Novo bairro vai resultar da recuperação de cinco edifícios da Rua Loureiro.
Comentários: 0
Bairro a nascer no Porto
Rua Loureiro no Porto Google Maps

Há um novo bairro a nascer na cidade do Porto – o Bairro Dada, que vai resultar da recuperação de cinco edifícios da Rua Loureiro, junto à Estação de São Bento. Este projeto pretende dinamizar ainda mais o turismo da cidade Invicta, mas não só. E deverá estar concluído em 2025.

Quem do anunciou foi próprio Avelino Pedro Pinto, o sócio maioritário da Livraria Lello, dono do Teatro Sá da Bandeira e do Centro Empresarial Lionesa, que avançou ainda que o Bairro Dada foi pensado para ser “uma nova grande centralidade do turismo na cidade”. E traduziu os seus objetivos até 2025 em números: a sua intenção é “aumentar de três para quatro milhões o número de turistas que visitam anualmente o Porto e aumentar de 1,4 para duas noites a média de estadas na cidade”, referiu num debate sobre a arte pública citado pelo Público.

Mas a oferta de alojamento que o Bairro Dada vai criar no Porto não será somente destinada a turistas. Questionado sobre o assunto, Pedro Pinto referiu que “queremos que seja uma rua a falar à Porto, com sotaque à Porto” e reforçou ainda que este projeto “é para as pessoas do Porto”.

O seu nome - já registado - não foi escolhido ao acaso. O Bairro Dada tem uma referência ao dadaísmo, um movimento artístico que surgiu no início do século XX e que veio representar a instabilidade social e cultural provocada pela Primeira Guerra Mundial.

Integrada neste projeto de recuperação está também a histórica Confeitaria Serrana, que ocupa o número 52 da Rua Loureiro da cidade Invicta. Este edifício foi recentemente comprado pelo empresário Pedro Pinto que garante preservar as suas pinturas no interior, de acordo com a mesma publicação.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta