento Local, mas também a indústria hoteleira, estão a ser o motor de aquecimento do mercado imobiliário deste município localizado na Margem Sul do Tejo, que pela pela primeira vez superou a fasquia das 100 mil dormidas.

Para 2019, existe o compromisso da autarquia de incrementar o comércio e preparar um programa de incentivos para unidades hoteleiras que criem um número mínimo, a definir, de novas camas, com redução de taxas até 75%.

SydneyLens on Visual Hunt / CC BY-NC-ND
SydneyLens on Visual Hunt / CC BY-NC-ND

'Boom' do Alojamento Local chega a Palmela

O AL em Palmela conta, atualmente, com cerca de centena e meia de espaços registados, sendo que em 2016 não chegavam às duas dezenas - e há muitos outros em construção ou processo de legalização, em todas as freguesias do concelho.

Esta realidade leva o autarca a considerar que “o Alojamento Local é um fenómeno que está a superar todas as expetativas, e se as dormidas fossem contabilizadas pelo Instituto Nacional de Estatística, os números do turismo em Palmela seriam ainda muito superiores aos que conhecemos”.

De acordo com dados do INE, o número de dormidas nos estabelecimentos hoteleiros do concelho aumentou 5,9% de 2016 para 2017, ou seja, passou de 97.973 para 103.712 dormidas. A mesma entidade revelou que a capacidade de alojamento (em número) nos estabelecimentos hoteleiros do concelho aumentou 2,1%, passando de 1.765 para 1.802.

SydneyLens on Visual hunt / CC BY-NC-ND
SydneyLens on Visual hunt / CC BY-NC-ND

Concelho na mira dos investidores 

Esta realidade faz notar que Palmela é, cada vez mais, atrativa para o turismo, estando a captar a atenção dos investidores e dos empresários.

O autarca diz que este “movimento a que assistimos” é sentido “nos nossos equipamentos, nos nossos eventos, nas ruas, os números oficiais continuam a crescer e confirmam a vocação turística deste concelho, integrado na centralidade Arrábida da região de Lisboa”.

www.cm-palmela.pt
www.cm-palmela.pt

Álvaro Balseiro Amaro explica que “no início desta década, o setor parou, na sequência da crise generalizada que afetou o país e, infelizmente, alguns dos empreendimentos em curso ficaram com os arranjos dos espaços exteriores incompletos, tendo a autarquia assumido, paulatinamente, estas empreitadas, com recurso às garantias bancárias, de forma a concluir e consolidar o tecido urbano”. Mas diz também que, entretanto, “neste cenário de alguma retoma, já é notória a recuperação da construção civil, com novos empreendimentos projetados e em curso, particularmente, na zona de Pinhal Novo sul”.

Apoios às empresas

O presidente da autarquia refere que “todo este enquadramento, suportado pelo apoio que prestamos às empresas e ao desenvolvimento de projetos de negócios - quer através do nosso Gabinete de Apoio às Empresas e Promoção do Investimento e de parcerias, por exemplo, com o IAPMEI e com a Associação de Tempos Brilhantes – e por uma política de fortes incentivos ao investimento, por via de benefícios fiscais e da agilização de procedimentos, tem contribuído para a atração de novas empresas interessadas em fixar-se no concelho ou em trabalhar com os nossos produtos (caso de vários operadores turísticos), bem como para a ampliação dos modelos de negócio de quem já cá está”.

A título de exemplo, o autarca salienta o Porta da Arrábida Hostel & Suites, no Centro Histórico de Palmela, que abriu recentemente, e o Golf do Montado que pretende ampliar o empreendimento existente. Mau grado, contatado pelo idealista/news, o diretor geral do Montado Hotel & Golf Resort, Marco Andrade, afirmou “desconhecer tal ampliação”. 

Porta da Arrábida Hostel & Suites
Porta da Arrábida Hostel & Suites

Do mesmo modo, Álvaro Balseiro Amaro avança ao idealista/news, sem especificar, que “foram-nos apresentados alguns projetos de empreendimentos turísticos que estão em análise e grande parte das várias dezenas de adegas do concelho está a criar e/ou já a ampliar as salas de prova e espaços de eventos existentes, qualificando cada vez mais a oferta enoturística”. Isto sem mencionar os muitos estabelecimentos de restauração e bebidas que nasceram e continuam a surgir, com uma oferta mais requintada e estruturada.