Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Centro histórico do Porto – hotel de luxo abre hoje depois de investimento de 11 milhões

Edifício do século XVIII foi em tempos a casa da Real Companhia Velha, conhecida pela produção de vinho do Porto.

Hotel de luxo no Porto
Grupo Mercan
Autor: Redação

A partir desta segunda-feira (dia 5 de julho de 2021), o centro histórico do Porto vai contar com um novo hotel de luxo: a Casa da Companhia. A inauguração dá-se depois do grupo canadiano Mercan ter investido 11,2 milhões de euros no restauro e reabilitação deste edifício do século XVIII.

Trata-se de um boutique hotel de cinco estrelas, situado na Rua da Flores da cidade Invicta, que dispõe de 40 quartos - dez dos quais suites. Os quartos distribuem-se pelos sete pisos deste edifício histórico, que também conta com uma área de bem-estar com cerca de 160 metros quadrados. Situada no segundo piso, esta área dispõe de uma piscina interior aquecida, ginásio, sala de tratamento para duas pessoas, sauna e banho turco, segundo descreve o próprio Grupo Mercan em comunicado.

Piscina em hotel de luxo
Piscina Interior / Grupo Mercan

Há ainda um espaço exterior no Hotel Casa da Companhia. Trata-se de um terraço, localizado no terceiro piso, onde se encontra uma piscina e um bar com vista sobre a Sé do Porto. A unidade também vai contar também com um restaurante que deverá abrir em breve.

Bar no hotel Porto
Restaurante no Hotel / Grupo Mercan
Era neste local que se localizava a Real Companhia Velha, uma das mais antigas produtoras do vinho do Porto. Carregando o peso de uma história de três séculos, o projeto arquitetónico desenvolvido pela Europlan, estudos e projetos, Lda respeitou todas as linhas do edifício desde o exterior ao interior, refere o grupo no documento. O ‘design’ de interiores foi desenvolvido pelo Atelier de Paulo Lobo, que escolheu vários elementos tendo em conta a ligação do edifício à Real Companhia Velha.

Para Jordi Vilanova, vice-presidente do Grupo Mercan, esta é uma “obra que muito orgulha o grupo, pelo cuidado que foi tido na reabilitação de um edifício que faz parte da história desta cidade e que agora ganha uma nova vida, graças ao interesse de investidores internacionais”. E acrescenta que este investimento vai permitir “alavancar outros projetos e promover a oferta de empregos, na medida em que vai assegurar 23 postos de trabalho diretos, além dos indiretos que resultam das parcerias com fornecedores locais”.

Hotel de luxo no Porto
Piscina Exterior / Grupo Mercan
Responsável pela gestão do hotel está a portuguesa Ace Hospitality Management (AHM). Filipe Silva, presidente da gestora, considera que “a Casa da Companhia é mais que um hotel, é um marco histórico na cidade do Porto”. E, por isso, garante, “vamos trabalhar no sentido de posicionar a Casa da Companhia como mais uma referência no mercado hoteleiro da cidade do Porto”.

E nem a pandemia da Covid-19 parece abalar expectativas. Filipa Silva assume que “apesar da atual oscilação do fluxo turístico devido à pandemia, o Porto continua a ser um destino muito desejado e procurado, sendo necessário reforçar e diversificar a sua oferta hoteleira”.

Ginásio no hotel de luxo
Ginásio do hotel / Grupo Mercan